Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Produtos do Círio na mira

O Instituto Nacional de Metrologia do Estado do Pará (Inmetro/PA) começou na última segunda-feira, dia 24, a Operação Círio na Região Metropolitana de Belém (RMB) para fiscalizar a venda de produtos que são amplamente consumidos no período. Este é o segundo ano que o órgão organiza a ação especial. 'Nossa fiscalização agora é para verificar os preços pré-medidos para os produtos que são pesados longe dos olhos dos consumidores. Nós temos uma fiscalização permanente, mas essa é uma ação para os produtos muito consumidos nesta época', afirma o presidente do Inmetro/PA, Luiziel Guedes de Oliveira. A fiscalização segue até o dia 11 de outubro.

Dentre os produtos que serão verificados estão o jambu, maniva, tucupi, pato, frango, peru e velas, tanto em feiras livres quanto nos supermercados. No último ano, foram constatadas irregularidades na pesagem de vários produtos como uma marca de jambu vendido a quilo e outra de pré-cozido, um pacote de velas, duas marcas de tucupi engarrafado que foram advertidos e multados. Na Operação Círio as equipes coletarão amostras de produtos aleatoriamente, ou naqueles em que houver suspeita. Depois todos irão para laboratório e passam por exames mais específicos realizados com a presença do responsável. As multas para aqueles que infringirem as regras variam de R$ 100 até R$ 1.500.000,00.

A recomendação do Inmetro é que os consumidores estejam atentos na pesagem dos produtos, vejam se as balanças possuem o selo do órgão, que certifica se o cliente não está sendo enganado, e também vejam a procedência do produto. Se suspeitar de fraudes, a população pode denunciar, por meio de ligação gratuita, no 0800-2801919. Já para os comerciantes e fabricantes, a recomendação é comprar de fornecedores que respeitem as normativas exigidas, comprovadas pela presença do selo de qualidade e certificação. Para Luiziel Guedes, a maioria dos problemas ocorre no momento da compra pela falta de atenção. Ele adverte que os pequenos produtores também devem se adequar e vender com segurança, sem o risco de ter a matéria apreendida ou pagar multa. Para mais informações podem ligar para o telefone 3246-2404.

Os maiores problemas, para o presidente do Inmetro, estão nas feiras livres da cidade, mas para este ano a expectativa é boa. 'Eu tenho a impressão que este ano, por termos desencadeado a ação do ano passado, as infrações sejam menores. Tudo estava muito solto, a fiscalização era pouco contundente. Isso é muito melhor para o comerciante sério e que quer seu produto com qualidade', afirma Luiziel Guedes.  (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário