Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Minhas andanças por aí

Presidente Médici descerra placa inaugural da agência do Basa
Conversa no interior da agência - (eu, de óculos escuro e bigodão)
Populares assistem saída de Médici, do prédio da agência do Basa
Eu, inspecionando plantio de arroz de um cliente financiado pelo Basa
Posso dizer como o poeta: “Meninos, eu vi!”. Sim, eu vi, em 1974, nascer a Rurópolis Presidente Medici, hoje, uma próspera cidade localizada às proximidades do “cruzamento” da Transamazônica com a Rodovia Santarém-Cuiabá. As origens de Rurópolis têm a ver com o Programa de Integração Nacional (PIN), instituído no ano de 1970 e implantado a partir de 1971. O objetivo do PIN era o de desenvolver um grande programa de colonização dirigida na Amazônia, trazendo trabalhadores de diversos pontos do Brasil, em especial do Nordeste para povoar a região que tinha como lema "integrar para não entregar".
Ali, acompanhei, do início até ao final, a construção de um prédio onde instalei e gerenciei por quase dois anos a primeira agência bancária – do Banco da Amazônia S/A – inaugurada pelo então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici, presentes, também, entre inúmeras outras destacadas autoridades, o governador do Pará, Fernando Guilhon, Jorge Babot de Miranda, presidente do BASA e José de Moura Cavalcante, presidente do INCRA.
Assisti a montagem, no meio da mata, de imensos canteiros de obras e a execução, diuturnamente, de serviços de desmatamento de grandes áreas. Era grande a quantidade de caminhões, caçambas, tratores e betoneiras preparando, transportando e despejando concreto nas ruas, calçadas, casas e praças e em centenas de outras obras que iam surgindo da noite para o dia, concluídas com rapidez impressionante. Testemunhei, também, a chegada de gaúchos, nordestinos, catarinenses, enfim, de milhares de imugrantes de diversas regiões brasileiras, homens e mulheres, de todas as idades, transportados em ônibus e em carrocerias de caminhões, para povoar a região e trabalhar, prioritariamente, na agricultura, plantando arroz, milho e feijão. Quando chegavam, o Incra disponibilizava uma casinha a cada uma das famílias, além de dar uma ajuda mensal em dinheiro, equivalente ao valor de um salário mínimo vigente naquela época, isso durante seis meses.
Outra coisa: era comovente e, ao mesmo tempo, muito gratificante ver centenas de operários – chamados de “peões” – alojados em grandes barracões cobertos de lona ou de palha, sem paredes, com goteiras, sem o mínimo de segurança e conforto, porém, todos alegres e felizes, certos de que estavam contribuindo para fazer nascer um povoado, uma futura cidade para gerar emprego e renda pra muita gente. Era um sonho, sim, mas que transformou-se em realidade, pois Rurópolis, como município autônomo, passou à categoria de cidade através da Lei nº5.446, de 10 de maio de 1988, e instalado no dia primeiro de janeiro de 1989, durante o governo Hélio Mota Gueiros, com área desmembrada de Aveiro. Sua população é de 35.033 mil habitantes - dados IBGE-2008.
Ao ser inaugurada, Rurópolis dispunha apenas de um belíssimo hotel construído em madeira da melhor qualidade, uma galeria comercial com dez pequenas lojas, uma estação rodoviária com bar e restaurante, uma igrejinha ecumênica, um hospital, escritório do Incra, agência do BASA, umas cinqüenta casas residenciais, uma praça, uma escola, uma quadra de esportes, água encanada e luz elétrica. Tudo era administrado e custeado pelo Incra.
Inúmeras foram as minhas viagens, à serviço, ou simplesmente para passar o fim de semana junto aos meus familiares em Santarém. Dirigindo o meu próprio carro, lá ia eu com muita dificuldades no trajeto de 214 quilômetros de estrada de chão batido, sem um pingo de asfalto. Enfrentava buracos , poeira, muita lama e, às vezes, fazia muita força para tirar do atoleiro o meu valente fusquinha. Um detalhe não pode deixar de ser registrado aqui: não foram poucas as vezes que eu era obrigado a transportar no trecho Santarém/Rurópolis, apenas na companhia de um colega de trabalho - o Ramiro (Sarará) -, muita grana destinada ao suprimento do Caixa da agência bancária que eu gerenciava. Viajávamos desarmados e nunca fomos assaltados ou pelo menos importunados na estrada ou nas paradas que fazíamos, por quem quer que seja, ao contrário do que acontece atualmente, com a bandidagem imperando em toda parte, assaltando bancos, seqüestrando e matando pessoas.
Nota: Escrevi este texto ao tomar conhecimento de que, há poucos dias, bandidos assaltaram a agência do Basa na cidade de Rurópolis Presidente Médici, levando o gerente como refém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário