Clique na imagem para ampliar
A primeira etapa do trabalho de sinalização da rota turística Belém-Bragança foi concluída no final do mês passado e inclui a implantação de 108 placas indicativas de atrativo turístico, trânsito, pórticos, semipórticos, painéis, e ainda sete totens metálicos em localidades dos 13 municípios que fazem parte desse roteiro. Foram mais de R$ 16 milhões investidos pelo governo do Estado, um forte atrativo para quem busca por destinos como Salinópolis, por exemplo, um dos balenários mais procurados nestas férias de julho.
Com a reestruturação, asfaltamento e sinalização da rota turística Belém-Bragança, quem trafegar pela PA-242 tem a vantagem de economizar 40 quilômetros em seu deslocamento, na comparação com o itinerário alternativo, que é a BR-316. A qualidade do asfalto, o tráfego pouco intenso e a sinalização em excelente estado foram os motivos que levaram o engenheiro agrônomo Fernando Albuquerque a escolher a via para chegar à Salinópolis. “Depois da via revitalizada é a primeira vez que passo por aqui. E a estrada está excelente. Viemos primeiro para conhecer e, claro, economizar no tempo de viagem”, enfatizou.
Ainda no trajeto da PA-242 é possível conhecer nove comunidades e mais de 10 balneários de água doce. A estrada tem uma bela paisagem composta de rios, igarapés, florestas, fazendas e diversos pontos com vendas de frutas, além da Ponte de Ferro do Rio Livramento, que foi preservada e ganhará mais um reforço, uma ponte mista, que ainda está em construção.
Entenda a Rota - Saindo de Belém pela BR-316 até Castanhal, dobre à esquerda em direção à Avenida Barão do Rio Branco, para entrar na rotatória e seguir pela PA-320 (estrada que vai para São Francisco do Pará). Deste ponto, o condutor segue direto, passando por Nova Timboteua, e dois quilômetros depois chegará ao trevo da PA-242 com a PA-324, seguindo por esta última para Salinas. Já para quem tem destino o município de Bragança, basta seguir caminho pela PA-308 com direção à Capanema. (Agência Pará)
Se não me engano, essa rota é a antiga tota da Estrada de Ferro de Bragança, desativada pelos militares na década de 60/70.
ResponderExcluir