Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado em Belém

O manto que cobre a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante as procissões do Círio, foi apresentado durante uma missa ontema (11), em Belém. A celebração, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, aconteceu na Basílica Santuário, que estava lotada. A apresentação do manto é sempre um dos momentos mais aguardados pelos fiéis.

O manto deste ano, concebido por Rosa Arraes e criado por Carlos Amílcar, foi inspirado em elementos regionais e religiosos, e utiliza composições que representam passagens bíblicas e elementos do próprio Círio. A Corda é um dos símbolos presentes. A aplicação, em forma de um torçal banhado em ouro, demonstra a corda que enlaça e protege a berlinda durante a grande procissão.
Fiéis lotaram a basílica durante a missa de apresentação do manto (Foto: Gil Sóter/G1) 
Fiéis lotaram a basílica durante a missa de apresentação do manto (Foto: Gil Sóter/G1)
Ao centro do manto fica o Resplendor, que tem uma letra "M" em ouro. A peça é inspirada no capítulo 12 do Livro do Apocalipse. A lua e a coroa auricular de 12 estrelas são representadas pelo medalhão, e os bordados representam os raios de sol, em cujo esplendor estava a figura da mulher descrita na visão apocalíptica.

Bordado em veludo alemão branco, o manto tem como base feixes de rosas vermelhas e lírios brancos entrelaçados, que lembram figuras semelhantes que estão gravadas nas portas da Basílica de Nazaré.

Já o broche do manto é uma réplica da porta do altar lateral da Basílica. Na peça, ramos de rosas vermelhas se unem aos lírios brancos sobre uma cruz, que tem em seu centro o símbolo do "Sagrado Coração de Jesus". (G1PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário