Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 30 de abril de 2020

O RÁDI0 DE ONTEM E DE HOJE
Atualmente, nos programas de rádio, os apresentadores, com raras exceções, seguem rigidamente o script, o roteiro, enfim, tudo quanto é elaborado e exigido pelos "produtores". Na minha época, entrava-se no estúdio e lá encontrávamos tão somente as planilhas com os textos publicitários e o roteiro das músicas a serem anunciadas e tocadas. O resto, era improviso, criatividade... E mais: em determinadas ocasiões, os locutores/apresentadores de plantão, atuavam, simultâneamente, como controlistas de som, quando estes, justificadamente ou não, faltavam ao trabalho. E não existia, como hoje, excelentes recursos tecnológicos digitais, que facilitam o trabalho tanto dos apresentadores como, principalmente, de quem atua nas modernas mesas de som.
Encarei estas mudanças quando, no mês de novembro do ano passado, após mais de 30 anos sem entrar em um estúdio de emissoras de rádio, atendi ao convite do amigo Miguel Oliveira e, com ele, apresentei o programa Cartas na Mesa, na Rádio Guarany FM, em Santarém. Confesso que achei tudo muito estranho, mas fiquei satisfeito, comprovando que, atualmente, os profissionais radialistas tem ao seu dispor muitos instrumentos que possibilitam desempenho admirável de todos eles.

Foto: 1970-mesa de som da Rádio Rural de Santarém, com o controlista Silvério Rodrigues, um dos meus bons parceiros na apresentação do programa EB Faz o Sucesso, nas manhãs de sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário