A fala de Cid Gomes foi acompanhada de críticas diretas a Eduardo Cunha: o ministro afirmou que "a direção da Câmara será um problema grave para o Brasil" e que todas as forças políticas que têm compromissos sociais se opuseram à eleição dele. "Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas", disse o ministro da Educação.
O momento não poderia ser pior para um ministro da presidente Dilma Rousseff fazer tal declaração. Nas últimas semanas, o Parlamento impôs sucessivas derrotas ao governo e, com o apoio de descontentes da base aliada, ameaça derrubar projetos prioritários. Ao longo da semana a presidente Dilma procurou líderes governistas em busca de uma reaproximação. "Quero dizer que ele vai ter de vir aqui explicar quem são os achacadores do Congresso. O governo com uma pátria educadora não pode ter um ministro mal educado", disse o presidente da Câmara, ao anunciar que colocaria em votação o pedido de convocação de Cid Gomes.
No dicionário Michaelis: ACHACADOR = adj (achacar+dor2) 1 Indivíduo que achaca alguém, extorquindo-lhe dinheiro. 2 Ladrão vigarista. 3 Autoridade que recebe dinheiro de gatunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário