Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 10 de maio de 2020

FELIZ DIA DAS MÃES PARA QUEM?
Por Ruth Manus, jornalista

Quem são as mães do Brasil? As mães do Brasil não são exatamente como as dos comerciais de perfumaria, nem nenhuma daquelas que nos mostram, numa tentativa de nos convencer que as mães do Brasil são aquelas, belas, serenas e sorridentes. Não são. A maioria esmagadora das mães brasileiras é de mães angustiadas. Mães que vivem com medo. Medo do dinheiro não durar até o fim do mês, medo de não receber a pensão, medo do seu filho negro não voltar vivo para casa, medo do seu filho gay apanhar enquanto volta do trabalho, medo de perder o emprego por ser uma mulher com filhos e não ter a quem recorrer.

Quase 27% das mães brasileiras encaram a criação dos filhos sozinhas, sem um apoio paterno. Reparem bem, mais de ¼ das mães do Brasil são mães solteiras. As preocupações que assolam a vida de uma mãe que se vira sozinha com trabalho, dinheiro, saúde e educação não me parecem deixar muito espaço para este Dia das Mães.

O Brasil é mesmo ininteligível. Vemos os números de feminicídios e crimes de ódio crescerem, enquanto fingimos que está tudo sob controle. As mulheres correm riscos e os filhos delas também. Não me parece um cenário para muitas comemorações.

Que o dia das mães, assim como o dia das mulheres, não seja apenas um dia de flores, almoços e presentinhos. Que seja um dia de reflexão e debate sobre a condição das mulheres no Brasil, como mães angustiadas, como profissionais ameaçadas, como figuras discriminadas exatamente por serem mulheres e por serem mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário