Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Hospital do Baixo Amazonas ganha prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2013”

As iniciativas nas áreas de proteção ambiental e sustentabilidade, desenvolvidas pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e pelo Comitê de Sustentabilidade, deram ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) o prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2013”. A premiação foi concedida na última terça-feira (3), durante o VI Seminário de Hospitais Saudáveis, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. As ações resultam da parceira entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e a Organização Social Pró-Saúde, responsável pela gestão do hospital, localizado em Santarém, no oeste do Estado.
Em todo o país, apenas 15 hospitais e serviços de saúde tiveram trabalhos premiados no Seminário. Entre os agraciados das regiões Norte e Nordeste, com selo e menção honrosa, apenas o Hospital Regional do Baixo Amazonas recebeu a premiação. Também foram premiados o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), Hospital da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas (SP), Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro, Hospital Municipal de Araucária (PR), também administrado pela Pró-Saúde, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) e Instituto Butantan (SP).

Entre as ações que permitiram a concessão do prêmio ao HRBA estão: Transformação do óleo de cozinha utilizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) em sabão artesanal; campanhas educativas de orientação aos colaboradores sobre o impacto ambiental causado pelo uso indiscriminado de copo descartável, e estimulação para troca do copo por caneca personalizada; reciclagem dos invólucros das caixas cirúrgicas, que são transformados em mochilas, bolsas e outros objetos; substituição dos materiais com presença de mercúrio; arborização da área externa, com o plantio de árvores; doação de mudas de árvores nativas e frutíferas da região, e coleta e reciclagem de garrafas PET durante as campanhas educativas, para confecção da Árvore de Natal Ecológica.

De acordo com a enfermeira Sheila Oliveira, responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos do HRBA, a sensibilização ambiental e social é uma das muitas práticas realizadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas. “As ações dentro do HRBA visam despertar nos profissionais uma cultura perene de preservação ambiental, adotando soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis, que possibilitem uma maior interação dentro e fora do ambiente de trabalho. Hoje, muitos colaboradores passam a maior parte do seu tempo no HRBA, e essa cultura poderá ser transmitida para seus familiares”, enfatizou.  Fonte: Agência Pará
  
Santarém mais uma vez lidera ranking de casos de dengue no Pará
O 12º Informe Epidemiológico da Situação da Dengue no Pará aponta que, até 29 de agosto deste ano, foram notificados 15.320 casos suspeitos de dengue, dos quais 6.555 foram confirmados, com a seguinte classificação: 6.526 de dengue clássica, 20 de dengue com complicação, cinco de febre hemorrágica da dengue e quatro de síndrome do choque da dengue. Em relação ao último boletim, divulgado no dia 30 de julho deste ano, foram mais 62 novos casos confirmados em todo o Estado.
Comparado ao mesmo período de 2012, quando foram confirmados 11.652 casos, pode-se afirmar que houve uma redução de mais de 60% em relação ao ano passado. Dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) indicam que os municípios com maior número de notificações são Santarém (2.390), Belém (1.293), Parauapebas (766), Marabá (527), Medicilândia (477) e Ananindeua (461). A maioria dos casos confirmados está em Santarém (866), Parauapebas (524), Oriximiná (373), Belém (352) e Altamira (220).  (Fonte: No Tapajós)

Nenhum comentário:

Postar um comentário