O médico Joaquim Ramos (foto) exonerou-se ontem (4) do cargo de secretário municipal de Saúde, alegando insatisfação por não ter conseguido reestruturar a saúde de Belém. O pedido de demissão ocorreu na última segunda-feira, 3, e o anúncio do novo titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ocorrerá hoje, às 9h. Segundo o ex-secretário, o motivo do pedido de demissão foi a insatisfação por não conseguir realizar maiores ações nos serviços de saúde oferecidos pelo município. Apesar de ter conseguido atingir o número de cem equipes da Estratégia Saúde da Família e aumentar em mais sete o número de ambulâncias do Samu, nos três primeiros meses de gestão, o sentimento, segundo ele, é de frustração, já que em sua avaliação o cenário é preocupante. "Apesar de ter trabalhado muito, não consegui fazer funcionar", disse Joaquim Ramos, que apontou a burocracia e a falta de verbas para realizar as ações. Ramos criticou as "péssimas condições" da Sesma, deixadas pela última gestão.
"Encontrei um cenário devastador, abaixo de zero. Posso dizer que consegui deixá-la agora no zero. O trabalho será grande para quem for assumir, e posso assegurar que levará muito tempo para conseguir de fato estruturá-la e fazer as unidades básicas funcionarem de forma ideal. Mas para isso é preciso mais verbas para a saúde". Joaquim Ramos é médico com especialização em traumato-ortopedia. Com 40 anos de formação, ele afirma que voltará a exercer a profissão normalmente após a saída do cargo.
Segundo o prefeito Zenaldo Coutinho, a decisão foi de comum acordo, já que o desafio de administrar o município é grande, principalmente na área da saúde. "É natural que tenhamos, durante o processo administrativo, ajustes das pessoas que não se adaptam ou que possuam necessidades familiares e pessoais. Na área da saúde principalmente, que exige praticamente uma escravização", explica o prefeito.
(Jornal Amazônia)
O Dr. Joaquim Ramos deve, realmente, ter encontrado o caos na saúde do Município, deixado às moscas pelo Dudu.
ResponderExcluirO engraçado é que pessoas que votaram no nefasto Dudu só porque eram contra o PT, agora têm vergonha de falar nisso, à frente de tantas e tantas investidas dele nos cofres públicos - BRT, Portal da Amazônia etc etc. Todos os projetos abrigados por lei aprovada na Câmara municipal para atender interesses de terceiros e que nunca foram aprovadas tecnicamente. Verdadeiramente um roubo atrás do outro. E seus eleitores coram de vergonha, inclusive o jornal dos italianos, que agora só falam do Flexa (o Jatene já colocou as barbas no molho).