Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Paratur leva cultura paraense a feira de turismo em Portugal

A riqueza cultural e a religiosidade do povo paraense serão destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece em Portugal de 29 deste mês a 4 de março. Os ritmos da música e dança, sabores da culinária e, claro, a fé católica da Amazônia vão ser levados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ao território português junto com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo da devoção que se manifesta em outubro de cada ano no Círio de Nazaré.

Segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, a ação é resultado de um esforço conjunto do governo federal, por meio da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Governo do Pará, Diretoria da Festa de Nazaré, Fundação Carlos Gomes e Clero Católico Português. Esta é a primeira vez que a Imagem Peregrina atravessa o oceano Atlântico até Portugal.

Peregrinação – A comitiva paraense sai de Belém domingo (26), às 15 horas, levando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré com a missão de divulgar os atrativos do Pará no continente europeu. A abertura do evento será na quarta-feira (29). Na ocasião, a imagem será colocada em posição de honra dentro da feira, para que possa ser apreciada por todo o público participante da BTL.

Além de Lisboa, a Imagem Peregrina visitará a cidade de Nazaré quinta-feira (1º de março). Ela será posta sobre o andor decorado com rosas naturais e conduzida por 300 metros até o Santuário de Nazaré. Na ocasião, a cantora Fafá de Belém entoará cânticos de homenagem à Virgem Maria, como “Ave Maria”, “Voz sois o Lírio Mimoso”, “Senhora da berlinda” e “Senhora de Nazaré”, acompanhada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes.

A imagem permanece no Santuário de Nazaré até ser conduzida, domingo (4), ao Mosteiro dos Jerônimo. Ali será rezado um terço e Fafá de Belém e Paulo José novamente se apresentam novamente. De volta à Lisboa, a música paraense invade os palcos da BTL no show de Fafá de Belém com o Trio Manari e os Mestres das Guitarradas. O repertório soma carimbó, síria, lundum e retumbão, entre outros ritmos que embalam a cultura do Pará.

Destino – Durante toda a participação do Pará na BTL, a Paratur distribuirá material de divulgação dos produtos turísticos do Estado, assim como fitinhas de Nazaré, ícones do Círio e bombons de cupuaçu. Também será feita abordagem direta ao público da feira, a maior parte composta por pessoas do mercado europeu, entre agentes de viagens, operadores e imprensa especializada.

A participação do Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa faz parte da execução do Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Para, que delineia ações promocionais mais focadas nos mercados emissores, dentre os quais Portugal, identificado como grande consumidor dos segmentos turísticos de cultura e natureza.

A BTL acontece no Parque das Nações e funciona das 10 às 20 horas, exclusivamente para profissionais na quarta e quinta-feira. Na sexta abre no mesmo horário, para profissionais, e das 18 até as 23 horas, para o público em geral. No sábado e domingo, fica aberta de meio-dia às 23 horas, no primeiro dia, e até as 20 horas, no segundo dia. A entrada custa 10 euros para profissionais e 5 euros ao público em geral. Estudantes, jovens e idosos para 2,50 euros. (Ag.Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário