O governo americano estabeleceu novas regras para suavizar uma experiência tão maçante quanto a das filas na imigração dos aeroportos: a espera de até 5 horas para conseguir um visto nos consulados.
Hoje, quem tem visto válido ou expirado no último ano não precisa se submeter à entrevista - mas ainda precisa ir até o consulado. A partir de agora, vistos expirados nos últimos quatro anos, desde que sejam para não imigrantes, podem ser renovados sem entrevista. Ainda neste semestre, é provável que nem ao consulado essas pessoas precisem ir mais. O embaixador Thomas Shannon deve anunciar essa medida nos próximos meses. As demais já estão em vigor.
A isenção de entrevista vale para quem tem visto de negócios (B1), turismo (B2), quem está em trânsito ou é membro de tripulação (C1/D), estudante acadêmico (F) e de escola técnica (M). Essas pessoas são consideradas não imigrantes.
Em 2012, até fevereiro, foram processados 181.318 vistos no Brasil, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. A ideia é aumentar a capacidade para que, em 2013, os consulados possam processar 1,8 milhão de vistos ao ano.
Veja também:
EUA facilitam entrada de brasileiros e querem reduzir fila da imigração
EUA lançam programa para acelerar entrada de brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário