Dados
mais recentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará
(Detran-PA), coletados em maio deste ano, indicam que existem 444 mil
veículos na Região Metropolitana de Belém, dos quais 328 mil somente em
Belém. O estudo da projeção aponta ainda que em 2021 terão 800 mil
veículos em Belém e 1,2 milhão na RMB. Caso medidas alternativas não
sejam tomadas, para os próximos três anos, o Detran prevê que a
velocidade média nos principais corredores de Belém será de 7 a 15 km/h.
Os
números provocam discussão na Câmara Municipal de Belém (CBM). Ontem à
tarde, aconteceu audiência pública para debater a possibilidade de
implantação de um rodízio de veículos em Belém, por meio do Projeto de
Lei nº. 001150/ 2009, de autoria do vereador Miguel Rodrigues (PRB),
vice-líder do partido na CMB.
"O
trânsito da cidade merece de atenção especial porque está sendo
construída uma importante obra para Belém que é o Sistema Transporte
Rápido (BRT). O projeto copia modelo de São Paulo, envolve os carros de
passeio e traz duas alternativas a serem implementadas pela Companhia de
Transportes de Belém (Ctbel). Um seria o carro 1 e 2 ou par e ímpar. A
aplicação seria em caráter experimental e, a cada seis meses, feita
avaliação técnica pela Ctbel. Se a população ou poder público achasse
que seria necessário extinguir poderia ser feito. A expectativa aqui é
ouvir a opinião da população sem votar o projeto de forma aleatória e o
colocamos em discussão devido às obras do BRT que acontecem", afirma o
vereador.
Na
opinião do coordenador de Planejamento do Detran/PA, Carlos Valente,
nesse momento, no lugar do rodízio, há alternativas para dar fluidez,
acesso, dinâmica de trânsito e redução dos acidentes. "É preciso
investimento. Se alternativas não forem implementadas, em dois ou três
anos, o projeto de rodízio será realidade, porque vamos chegar a um
nível de saturação".
Porém,
antes de colocar o rodízio em prática, Valente considera que é preciso
dar alternativas aos proprietários de veículos. "O BRT é um sistema
linear e como ficam os outros bairros pelo qual o BRT não passa? É
preciso que haja grande investimento, melhoria no sistema de transporte e
de trânsito para que as pessoas possam deixar seus carros", ressalta
Valente.
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