Não esqueço da Belterra de outrora, habitada por gente trabalhadora, hospitaleira e amiga. Muitos belterrenses já se foram para a chamada “vida melhor”, mas todos eles permanecem vivos na minha memória e no meu coração, como os meus tios Ezequiel e Arnulfo, minha tia Berenice, meus primos Dimas, Chico Boca Larga e a Bela, e tantas outras pessoas tão queridas. Meu tio Ademar ainda permanece lá, em sua bem cuidada casa na Vila Mensalista.
Casas da Vila Operária
O setor
comercial da famosa “Terra das Seringueiras” atendia plenamente as
necessidades da população, com destaque para a Casa Silva (do “Seu”
Silva), Casas Pernambucanas (gerenciada pelo “Seu” Mota - pai do
Edinaldo) e Casa Moraes (do “velho” Moraes). Não havia violência, todos
eram pacatos e amigos, mas sempre estava vigilante, diuturnamente, o
eficiente delegado “Seu” Feitosa, esposo da Dona Mundoca, que, na época
de eleições em Santarém era bastante paparicada para trabalhar em favor
de candidatos que disputavam cargos do Executivo e do Legislativo e,
quando essa mulher guerreira encarava a missão, não tinha erro, era voto
certo, e muitos.![]() |
| Casas da Vila Mensalista |
Aproveito este embalo saudosista para cumprimentar a nova prefeita, Dilma Serrão, pedindo que ela e os novos vereadores belterrenses cuidem bem dessa terra querida e do seu povo.
A prefeita Dilma Serrão
Fotos: Adilson Moralez



Nenhum comentário:
Postar um comentário