Memória de Santarém: Documentos históricos são restaurados e digitalizados pela prefeitura de Santarém
Centenas de documentos históricos que fazem parte do acervo patrimonial do município de Santarém estão passando por um processo de restauração e digitalização. A atividade faz parte de uma das etapas do Programa Morar Legal, promovido pela Secretaria Municipal de Infraestrututra, por meio da Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU). Ao todo, mais 50 livros devem ser digitalizados, alguns com mais de 120 anos.
O Projeto é composto por quatro etapas que incluem o restauro, a digitalização, cadastro social de moradores que vivem em áreas que historicamente possuem pendências com a regularização fundiária e a titularização.
De acordo com a coordenadora do CHDU, Nelcilene Lopes (foto) o livro com registros mais antigos de imóveis junto ao município é datado do ano de 1874. Naquela época, os imóveis passaram a ser registrados em cadernos com tinta e pena e os títulos eram concedidos com a autorização do intendente, o Barão de Santarém. “A gestão municipal está desenvolvendo um trabalho brilhante com a restauração dos livros de aforamento e traspasse dos anos de 1874, da época do Barão de Santarém e Barão do Tapajós, a 2002, para dar celeridade aos processos imobiliários do município bem como as pesquisas de arquivo, que é feita manualmente, e dar segurança jurídica por meio dos pareceres técnicos e da Procuradoria Geral do Município”, disse Nelcilene.
Fonte: EstadoNet
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