Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Esquema de ferrovia MT - STM é apresentado em Santarém

Esquema de ferrovia MT - STM é apresentado em Santarém
Será um caminho alternativo para escoamento da produção 
Santarém - Membros do poder executivo estadual e municipal e entidades produtivas conheceram na tarde de ontem (8), o projeto da ferrovia que ligará o estado do Mato Grosso a Santarém, oeste do Pará. O esquema foi apresentado por uma equipe técnica da Universidade Federal de Santa Catarina e pela Agencia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A reunião ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).

Segundo o engenheiro civil, Jorge Hamad, a BR-163 não suportará o peso de mais de um milhão de toneladas anuais de grãos, transportados por meio de carretas. “Há necessidade da ferrovia porque o asfalto vai acabar em um ano. Se toda soja produzida no Mato Grosso for exportada para o Porto de Santarém, o lado direito da BR, vindo de Mato Grosso para cá, ficará mais baixo que o lado esquerdo”, enfatiza.

A construção da ferrovia é uma prioridade do governo federal e dos governos dos estados do Pará e do Mato Grosso. A ideia é oferecer um caminho alternativo para escoamento da produção.

Durante o encontro ficou definido que a ferrovia não vai acompanhar a Rodovia BR-163 até o Porto de Santarém. A estrutura deve ter os trilhos desviados a partir da região do Planalto, para um novo porto, que está sendo chamado de ‘plataforma’ e poderá ser construído na região do Ituqui.

Para o prefeito de Santarém é importante discutir com os técnicos a viabilidade econômica, social e ambiental desse projeto. “Informações que possam robustecer esse estudo de viabilidade porque entendemos que a Rodovia Cuiabá-Santarém do ponto de vista de logística é fundamental para o Brasil e para o nosso município”, ressaltou.

Após as discussões de esquema, a segunda etapa deverá definir modelos e contratação de concessionários.  (Site No Tapajós)

Nenhum comentário:

Postar um comentário