Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tribunal Superior do Trabalho reserva 5% das vagas para afrodescendentes

Ontem – Dia Nacional da Consciência Negra – o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, assinou ato que torna obrigatória, em todos os contratos de prestação de serviços no âmbito daquele tribunal, a reserva de 5% das vagas para “profissionais afrodescendentes”.

De acordo com a exposição de motivos do presidente do TST, “cabe ao Estado assegurar a essa parcela da população a efetivação da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, sobretudo no setor público”.

Para o ministro, a adoção de políticas afirmativas, como a reserva de vagas no mercado de trabalho, é justificável por que “pesquisas pertinentes revelam que, ao longo da história, a população afrodescendente tem sido excluída de diversos cenários sociais”.

O ato assinado pelo ministro Dalazen prevê que todos os editais de licitação para a contratação de empresas de prestação de serviços continuados e terceirizados, no âmbito do TST, deverão conter cláusula prevendo a exigência de que no mínimo 5% das vagas contratadas sejam reservadas para profissionais afrodescendentes. A exigência aplica-se também nos casos de dispensa ou inexigibilidade de licitação, para todos os contratos que envolvam mais de dez trabalhadores vinculados.
Leia também:
Ministério da Cultura lança pacote para cultura afro

Nenhum comentário:

Postar um comentário