O cartaz, criação voluntária da Mendes Comunicação, traz em primeiro plano a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em foto de Aluízio Dopaz, fotógrafo devoto da santa, e ao fundo um mosaico de ícones do trajeto do Círio e da Cidade de Belém em seus 400 anos de existência, a partir de obras do artista visual paraense Odair Mindello.
Esse fundo do cartaz reúne em cores vivas e variadas a Catedral Metropolitana, de onde sai a romaria, e a Basílica Santuário, onde chega o Círio; os casarões da Cidade Velha; uma das torres do Mercado do Ver-o-Peso e copas das mangueiras, símbolos de Belém; romeiros na corda; objetos dos promesseiros; o Arraial de Nazaré duas garças localizando a devoção e evangelização na Amazônia.
Dom Alberto Taveira falou sobre o cartaz do Círio 2016, afirmando: “Quando fizemos a escolha do cartaz, a primeira impressão que me veio foi de quase uma ingenuidade. Em um mundo que precisa tanto do anúncio da alegria, nosso mundo que reclama de crises, dificuldades por toda a parte, nós não poderíamos nivelar a nossa vida pelo rodapé do pessimismo, mas ajudar as pessoas a olharem para o alto, a fazer como Nossa Senhora que subiu as montanhas de Judá para levar a alegria e cantou o Magnificat”.
“Nós queremos que o Círio deste ano seja o anúncio da misericórdia, que é coração apaixonado pela fraqueza, pela miséria; nós queremos nos apaixonar pelas nossas próprias fraquezas, mas do jeito de Deus, aquele que cura, que transforma, que muda tudo. Portanto as cores alegres deste cartaz querem ser o coração das crianças, que ficam felizes com as notícias boas. Olhar para esse cartaz é quase fazer um jogo de criança. Eu espero que seja assim, esse jogo da alegria e misericórdia para todos aqueles que receberem esse cartaz”
Nenhum comentário:
Postar um comentário