Os eleitores que precisam transferir domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até quarta-feira para procurar a Justiça Eleitoral. Dia 7 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, também é o último dia para retirar o título de eleitor, inclusive para aqueles que tiveram o documento cancelado por não fazer o cadastramento biométrico dentro do prazo, nos municípios onde o novo sistema foi implantado.
Em Belém, além do ginásio da Uepa, os atendimentos estão sendo feitos no posto do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), na Avenida Augusto Montenegro, que conta com dez guichês; no Cartório Eleitoral de Icoaraci, na Travessa Itaboraí, com 12 guichês; e no Posto de Mosqueiro, na Praça Matriz, que tem dois guichês. Porém, nesses outros locais, não há serviço de agendamento eletrônico.
O título de eleitor e o voto são obrigatórios para os brasileiros maiores de 18 e menores de 70 anos de idade. Por isso, aqueles que não se regularizarem dentro do prazo ficarão impedidos de votar nas eleições de outubro e enfrentarão uma série de restrições ou impedimentos. Sem a prova de que votou, pagou multa ou justificou devidamente a ausência, o eleitor não poderá, por exemplo, assumir cargo público, obter passaporte ou CPF, dentre outras vedações. (O Liberal)

Nenhum comentário:
Postar um comentário