O saldo de R$ 1,5 bilhão está à espera para ser sacado por contribuintes
que declararam Imposto de Renda entre 1967 e 1983. De acordo com a
Comissão de Valores Imobiliários (CVM), naquele período, contribuintes
aplicaram parte do imposto em um fundo de investimento, chamado de Fundo
157. Quem tem mais de 50 anos de idade é bem provável que seja um
desses investidores que têm direito a receber. São, ao todo, 2,6 milhões
de cotas da aplicação não retiradas.
Há dois anos, o saldo do fundo era de R$ 800 milhões. No entanto, o
patrimônio passa por atualizações monetárias e, por isso, chegou ao
valor de R$ 1,5 bi. Especialistas afirmam que, muitas vezes,
trabalhadores acabam esquecendo do investimento ou, então, o titular
morre.
A CVM esclarece que, no caso de falecimento do titular do fundo, os
herdeiros têm o direito de resgatar o dinheiro. Para isso, será preciso
acionar a instituição financeira
administradora e comprovar, com documentos, a relação com o cotista
morto. “Verificamos que as cotas do Fundo 157 são bens e, como tais,
devem constar da relação de bens do inventário da pessoa falecida. Caso
não haja menção no inventário às cotas do Fundo 157, será preciso
reabrir ou fazer aditivo ao inventário”, informou a CVM. A comissão orienta ainda que não é necessário recorrer à Justiça para
requerer o pagamento referente à liquidação das cotas do fundo. “Basta
entrar em contato com a instituição financeira administradora e seguir
os procedimentos”, esclareceu.
Clique e saiba como resgatar o investimento >Governo procura donos de R$ 1,5 bilhão. Saiba se você tem direito ao dinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário