Teve início ontem (13), e prossegue até amanhã, em Alter do Chão, o Festival Borari 2012. O evento, que completa 18
anos este ano, está sendo realizado na praça
Borari, no Centro de Atendimento ao Turista.
Na entrada do Festival, Wsnand faz pose
Nos últimos anos, a
festividade aconteceu na praça de Nossa Senhora da Saúde e na praça do
Sairé. A mudança de local ocorreu em virtude do aumento no número de
visitantes a cada edição do evento. No local estão instaladas 25
barracas.
A festividade, realizada desde a década de 90, retrata a origem dos
índios Borari, os primeiros habitantes de Alter do Chão. Através de
danças, comidas e bebidas típicas e rituais indígenas os moradores da
vila promovem um resgate cultural de sua história.
As fotos foram enviadas ao blog pelo amigo Wsnand, índio Gavião de Marabá e grande amante de Santarém, sua morada há mais de 30 anos.
Amigo Ércio,
ResponderExcluirO Grande Cacique - Wsnand traduzindo: é nando - Nativo de Alter do Chão, Compositor e Engenheiro do Irurá, e nas horas vagas sempre enriquece via net com seus vídeos educativos diretamente do MEC que agrada a gregos e troianos, só quem ainda não teve o merecimento de recebe-los, não sabe o que esta perdendo.
O Borari,tal qual voce Ércio; é gente boa, sangue bom (azul) do bem é nosso amigo em comum, herança que eu guardo no coração nos tempos em que candeeiro dava choque, a frente da Regional da Cosanpa aqui no Santo-arém de Deus na Terra.
abraços azulinos,
Sérgio Campos