O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assegurou na sexta-feira que continua recuperando-se após passar por uma cirurgia em Cuba, mas não deu informação sobre os estudos que revelariam se reapareceu o câncer que foi tratado no ano passado.
A recaída do líder socialista, de 57 anos, tem sacudido a Venezuela, que em outubro realiza eleições. Chávez busca uma nova reeleição após 13 anos no poder.
"Estou começando a levantar voo de novo e estarei com vocês de novo. Todos os dias, meses e anos que me restam de vida, levantando a pátria do futuro", disse ele por telefone, de Cuba, à televisão estatal venezuelana.
"Sigo recuperando-me aceleradamente. Estava almoçando, fazendo a dieta de recuperação", disse ele na conversa que durou 20 minutos e que foi encerrada, segundo o presidente, para iniciar sua caminhada vespertina.
"Não posso retardar nem um minuto o tratamento", acrescentou, sem especificar se está recebendo medicação.
Chávez foi submetido a uma cirurgia esta semana para tratar de uma lesão na pélvis, detectada no mesmo lugar em que foi retirado um tumor cancerígeno no ano passado.
A saúde do presidente deixa em suspenso o futuro político do país sul-americano, já que Chávez tem resistido a delegar o poder ao vice-presidente Elías Jaua, que nos próximos meses deverá abandonar seu cargo para iniciar campanha para disputar o governo de Miranda.
O ministro da Comunicação da Venezuela, Andrés Izarra, divulgou ontem sexta-feira fotografias do presidente Hugo Chávez, nas quais o líder venezuelano caminha e conversa com o ex-governante cubano Fidel Castro, encontro que teve ainda a presença do atual chefe de Estado da ilha, Raúl Castro.
Izarra também indicou que durante a reunião dos líderes Chávez recebeu uma ligação da presidente brasileira, Dilma Rousseff, que "se manifestou muito contente pela pronta recuperação do líder venezuelano e transmitiu saudações de Lula".
O ministro, que ofereceu as informações e divulgou as fotografias através de sua conta no Twitter, indicou em outra de suas mensagens que Dilma encorajou Chávez a "seguir com disciplina seu tratamento", pelo que o líder venezuelano se encheu de "força e alegria".
Izarra divulgou uma fotografia na qual aparecem Fidel Castro e Chávez conversando sentados em uma sala e escreveu: "Fidel visitou Chávez em Havana esta tarde. Conversaram por cerca de duas horas. Depois Raúl (Castro) se uniu ao grupo".
Em outra foto, Chávez aparece caminhando pelo corredor do centro assistencial de Havana onde é atendido, tendo as companhias de uma enfermeira e de seu ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza.
Chávez completou nesta sexta-feira uma semana em Havana, onde na segunda-feira foi submetido a uma cirurgia para extrair uma lesão pélvica e o "tecido circundante". Por enquanto não há maiores detalhes sobre a intervenção. (terra.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário