A aprovação do novo valor da tarifa de ônibus de Belém ficou para a
próxima semana. O prefeito Zenaldo Coutinho pediu mais tempo para
analisar a planilha de custos que resulta no preço da passagem. O prazo
para homologação findava nesta sexta-feira (16). O Conselho Municipal de
Transportes de Belém aprovou na última terça-feira a proposta de
reajuste de R$ 2,20 para R$ 2,43.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Belém, o
prefeito estuda a possibilidade de aprovar um valor diferente e menor
que os R$ 2,43 sugerido pelo conselho. A expectativa é que preço final
fique em R$ 2,40, já que os conselheiros recomendaram que o prefeito
leve em consideração o poder aquisitivo da população da capital paraense
ao fixar a nova tarifa.
A passagem a R$ 2,43 compromete 13% do salário mínimo. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioecômicos no Pará (Dieese/PA), 40% das pessoas ocupadas hoje, em Belém, ganham um salário mínimo.
Ontem (15), cerca de 1 mil pessoas saíram em passeata até a sede da prefeitura para protestar contra o novo preço da passagem de ônibus. O grupo saiu do Mercado de São Brás no fim da tarde e percorreu ruas do centro da capital até chegar ao prédio da PMB. Eles não foram recebidos por nenhum representante do órgão. (Orm News)
Nenhum comentário:
Postar um comentário