Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 14 de julho de 2012

Governo apresenta proposta a professores em greve

No quinquagésimo sétimo dia de greve, o governo federal apresentou ontem proposta para reestruturar o plano de carreira e conceder reajuste a professores de universidades e institutos federais ao longo dos próximos três anos. Pressionado o Palácio do Planalto atendeu uma das principais reivindicações do corpo docente, aceitando reduzir de 17 para 13 os níveis de carreira. Além disso, se comprometeu a reservar R$ 3,9 bilhões para os aumentos salariais, que deverão ser concedidos de forma gradual até 2015.

Apesar do otimismo das autoridades com o fim da greve, lideranças de sindicatos que se reuniram nesta sexta-feira em Brasília com o secretário de relações do trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, ficaram frustradas com o plano o que deve levar à continuidade da paralisação pelos próximos dias. Uma próxima reunião está marcada para o dia 23 deste mês. "Estamos muito insatisfeitos e vamos ir para as bases com essa proposta", disse o coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), David Lobão.

De acordo com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o reajuste aos docentes será concedido em parcelas - 40% em 2013, 30% em 2014 e 30% em 2015, totalizando R$ 3,9 bilhões no período. A medida deve beneficiar 143 mil professores - 105 mil das universidades e 38 mil dos institutos federais.

A proposta do governo reduz de 17 para 13 os níveis da carreira. O salário inicial do professor com doutorado e com dedicação exclusiva vai passar de R$ 7.627,02 para R$ 8,4 mil. Neste caso, o atrativo está na forma de ingresso do docente na carreira. Atualmente, ele começa como professor adjunto Nível 1 e, com a alteração, o docente receberá R$ 8,4 mil já no primeiro nível de carreira, como professor auxiliar 1.

Os salários dos professores já ingressados na universidade, com título de doutor e dedicação exclusiva vão subir de R$ 7,3 mil para R$ 10 mil. Ao longo dos próximos três anos, a remuneração do professor titular com dedicação exclusiva será reajustada de R$ 11,8 mil para R$ 17,1 mil. Logo que a presidenta Dilma Rousseff sancionar a medida provisória que reajusta o salário de 924 mil servidores federais, o vencimento do professor titular com dedicação exclusiva será alterado de R$ 11,8 mil para R$ 12,2 mil retroativo a março.

Para os docentes dos institutos, haverá novo processo de certificação do conhecimento tecnológico e experiência acumulados na atividade.

Clique e veja as tabelas:
>>> Instituto Federal
>>> Magistério Superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário