Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Secretário admite precariedade da saúde pública em Belém

Durante uma entrevista concedida ao Jornal Liberal 1ª Edição, ontem (15), o diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Roberto Nunes, falou sobre como a Secretaria pretende melhorar o atendimento médico oferecido à população, além de regularizar a situação das unidades de saúde e pronto socorros municipais.

Segundo Nunes, o decreto emergencial decretado pelo prefeito para compras emergenciais vai permitir que remédios e esquipamentos cheguem mais rápido aos postos de saúde. Ele afirmou, ainda, que há um planejamento a longo prazo de investimentos na saúde, que serão feitos fora do estado emergencial em que se encontra a capital paraense. "Nós estamos, no momento, suprindo as unidades de emergência, os prontos socorros e o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que são a linha de frente da área crítica de atendimento. O desabastecimento foi como um todo, os contratos antigos venceram em 31 de dezembro e não foram prorrogados", explica.

O secretário municipal de saúde informou que serão realizados novos concursos públicos para contratar profissionais de saúde. "A previsão não é só de contratar médicos, mas também enfermeiros, agentes comunitários e auxiliares de enfermagem. Para uma reestruturação de toda área de atendimento ao cliente", afirma.

Situação de Emergência
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, declarou no último dia 12 de janeiro que a saúde pública de Belém está em situação de emergência. Por conta disso, a prefeitura está autorizada, em caráter emergencial, a dispensar licitação para contratar produtos e serviços para a rede de pronto socorros e unidades de atenção básica da capital.

Na Unidade de Saúde da Terra Firme, um dos locais que será beneficiado com a medida emergencial, a situação é crítica: não há médicos, a farmácia está sem medicamentos, e as filas para atendimento são grandes. A unidade oferece atendimento em quatro especialidades: ginecologia, odontologia, pediatria e clínica geral. Cerca de 800 pessoas vão diariamente ao local em busca de atendimento. (Fonte: G1Pa)

Um comentário:

  1. Nada de novo disseram os Srs. Roberto Nunes e Zenaldo Coutinho.
    Eu tenho 65 anos de idade, sempre morei em Belám e posso afirmar que nunca foi diferente.

    ResponderExcluir