Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Professora Judith, parabéns!

A aniversariante
A professora Judith Santos completa hoje (30) 100 anos de idade. Esta querida mestra ensinou gerações e gerações no ensino básico, em Santarém, sua terra natal e onde vive até hoje.
Professora Judith e sua irmã Raquel
"Judith Santos é filha do casal Lúcio Corrêa dos Santos e de Emerenciana Celestina Santos. Ele de origem judaica e ela católica. Ele muito branco que mais parecia um europeu, e ela negra de origem africana. Desse grande amor e dessa miscigenação nasceu uma família notável, principalmente nas letras e na música. O casal teve muitos filhos: Luciano, Judith, Julieta, Raquel, Acácio, Maria da Glória. Luciano foi um grande músico e várias vezes citado nos livros de Wilson Fonseca (Maestro Isoca), como clarinetista de primeira grandeza; Julieta e Raquel se dedicaram ao ensino; Acácio foi também músico e Maria da Glória, funcionária da Prefeitura Municipal. Hoje, ainda temos um descendente dessa ilustre família que orgulha muito Santarém: Laurimar Leal, o consagrado artista, pintor, escultor, escritor, compositor, um expoente da arte em nossa cidade, sobrinho da professora Judith Santos", diz o empresário Raul Loureiro. Fonte: Jornal O Impacto

2 comentários:

  1. Parabéns à Professora Judith Santos!
    Judith e Raquel foram integrantes do famoso Coro da Catedral de Santarém, dirigido pelos irmãos Wilde (Maestro Dororó) e Wilson Fonseca (Maestro Isoca), no naipe das contraltos (a voz feminina mais grave), onde elas pontificam com extraordinária competência e talento.
    Luciano Santos, clarinetista e professor, recolheu a melodia de uma música, no ano de 1928, na Vila de Alter do Chão, e entregou a meu pai.
    Wilson Fonseca aproveitou essa melodia para compor a obra musical "Feira Santarena" (sairé), que tem letra de Emir Bemerguy. A peça foi gravada pelo Coral e Orquestra Jovem "Maestro Wilson Fonseca", no CD "Sinfonia Amazônica" (2002).
    Laurimar Leal também é artista muito talentoso: cantor, pintor e escultor. A pedido dele, eu e meu pai (Wilson Fonseca - Isoca) escrevemos sambas para os enredos da Escola de Samba "Ases do Samba", por ele dirigida, em diversos carnavais de Santarém, com textos poéticos de Emir Bemerguy ou de Renato Sussuarana.
    Salve, Professora Judith Santos! Saúde, Paz, Amor, Música e Harmonia!
    Abraços.
    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir
  2. Embora com atraso, felicito à querida Prof Judith pelos 100 de vida. Quando vou a Santarem visito Judith e Raquel e, com imensa alegria, sou recebida por elas, que foram pessoas importantissimas na minha vida de estudante. Morávamos a menos de 100 m pois elas viviam na Galdino Veloso ao lado do muro da Z W R 9 e nós na trav dos Mártires, em frente à essa emissora. Desejo à querida Mestra e trambém à querida Prof Raquel muita saúde, que tenham sempre boas recordações de seus alunos que sempre as respeitaram e amaram. Regina Silva, Santarena.

    ResponderExcluir