Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vasco e Corinthians são condenados e perdem quatro mandos de campo

Em decisão histórica, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenou, por unanimidade, Vasco e Corinthians à perda de quatro mandos de campo, sendo dois com portões fechados e dois com venda de ingressos apenas para a torcida visitante. Além das perdas de mando, o time cruz-maltino leva multa de R$ 50 mil e o Corinthians, de R$ 80 mil. Como a decisão é em primeira instância, ainda cabe recurso.

Os clubes foram denunciados pela Procuradoria do STJD, com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Deportiva (CBJD), pela briga entre seus torcedores em jogo realizado no Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, membros da torcida organizada Gaviões da Fiel invadiram o espaço reservado à torcida vascaína na arquibancada superior.

A Secretaria de Segurança Pública do DF já havia punido a torcida por meio de portaria publicada na semana passada. A Gaviões e também a organizada Independente, do São Paulo, envolvida em briga com torcedores do Flamengo, estão proibidas de entrar em qualquer centro esportivo de Brasília, por um período de dois anos.

A punição de partidas com portões fechados não está prevista no CBJD. A legislação prevê apenas mudança do mando de campo para local distante pelo menos 100 km das sedes dos clubes. A medida, porém, foi considerada inócua, visto que tem aumentado o interesse dos clubes em mandarem jogos fora de casa, como, por exemplo, em Brasília.

Para estabelecer a pena de portões fechados, a Procuradoria tomou como exemplo o regulamento da Fifa e decisão da Conmebol, que puniu o Corinthians desta maneira na Libertadores, após episódio que causou a morte do boliviano Kevin Espada, de 14 anos, e a prisão de 12 torcedores brasileiros em Oruro, na Bolívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário