Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Leitorado
De Silvia M. L, bairro da Aldeia/Santarém:
"A Prefeitura de Santarém não publicou ainda a programação oficial do Carnaval deste ano. Promete fazê-lo nos próximos 3 dias em forma de aviso fúnebre, assim: O CARNAVAL SANTARENO MORREU, COMO TAMBÉM ESTÁ MORTA A SECRETARIA COMANDADA PELO PIXICA".
Tristeza: Morreu OLÍVIA AZEVEDO
Foi hoje, em Santarém. Era esposa do advogado e meu prezado amigo, José Olivar Azevedo, através do qual transmitimos, eu e minha esposa Albanira, nossas condolências a todos os seus familiares, almejando que
tenham fé profunda e forte para aceitarem e dizerem: "O Senhor deu, mas o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor".
AURÉLIO DO CARMO, ex-governador e ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Pará, meu confrade no Senadinho do Clube do Remo, hoje (31) completa 98 anos de idade, com muita saúde, graças a Deus. Parabéns, amigão! Na foto, ele é eu.
Agora é com você, eleitor santareno.

Termina amanhã (31) o prazo que há 15 dias concedemos aos Vereadores de Santarém para informarem o que fizeram de proveitoso para a cidade e seu povo durante o exercício do atual mandato. Em respeito aos seus eleitores, somente Jardel Guimarães nos enviou o relato de sua atividade parlamentar e fizemos a prometida divulgação. Os demais, preferiram o silêncio, talvez porque apenas recebem seus polpudos salários sem cumprir as promessas que fizeram em suas campanhas eleitorais. Mas, nas eleições deste ano, certamente o objetivo de todos eles é obter um novo mandato, e isto dependerá da vontade do povo para o qual não estão nem aí, pensando que ninguém se incomoda em saber como cada um está atuando.  Enganam-se! O povo santareno está atento, sabe de tudo, e está disposto a dar sua resposta nas urnas, querendo caras novas, parlamentares comprometidos com os interesses coletivos e não apenas com os seus.  A situação atual impõe e a insatisfação do povo santareno demonstra anseio e clamor por mudança, querendo que apareçam no pleito eleitoral de outubro vindouro, pessoas com o rótulo de “novidade”, de “renovação”, “zeradas” dos deploráveis vícios políticos e completamente livres das influências e das ordens de caciques ou de supostos donos de “currais eleitorais”. 
Por outro lado, é preciso registrar e reconhecer, também, que os eleitores têm falhado na hora de votar, pois apesar de eliminarem os piores, às vezes não conseguem eleger os melhores.
E, agora, as perguntas são pra vocês, eleitores:
1) para vereador, na eleição passada, em quem você votou?
2) cite algo que algum dos atuais vereadores fez e que foi do seu agrado.
3) quem você considera que deve ser reeleito?

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Cadê os representantes do povo?

Recebi inúmeras reclamações referentes ao considerado péssimo serviço de transporte público em Santarém. Deficiências diversas são citadas: ônibus velhos, sujos e sem manutenção; motoristas mal educados; falta de abrigos para usuários, etc.
E os Vereadores? Quais deles já se empenharam no sentido de fazer com que o prefeito adote providências para reverter esta situação?
Amigo(a), hoje é o Dia do Padrinho. Quem é/era o seu?
Os padrinhos e madrinhas podem ser tanto de batismo, como de casamento, crisma, formatura, etc.
Quem souber, me informe, por favor, se após tornar-se cidade, Belterra ainda preserva os nomes antigos de seus logradouros, como por exemplo, as vilas Pilão, Jurubeba, Timbó, Bode (129), Operária, Mensalista, Rabo da Gata, Piquiá, etc
Fotos: Casas das vilas Operária e Mensalista

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Quadrinhas de Santarém antiga

“Cego, surdo ou aleijado
Adulto, velho ou frangote
Com xarope e pomada era tratado
Na farmácia do Ninito, Carlito e Mingote”
===
Na banca do Zé Olaia
O rango era esperto
O boêmio depois da gandaia
Saboreava o ‘culhao completo”

Obs: para quem não sabe, “culhão completo” era uma linguiça e dois ovos fritos.
===
Grata lembrança
Um mês antes do seu falecimento (27/09/2012), meu querido mano, Eros, me brindou com estas fotos maravilhosas, dizendo através de e-mail: "Ercio, olha estas fotos, colhidas no rio Tapajós, por ocasião de uma pescaria no ano passado.

Respondi: "Prezado mano Eros: belas fotos, verdadeiras pinturas de uma natureza exuberante e bela. Herdastes do nosso querido e saudoso pai - Vidal - a arte de fotografar com o máximo de qualidade. Parabéns!!!"
Será que o povo santareno irá gostar?
A orla na Praia do Maracanã, conforme informa a Prefeitura de Santarém, "consistirá em uma passarela de concreto com 5,20 metros de altura e um guarda corpo de ferro galvanizado com o estilo arquitetônico semelhante ao usado nas etapas anteriores da orla em frente a cidade. Porém, não se trata de um cais de arrimo, o que não deve impedir que a dinâmica de subida das águas forme o conhecido lago por trás das barracas".
Esta oriximinaense, GRACE MILÉO, é muito querida, principalmente por tratar muito bem os clientes da agência Belém-Centro, do BASA, onde atua. E, hoje troca de idade. Parabéns, amiga!
Tem mocoronga bacana e muito querida aniversariando hoje: DINHA REBELO. Com meus parabéns, desejo-lhe dias felizes, sempre.

Eric, desejo-lhe sucesso.

Conforme decidiu o Pleno do Tribunal de Justiça do Pará, em sessão realizada hoje (29), o juiz de Direito, ERIC AGUIAR PEIXOTO, assumirá como titular da Quarta Vara do Juizado Especial Criminal da Comarca da Capital (Belém).
Para quem não sabe, Eric é meu dileto genro, casado com a minha filha Ellen, também magistrada, titular do Juizado Especial do Meio Ambiente da Comarca da Capital (Belém).
Foto: Eric e Ellen, quando eram Juízes na Comarca de Santarém. Com eles, o filho Igor, meu neto querido.
Devo uma explicação aos ouvintes do programa Cartas na Mesa, que é apresentado na Rádio Guarany FM de Santarém, o que faço agora. Até ao mês de novembro do ano passado, às terças-feiras, eu apresentava, como colaborador, no citado programa, uma coluna com notícias e comentários, principalmente sobre Santarém do passado. Pois bem, a partir de dezembro, motivado por um problema vocal, deixei de fazê-lo, e pedi um tempo aos seus produtores - jornalistas Miguel Oliveira e Jota Ninos. Mas, tão logo eu esteja em condições de gravar as matérias, retornarei ao Cartas na Mesa, que se firmou como uma das principais atrações do rádio santareno, que veio para ficar, que não é do tipo nuvem passageira. E confesso: sempre recebi tratamento cordial e respeitoso de seus dirigentes e produtores (leia-se Miguel e Jota Ninos), bem como da competente equipe da Rádio Guarany FM.
GENTE QUE BRILHA
Parabenizo o jovem Ramon Silva de Oliveira, que no dia 23, recebeu seu diploma do curso de Medicina em solenidade que ocorrei no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Felizes estão seus pais, o santareno Benedito (Bené) Oliveira e esposa Ediene.
Quem me transmitiu esta grata notícia foi a Dalila Tapajós, valiosa colaboradora desta página e do meu blog.
Fotos: Ramon e seus pais.

Que horror!

Égua, que coisa feia! Santarém, pela sua grandeza e respeitabilidade de seu povo, não merece e não deve passar mais por vexame como este de disputa pelo direito de ocupar as dependências de um clube social para festejar um aniversário e a realização de um show artístico que, por um erro cometido por funcionário do clube, foi marcado para uma mesma data. O caso foi parar no Tribunal de Justiça do Pará que decidiu em favor da mãe da aniversariante. São coisas pequenas, miúdas, próprias de cidadezinhas, de pequenos povoados. Santarém é grande, merece respeito. Chega! Parem com isso! Desculpem este meu desabafo.
Clonando Pensamento
"Eu vim aqui para servir, vim para trabalhar junto com essa igreja viva que é composta por ordenados e batizados, para servir a Deus e ao povo da região do Baixo Amazonas e do Tapajós. Um grande abraço e a minha bênção para todos vocês".
(Dom Irineu Roman, primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, recebido ontem com muito carinho pelos católicos santarenos)

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

ALBUM DE FAMÍLIA
Antigamente era costume os membros de uma família se reunirem e pousarem para um fotógrafo e, apos revelado o filme e produzida a imagem, copias eram distribuídas entre eles e guardadas com muito zelo ou colocadas em porta-retrato. As fotos mostradas abaixo são das famílias santarenas PEREIRA CAMPOS (Mimico/Maria José) e FONSECA CAMPOS (Miguel/Ninita).

Muito bons
Talento, comunicabilidade e boa dicção são imprescindíveis aos apresentadores de programas de rádio e televisão. Felizmente, é justo frisar, as emissoras santarenas, em respeito aos seus ouvintes e telespectadores, mantém em seus quadros profissionais competentes, altamente qualificados, quer sejam “da terra” ou “de fora”.
0 meu amigo Sinval Ferreira (foto), radialista, é um deles.
Gratas lembranças
Momentos prazerosos e inesquecíveis que eu vivi curtindo a natureza do jeito que eu gosto, no campo, na praia, no rio, na cachoeira...
Serás o último a saber...
Suponho que sejam poucos, mas como todo ser humano famoso ou não, rico ou pobre, enfim, de todas as raças e classes sociais, existem pessoas que não gostam de mim. Algumas, até não sei o motivo, outras, porque não atendi pedidos seus na forma desejada. Mas, existe um cidadão, casado, residente em Santarém, que é mais raivoso do que todos os demais, porque meteu na cabeça que é corno, e que o culpado sou eu, porque ele desconfia que transei com sua mulher, antes e depois do seu casamento. E já faz tempo, eu ainda era solteiro. Tem tanta raiva de mim que não fala comigo e não se aproxima de qualquer ambiente onde eu estiver presente. Da minha parte, em silêncio, deixo o tempo passar para que o desconfiado sofra mais. Não deixarei que ele saiba se o seu chifre é de mentira ou de verdade, porque, como todo corno, ele será o último a saber.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Ontem, eu e Albanira, minha esposa, fomos abraçar a nossa querida sobrinha Conceição Bemerguy, que estava felicíssima com a presença de muitos familiares e amigos na festa de seu aniversário.

"Galeria de Amigos": JORGE WILSON CAMPOS E SILVA ANTUNES
Ontem, em um evento social, tive o prazer de reencontrar este dileto amigo. Sempre alegre, bom papo, é do tipo "santareno bacana" e muito benquisto. Por mim sempre é lembrado como o Jorge Peixe, um dos netos do saudoso casal Mímico e Zezé, filho de Walkiria e Eduardo Antunes, belas familias santarenas.
Gostosura tapajonica
O meu querido amigo, Joaquim (Quinzinho) Pereira Filho, curtindo as belezas de uma das belas praias da região do Arapiuns, onde o banho na água límpida é maravilhoso.
Concorrência desleal
O dono de um bar/restaurante localizado na avenida Conselheiro Furtado, em Belém, reclama: "eu pago aluguel, empregados, impostos, e, por isto, não posso vender, por exemplo, uma coxinha de frango por menos de 5 reais. Eles, os ambulantes, em frente ao meu estabelecimento vendem o mesmo produto por um real e cinquenta centavos, porque não pagam porra nenhuma. E a Prefeitura de Belém colabora com esta ilegalidade, deixando os camelôs e os vendedores ambulantes ocuparem os espaços públicos em toda a cidade. E mais: a Celpa, que agora mudou de nome mas continua a mesma esculhambação, instala energia elétrica para que as barracas, os carros, as baiúcas. de venda de lanches e refeições funcionem dia e noite”

domingo, 26 de janeiro de 2020

Alegria, alegria...


Neste domingo a Colônia Santarena, em Belém, está em festa, porque um de seus mais queridos membros, troca de idade. É o meu amigão PAULO IVAN CAMPOS. Parabéns, gente boa!

Tim-tim

Tantas histórias para contar, tantos momentos inesquecíveis para relembrar desses 60 anos de vida digna e feliz completados neste domingo (26). Parabéns CONCEICÃO BEMERGUY, esposa do meu sobrinho Paulo Sérgio, jornalista e blogueiro dos bons.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Tim-tim

Casal que eu estimo muito, Paulo e Socorro Lisboa,
sempre alegre e esbanjando felicidade, completa hoje 56 anos de casamento (Bodas de Malaquita). Amigos, parabéns!
Não é problema meu..
  • .

Me disseram que um vereador da Câmara Municipal de Santarém não gosta de mim, não suporta o meu blog e muito menos esta minha página no Facebook, porque nunca mencionei o nome dele ou algo sobre o trabalho que desenvolve como parlamentar.

Excelência, oriente a sua assessoria no sentido de enviar-me notícias sobre o seu desempenho no parlamento e, se eu julgar que vale a pena, irei divulgá-las, com prazer. Quanto ao fato de gostar ou não gostar de mim e do que faço, é problema seu, não meu. Entendeu?
E mais, comunico-lhe que ainda está aberto o prazo (até ao final deste mês) para utilização dos espaços que coloquei à sua disposição e de seus colegas vereadores, para informarem o que fizeram em benefício de Santarém e de seu povo. Até agora, só o edil Jardel Guimarães me enviou uma relação do que fez neste sentido, e já publicamos.
2 anos sem TADEU MAIA
Morreu em 25/01/2018. Descanse em paz meu querido amigo, desde os tempos em que trabalhamos juntos na Rádio Rural de Santarém.

Quem será, quem será?

Alô mocorongos da Velha Guarda. Só vocês talvez se lembrem quem são estes dois amigos que eu estou cumprimentando na década de 70, em um evento social em Santarém, onde eram muito benquistos. Uma dica: seus nomes começam com as letras C e M.
Leitorado: Eles estão voltando...
-De Claudionor Ferreira, bairro Campina/Belém:
"Incrível! Em Belém, alguns fatos me fazem acreditar que lei é potoca, mesmo! Como por exemplo: há pouco mais de dois anos, a Prefeitura, após uma grande luta com os tais defensores dos direitos humanos, sindicatos e associações disto e daquilo, conseguiu expulsar das calçadas da Avenida Presidente Vargas, os vendedores ambulantes e, por algum tempo manteve rigorosa fiscalização para que eles não voltassem. Pois, bem, eles estão novamente armando suas barracas, encostando suas bicicletas, seus carrinhos, enfim, voltando a ocupar os espaços da principal avenida de Belém. E a Guarda Municipal, por que não impede que isso aconteça? Dizem que os seus integrantes pegam uma generosa "ponta" para não perturbar ninguém. E, neste ano eleitoral, os espaços públicos, em toda a cidade, estarão cheios desses infratores, sempre com a manjada justificativa de que eles precisam ganhar o pão de cada dia. Coitada de ti, minha Belém querida. As fotos foram tiradas por mim, ontem."

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020


Prezados(as) companheiros(as) aposentados(as):
Hoje é o nosso dia. Não adianta dizermos que o tempo acabou, que não há espaço para mais nada na nossa vida… Antes de tudo, pensemos na nossa saúde, na nossa qualidade de vida. Se tivermos que guardar alguma coisa dentro de nós, estoquemos amor, paz, compreensão, encorajamento e todos os bons fluidos. Descartemos toda a negatividade, o medo, a falta de amor, as injustiças e tudo o que for danoso ao nosso viver. Enfim, devemos viver felizes ao lado de nossos familiares e bons amigos até quando Deus quiser.
Parabéns pra nós!
Comunicação era assim...
Na época (décadas de 60, 70 e 80) em que eu apresentava programas de rádio em Santarém, não existiam, ainda, computador, telefone celular, internet e redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram, etc.) Para manterem contato comigo, os meus ouvintes utilizavam-se apenas de “cartinhas” que eram entregues na recepção da Rádio Rural, contendo seus pedidos de músicas, felicitações de aniversários, etc. Com satisfação, eu utilizava grande parte do horário dos meus programas para atender, prazerosamente, as variadas solicitações, principalmente de quem residia em localidades do interior do município.
Chegança interesseira...
É triste, causa indignação, vermos pessoas nas redes sociais, elogiando, querendo chegança, querendo agradar os adversários políticos de ontem, tudo em nome do interesse pessoal.
E, lendo este desabafo que fiz há, um ano, um leitor do meu blog, complementou:
"E têm aqueles que antes da eleição estavam chegados e agora estão batendo forte porque não foram lembrados.
Alter do Chão, mostrada nestas belíssimas fotos de Emi Okada Pereira, merece ser definida como diz a canção de Pixinguinha “és láctea estrela/és mãe da realeza/és tudo enfim que tem de belo/em todo o resplendor da Santa natureza’.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Patrick Anderson conquistou o diploma de Medicina Veterinária, enchendo de alegria os seus amigos e familiares. Parabéns e sucesso profissional, caro jovem.
Foto: Patrick e seu orgulhoso pai, meu amigo Ray Monteiro.

Será que o carnaval entrará para a lista "Santarém já teve" ?

Apesar de até hoje não ter sido divulgada a programação (será que os "homis" da Prefeitura resolveram acabar com a folia?) espera-se que o carnaval deste ano, em Santarém, fuja da mesmice, seja diferente, seja melhor do que os anteriores. Que o poder público municipal e o povo da cidade sejam capazes de, unidos, promover e valorizar muito bem a tradição e o prestígio de sua cultura, de suas artes, de suas festas populares.
Grata lembrança
Ontem, conversando com um mocorongo da “velha guarda”, nos lembramos da Turma do América – composta por atletas e simpatizantes do extinto América Futebol Clube, que se reuniam, à noite, em um dos bancos da Praça da Matriz, comentando assuntos diversos enquanto aguardavam a hora de entrarem no Cinema Olimpia para assistirem aos filmes em cartaz, sentados em suas cadeiras cativas. Depois, todos juntos, iam direto para o terraço do Bar Mascote para cervejar ou saborear gostosos sorvetes e sanduiches. Cito alguns desses meus diletos amigos: Dario Tavares, Adilson (Cabeleira), Aloísio Saraiva, Licurgo Anchieta, Guilherme (Vovô), Maurilio Pinto, Solano, Juvenal (Paxá), Edivaldo (Paca-toca), Arnaldo Joseph, Clementino Lima (Kelé), José Veiga (Zé Camaleão), Marlio Cunha (Caratinga) e Josué Monteiro. Eu era um dos integrantes desse grupo extremamente unido em momentos de alegria ou de tristeza, de vitórias ou derrotas do amado América, uma das glórias do futebol santareno de outrora.
Gente fofoqueira afirma que, depois do bate-papo no Mascote, alguns desses "americanos" iam participar das festas no Trem e na Fuluca. Mas, para o bem de todos, vamos pular esta parte.
Aos que foram citados aqui, vivos ou mortos, transmito um fraterno abraço.
E, para quem já esqueceu, eu lembro que o Méquinha, como era carinhosamente chamado, tinha um belo e vibrante hino composto por José Wilson Malheiros da Fonseca e musicado pelo seu irmão Vicente. Eis a letra:
– América! América!
– Eu te aclamo com grande emoção!
– América! América!
– Salve o clube do meu coração!

Tua camisa valente
É vermelha
É a ardente centelha
Que acende os corações.
Santarém te consagra
E te aceita.
Todo o povo respeita
Tuas nobres tradições.

Nos estádios, teu hino eu canto.
Ergo a voz pelo nosso ideal,
Que é manter sempre forte e unido
O América, num abraço total.

– América! América!
– Eu te aclamo com grande emoção!
– América! América!
– Salve o clube do meu coração

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Parabéns aos meus diletos amigos Celso Furtado (advogado) e Silvio Neto Santos (vereador), que hoje mudam de idade.

PAIS E MÃES, TENHAM CUIDADO COM SUAS CRIANÇAS
Polícia Civil divulgou na tarde desta terça-feira (21) o retrato falado da mulher suspeita de tentar sequestrar três crianças nos bairros do Marco, na última sexta-feira (17), Barreiro e Cidade Nova, na segunda-feira (20). Os crimes já estão sendo apurados pelas equipes das seccionais locais, vinculadas à Diretoria de Polícia Metropolitana.
(Com imagem e informações do jornal Diário do Pará)
Amigos(as), desculpem! Saibam o motivo...
Eu já disse aqui que ocorreu um problema no meu computador e a minha agenda eletrônica foi apagada, o que me impossibilita de saber, por exemplo, as datas de aniversários de muitas pessoas queridas, o que me impede de homenagea-las como, sinceramente, eu gostaria de fazer no meu blog e Facebook. Quando, às vezes, encontro informação no próprio calendário do Face, faço registros, com fotos, inclusive.
Por exemplo, se não fosse o citado problema, no dia 20 eu teria dito o que digo agora: PARABÉNS SABÁ GAMA (foto)! Minha querida amiga, mesmo com atraso, expresso o meu desejo de que a felicidade esteja sempre presente na sua vida e que nunca lhe falte saúde, alegria, amor e muitas outras conquistas
Um escritor talentoso, apaixonado por Santarém, sua terra natal.

Como diria a minha Vó Chiquinha, "pois bem, como eu disse ontem", fiz uma visita ao meu amigo Evandro Diniz e dele colhi esta informação: está com dois livros prontinhos pra serem impressos, o ARUMAZAMA - A Lenda de um rio, e o TAPAJÔNIO. Ambos estão esperando o aparecimento de quem tenha interesse de custear toda ou pelo menos 50% das despesas de impressão. Mas, infelizmente, é difícil isto acontecer, pois são escassos os incentivos, os apoios, para obras literárias. Os custos são elevados, como por exemplo, Evandro utilizou -se de recursos financeiros próprios para a impressão de 500 exemplares de seu último livro, desembolsando 15 mil reais. O retorno do dinheiro empregado é difícil. Mas, o escritor e poeta não desisti e diz: "Tenho fé em Deus que antes da minha morte, estes dois, e talvez um terceiro livro serão lançados". Almejo que assim seja, meu querido amigo, e se alguém puder e quiser ajudá-lo, que se manifeste aqui ou no meu blog.
Fotos: Os livros para impressão, o autor e sua musa, professora Ivete, sua grande incentivadora.