Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 14 de dezembro de 2013

Veículos novos terão de passar por vistoria do Detran

Uma nova portaria publicada pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA), determina um novo procedimento a ser adotado no emplacamento de veículos zero. A Portaria Nº 3214, de 5 de dezembro, determina que veículos novos terão que passar por vistoria completa no órgão, antes de ser emplacado. Anteriormente, o proprietário apresentava somente um Termo de Responsabilidade emitido pela concessionária, ratificando a origem do bem, assim como as informações referentes ao automóvel.

De acordo com o gerente de Vistoria e Inspeção do Detran, Antônio Alves Thomaz, este novo procedimento proporcionará maior controle do Detran sobre os componentes do veículo e mais segurança ao proprietário, em caso de venda futura do carro. “Ao vender o veículo a terceiros será preciso passar por nova vistoria, e claro, que esta segunda deverá bater com a primeira, e assim, confirmamos que chassi, motor e outros componentes mecânicos, pertencem, de fato, ao veículo vistoriado e que não houve nenhuma adulteração”, esclarece o gerente.

Thomaz também esclarece que os Termos de Responsabilidade emitidos com data anterior à publicação da Portaria 3214, serão aceitos para o serviço de 1º emplacamento, desde que, respeitado o prazo de 30 dias, a partir da emissão da nota fiscal de venda do veículo. “A publicação também deixa claro que as notas fiscais emitidas a partir do dia 5 de dezembro só poderão ser utilizadas para o serviço de primeiro emplacamento”, informa.

A vistoria ou inspeção veicular tem a finalidade de avaliar as condições de segurança do veículo e posteriormente, registrar, emplacar, selar a placa e licenciar o veículo, para finalmente expedir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório expedido anualmente.

Para solicitar o serviço de primeiro emplacamento é necessário apresentar a nota fiscal de compra do automóvel e os documentos pessoais do proprietário.

A Portaria 3214/2013/DG foi publicada na edição 32.536 do Diário Oficial do Estado (IOEPA) de 05 de dezembro.  (ORM News)

Um comentário:

  1. Coitados de nós, mais um sofrimento. Entrar naquele antro de corrupção e ineficiência notórios.

    ResponderExcluir