A partir de agora, qualquer cidadão, inclusive os que não têm conta bancária, poderão receber benefícios de programas sociais, pagar contas, fazer compras ou receber créditos pelo celular. A nova regra, publicada ontem (10), no Diário Oficial da União, inclui essa ferramenta no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que dá suporte à movimentação financeira entre agentes econômicos e permite a transferência de recursos, além de processar e liquidar pagamentos.
Com isso, o celular poderá
ser usado como se fosse um cartão de banco. “Com um celular na mão, as
pessoas poderão fazer toda a movimentação do recebimento do benefício
até o débito no comércio
local, da mesma maneira que hoje operam quando colocam créditos nos
celulares pré-pagos”, explicou o senador Walter Pinheiro (PT-BA), autor
do projeto original.
Segundo o senador, a medida
beneficiará a qualquer pessoa, mas será mais vantajosa para as que estão
fora do sistema bancário, proporcionando a elas as facilidades do uso
do aparelho móvel para pagamentos e movimentações financeiras. “É o caso
dos beneficiados pelo programa Bolsa Família e dos aposentados do INSS
[Instituto Nacional do Seguro Social], que, muitas vezes, precisam de
deslocar até cidades vizinhas para encontrar uma agência bancária."
Além disso, aqueles que não têm
contas bancárias poderão receber crédito e fazer compras pelo celular.
Também será possível movimentar subvenções econômicas, como a destinada a
produtores da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar e de etanol da Região
Nordeste, afetados por condições climáticas adversas. (Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário