Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

QUEM SERÁ, QUEM SERÁ?...

Deste amigão, alegre, brincalhão, carnavalesco dos bons, eu não esqueço. E a sua filhona guarda com carinho esta foto, com saudade do abraço paterno afetuoso. Quem são ele e ela?

LEITORADO

De Leonardo Garcia, bairro Amparo/Santarém:

"Apenas um lembrete pra dona Vânia e alguns jornalistas e blogueiros santarenos: ontem, a Polícia Federal realizou a Operação S.O.S que prendeu gente graúda do governo do Estado do Pará. Parece que vocês não souberam disto porque não mostraram nada, não disseram nada sobre o dito assunto. Quanto custou este abafamento? O povo quer saber!"

Parabéns ao AMIR CALDERARO, pelo seu aniversário, hoje. É valoroso integrante do grupo de radialistas santarenos da Velha Guarda, também chamados de "Dinossauros do Rádio".

TE MANCA, CARA!

Ontem, um candidato a vereador em Santarém, já com ares de 'ortoridade', mandou-me mensagem com este exato teor: "faz 3 dias que te mandei o meu santinho e não publicaste ainda. Exijo que seja logo".

Respondo: "Como diria minha vó Chiquinha, olha aqui rapaz: a tua exigência pra mim não vale nada, porque a publicação de santinhos, nesta página e no meu blog obedece rigorosamente a ordem de chegada. Aqui não tem lugar pra apressadinhos, dai a minha decisão de não mais mostrar a tua cara no meu Mural Democrático. E, ponto final!"

Candidato(a): 

Aqui tem lugar pro seu santinho ou outro tipo de propaganda eleitoral permitida pelas normas legais. É só enviar utilizando o meu e-mail ercio.remista@hotmail.com ou watsapp (91) 989174477. E é grátis!



Hoje (30) é o Dia da Bíblia, o livro sagrado para o cristianismo. Esta data consiste em estimular as pessoas de todas as religiões fazerem uma reflexão e passarem a estudar mais e melhor a “Palavra de Deus” presente nas Bíblias.

Hino à Bíblia / Autor: Emir Bemerguy / Melodia de Luciano Santos

"Quantas vezes o homem procura

A verdade onde nunca ela está,

Sem saber que a Sagrada Escritura

Toda a paz nesta vida nos dá!

És o LIVRO DOS LIVROS porque

Deus em Ti com amor Se revela!

O cristão, lendo a Bíblia, mais crê,

E a coragem na dor provém dela!

Se nos lares do mundo se lesse

A palavra de Deus todo dia

E as leis santas a gente vivesse,

Guerra alguma não mais haveria!

És, ó Bíblia, o farol do cristão,

O alimento sublime da alma!

Quem recebe teu forte clarão,

Nas angústias da vida se acalma".

PÉROLAS DO TAPAJÓS

= "In memoriam: Lázaro e Maria da Consolação Cerqueira. Ele, odontólogo, e ela, professora. Um casal que passou pela vida, em Santarém e Itaituba, fazendo bem ao próximo, sempre participando ativamente de campanhas de ajuda às pessoas carentes. No dia de hoje (30) são completados 29 anos da morte de Consolação.

 SESSENTÃO

Parabéns, meu amigo Sérgio Medeiros, és, agora, um sessentão, com direito a um lugar na fila dos idosos em caixa de banco, lotéricas e supermercados. Também poderás viajar gratuitamente nos ônibus e, as jovens, as “gatinhas”, deixarão de te chamar de tio para te chamar de Vô, o que espero não te causar nenhum constrangimento. Mas tem coisa ruim, também. Terás de cuidar mais e melhor do teu colesterol, da tua glicemia, do teu ácido úrico, do hemograma, do coração, rins, próstata e principalmente do teu castigado fígado. Mas faz como eu, deixa a vida te levar até quando Deus quiser.

MODERNIDADE 

Fiquei satisfeito em saber que, em Santarém, as antigas emissoras de rádio AM estão se transformando em FM, com melhor qualidade de som e renovação de suas equipes de apresentadores de suas programações. Suponho que a competição entre elas é grande em busca de audiência e faturamento para se manterem ativas. Quanto aos profissionais que nelas atuam eu estou certo de que são todos  excelentes. 

 ELEIÇÕES 2020 

O dia das eleições deste ano está se aproximando, faltam apenas 46 dias. Será no dia 15 de novembro. Há tempo suficiente para refletirmos muito bem sobre quem merece o nosso voto, analisando o perfil de cada candidato(a). Precisamos avaliar quem é realmente capaz de contribuir para a melhoria das condições de vida dos habitantes da cidade onde vivemos.

É natural que, em decorrência dos sucessivos escândalos de corrupção envolvendo políticos, o povo considere os honestos e os desonestos como sendo farinha do mesmo saco. Mesmo assim, se soubermos escolher deixando de lado as paixões partidárias e as de caráter ideológico, por certo concluiremos que ainda existem políticos sérios, confiáveis e incapazes de fazer com que os seus interesses pessoais sobreponham os de ordem coletiva. Nestes, devemos votar. Entretanto, a grande maioria não merece mesmo uma nova chance de vitória nas urnas. Merece, sim, o repúdio dos eleitores que já estão enojados e cansados de suas caras e promessas não cumpridas. Pensem nisto!

terça-feira, 29 de setembro de 2020

 GRATA LEMBRANÇA MUSICAL

Agradeço ao Fábio Castanho pela remessa destas fotos do excelente conjunto Musical OS BRASAS, que fez muito sucesso na década de 60.

Tive o prazer de conviver com os seus componentes - Lucivaldo e Laurimar Leal (irmãos), Ray e Walter Brito (irmãos), Rato, Raul Sarmento e Marreta - que muitas vezes participaram do programa E-29 Show que eu apresentava em parceria com Edinaldo Mota, na Casa Cristo.

 LEITORADO

De Miltinho Vasconcelos, bairro Aparecida/Santarém:

"Li os tais planos de governo dos candidatos a prefeito de Santarém. Só coisa boa, maravilhosa! Não há limites para mentiras, podem prometer o que quiserem, porque, quem for eleito não é obrigado a cumprir suas promessas. Em toda eleição é assim que o eleitor é enganado, iludido... mas não cria vergonha, vota com base no que essa turma de políticos despreparados diz que irá fazer para o bem da cidade e de seu povo".

REZEMOS POR ADILSON MONTEIRO DE JESUS

A missa de sétimo dia de sua morte será dia 02/10 na Igreja Santo Antônio de Lisboa, às 19h. Seus familiares e amigos estão todos convidados para este ato de fé cristã, pois a oração nos conforta e nos aproxima de Deus.

 ELEIÇÕES/PESQUISAS

Ontem, em seu comitê, tão logo tomou conhecimento do resultado de recente pesquisa eleitoral encomendada pelo seu partido, um candidato a prefeito de Belém, que não obteve bons índices, não perdeu a pose e disse aos quatro amigos que estavam ao seu lado esquematizando estratégias para a realização de caminhadas nos bairros da cidade: "Eu não acredito nos números desta pesquisa! E não acreditem, também! 

É sempre assim, quem está por baixo, longe, muito longe dos primeiros lugares, procura desqualificar os dados auferidos e divulgados. Caso contrário, ou seja, se estivesse entre os preferidos dos eleitores, acionaria logo os seus marqueteiros para confeccionarem farto material publicitário, anunciando: ´A voz do povo é a voz das urnas! As pesquisas não mentem jamais!"

POLICIA FEDERAL PRENDE GENTE GRANDE DO GOVERNO DO PARÁ 

O secretário de Transportes do Pará, Antônio de Pádua, foi preso nesta manhã. Ele assumiu o cargo em janeiro deste ano. A polícia também prendeu o ex-chefe da Casa Civil do Governo e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do estado, Parsifal Pontes, e o assessor especial do governador, Leonardo Maia Nascimento.

CLONANDO PENSAMENTO

“Eu acho tudo isso um saco. Hoje tudo é racismo, preconceito e assédio. A equipe com que trabalho me chama de ‘neguinha’, de uma forma amorosa e carinhosa. Estou mais de 40 anos na televisão, já fui paquerada, mas nunca me senti assediada moralmente. O assedio é algo que te fere, é grosseiro, desmoraliza. Existe uma cultura hoje que nada pode. Tem que ter uma diferenciação, não dá para generalizar tudo. O politicamente correto é um porre, um saco. Acredito que o politicamente correto é o caráter, a honestidade. Esse mundo que a gente está vem muito da amargura das pessoas, não aceito.”

(Glória Maria, jornalista, em recente entrevista ao ser questionada sobre assédio no âmbito profissional e também pessoal)

 Amigo(a), BOM DIA! e, 

quando você estiver precisando de alguém para conversar, para falar bem de Santarém e de seu povo, nem pense em me procurar. Procure sem pensar! Meu contato - celular/watsap - é 91989174477.

 MURAL DEMOCRÁTICO 




LEITORADO

De Margarida Lemos, bairro Prainha/Santarém:

"Prezado Ercio, já pela segunda vez recebi ontem uma mensagem anônima esculhambando com uma candidata a prefeita de nossa cidade. Eu deleto logo, porque acho horrível uma coisa desta. Quero uma campanha eleitoral decente, sem ofensas, calúnias e difamação contra quem quer que seja. Desejo que haja respeito entre eleitores e candidatos e os que forem eleitos governem e legislem com acerto e dignidade. Tenho curso superior, mas estou desempregada e faço vendas de produtos de beleza, mas sei que o meu voto vale muito e não me deixarei influenciar por opiniões de gente sem vergonha e sem coragem de dizer seu nome".

 PÉROLAS DO TAPAJÓS 

= Cristovam e Ruth Sena, criadores e mantenedores do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS) =

 QUEM SERÁ, QUEM SERÁ?...

Nos anos 70, 80 e 90 atuei bastante como mestre de cerimônia em eventos promovidos pelos clubes sociais de Santarém. Por exemplo, na sede do Veterano Esporte Clube foi tirada esta foto que mostra eu e a vencedora (não lembro seu nome) de um concurso de Miss Caipira. Estamos na companhia de um dos diretores do querido clube social e esportivo do bairro da Aldeia. Quem é ele?

 LEITORADO

De Sabá Menezes, bairro Ariramba/Mosqueiro:

"Para o paraense, o futebol é mais sagrado do que a religião. Você pode até conhecer um ex-católico, mas dificilmente vai encontrar um ex-remista, um ex-bicolor, um ex-flamenguista, um ex-gremista. Futebol é paixão, e a paixão é a suspensão temporária do juízo e da razão, é uma expressão de irracionalidade. Portanto, respeitar o time de futebol alheio é uma maneira soberba de ensinar que respeitem o nosso e as nossas opiniões".

COISA BOA!

Conversa de pura saudade mantenho de vez em quando com os meus queridos amigos José Wilson Malheiros e Paulo Ivan Campos, sempre relembrando gostosamente de um tempo de vida alegre e feliz que vivemos em Santarém nas nossas juventudes.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

A QUEM INTERESSAR...

Nunca fui e nem pretendo ser político. Mas, não garanto que desta água não beberei, nunca. Por enquanto, falo bem de Belterra e Santarém, onde nasci, divulgo suas belezas, amo seu povo, mas sem pensar ou querer votos.

É SEMPRE ASSIM...

Mais um ano da mesmice. Paysandu e Remo brigam pra ver qual deles entra ou sai do G4 da série C. Ao final da competição o resultado é este: a cobiçada subida pra série B não acontece.

RECANTO DE POETAS, ESCRITORES E COMPOSITORES.

TIO DÓ

Autor: José Wilson Malheiros

"O sr. Hamad, esposo da minha querida professora Hermínia, estava em São Paulo. Pegou um taxi e pediu que o levasse ao aeroporto. No caminho, o motorista pergunta:

- Desculpe, mas para onde o senhor vai viajar?

Hamad responde: Vou para Santarém, no Pará!

E o motorista: Santarém? Então dá um abraço no Dororó!

O passageiro ficou espantado. Em uma das maiores cidades do mundo, encontrara exatamente um taxista que conhecia seu compadre santareno. Era o mesmo que encontrar, como se diz, uma agulha no palheiro.

O homem do taxi era o Rui, genro de Dona Quinha Papaléo, uma amiga da família que residia na Pauliceia. Vejam só a coincidência.

Na década de sessenta, não havia Banco do Brasil em Monte Alegre. A instituição era representada por membros da família do senador Cattete Pinheiro.

Tio Dó ia fazer uma inspeção no escritório da localidade e eu fui com ele.

Viajamos de barco-motor. O trecho da viagem conhecido como Cataú, no rio Amazonas, é até hoje conhecido pela violência de suas famosas tempestades de vento, chuva, ondas enormes e naufrágios.

Conosco não foi diferente. Mais ou menos pelas três da tarde um temporal jogava nossa embarcação como se fosse uma folha seca ao léu.

A bordo, rezas, pavores e perigo.

E Tio dó prosseguia impávido, corajoso, tranquilo e confiante, ao lado do piloto. Parecia que estávamos trafegando com céu aberto e brisa refrescante.

Ao olhar aquela calma, meu medo foi embora.

Tio dó era franzino de corpo, mas tinha um espírito forte, sereno, invulgar, bem evoluído e gigantesco...

Essa grandeza de alma foi forjada no lar humilde do alfaiate José Agostinho, meu avô, onde muitas vezes, por falta de dinheiro, comiam arroz, caldo e farinha... e achavam gostoso!

Eu tive estreito relacionamento com ele. Aprendi a admirá-lo desde cedo.

Quando trabalhei no Banco do Brasil ele foi meu chefe imediato. Líder severo, exigente, mas bondoso.

Possuía uma grandeza ímpar, repito. Jamais teve ciúmes do irmão Isoca, pois sabia, no íntimo, que há lugar para todos e que seu talento musical também era enorme.

Nunca vi nele qualquer gesto ou conduta que pudesse denotar mediocridade.

Mais tarde, quando fui regente do Coral do Tribunal Regional do Trabalho, em Belém, ele era minha inspiração.

Cantei sob a regência do meu tio, no Coro da Catedral de Santarém, quando as missas eram ainda em Latim.

As missas solenes das oito nos domingos até hoje são inesquecíveis e me marcaram muito o espírito.

Meu pai no órgão, Tio Dó na regência do coro e Frei Prudêncio no altar.

Tio Dó nos ensaiava e nos ensinava com uma paciência e dedicação de paizão.

Eu estudava a língua latina no Dom Amando, mas os outros componentes do Coral não liam partituras, nada sabiam da língua oficial da igreja. Então tinha que começar pela pronuncia, pelo significado das palavras etc.

Dava um trabalho danado, mas era gratificante para ele, que sorria satisfeito quando tudo era concluído e o coral estava pronto para cantar J.S. Bach, Palestrina, Wilson Fonseca, Pe. José Maurício, Canto Gregoriano, Tomas Samaí, Frei Pedro Szing, Haendel, Beethoven e outros luminares da música sacra.

Tio Dó também mostrou sua competência quando comandava as Bandas de Música santarenas. Também toquei sob sua batuta em momentos inesquecíveis, nos coretos, nas procissões, nas datas cívicas...

Escritor, historiador, professor, instrumentista, excelente chefe de família, cidadão exemplar, músico, compositor, que mais se pode dizer do nosso querido Tio Dó?

Santarém tem a obrigação de fazer com que este grande homem não seja esquecido.

Fica em paz, tio Wilde Dias da Fonseca, o nosso Dó, e não te esqueças da gente aí no lugar feliz onde já estás na mansão celeste".

VANIA PEREIRA MAIA, é uma mulher moderna em sua essência: bonita, elegante, classuda, inteligente e muito querida. E hoje (28), está trocando de idade. Parabéns, minha estimada amiga.

Na foto, eu e ela.

PÉROLA DO TAPAJÓS 

= In memoriam: Wilde Dias da Fonseca (Dororó), bancário, professor, escritor, historiador, maestro e músico. =

Na foto, ele e eu.

GRATA LEMBRANÇA 

No período (1999 a 2012) em que trabalhei na Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), sempre fui bem tratado pelos seus dirigentes e conquistei várias amizades que perduram até hoje. Transmito forte abraço a todos quantos exerceram ou exercem ainda atividades na referida empresa, com desejo de que ela seja apoiada pelos governantes, com investimentos que a possibilitem continuar prestando serviços satisfatórios à população de inúmeros municípios paraenses.

Na foto, eu na companhia de Maurício Almeida, Sérgio de Lá Roque e Eduardo Ribeiro, ex-presidentes da Cosanpa.

 Candidato(a): 

Aqui tem lugar pro seu santinho ou outro tipo de propaganda eleitoral permitida pelas normas legais. É só enviar utilizando o meu e-mail ercio.remista@hotmail.com ou watsapp (91) 989174477. E é grátis!

Leitor desta página, residente em Santa Izabel/PA, recomenda o voto nesta dupla:

 MURAL DEMOCRÁTICO 

 LEITORADO

De Rafael Medeiros, bairro Aldeota/Fortaleza:

"Felizmente, sendo bolsonarista ou não, pode-se verificar hoje que desde o início do atual governo federal não se rouba por atacado, coisa que jamais ocorreu, na memória de qualquer brasileiro vivo. Não há a mais remota denúncia de nada de errado por aí, apesar da vontade imensa dos adversários do presidente Jair Bolsonaro de denunciar tudo ou alguma coisa. Pode haver daqui a meia hora, mas por enquanto não houve, É bobagem ignorar isso, ou achar que não faz diferença - é claro que faz uma tremenda diferença".

domingo, 27 de setembro de 2020

 LEITORADO

De Lourenço Castro, bairro Aparecida/Santarém:

"Ercio, este ano não será realizada a Festa do Sairé em Alter do Chão. Pra mim, não fará falta, porque há muitos anos deixei de participar dela, e o motivo eu explico: acabaram com a tradição e transformaram a referida festividade numa coisa que não tem nada que se compare com o que era apresentado na década de 60/70, como por exemplo: Casamento na Roça; apresentação de Grupos Folclóricos dos tipos Quadrilha, Curimbó, Barca Africana, Lundu, Tipiti, Bananeira, Desfeiteira, Marambiré, Valsa da Ponta de Lenço, Boi-Bumbá, Cordão do Pássaro Sabiá e Cruzador Tupi. Tinha até Feira do Artesanato. E não precisava de dinheiro da Prefeitura, os moradores da vila custeavam tudo. Agora, é só dança de botos, cantores de fora e preços altos de tudo - ingressos, comidas, bebidas, drogas, hospedagem, etc - em Alter do Chão. 

O Andrey parabeniza sua mãe BETH SUSSUARANA que hoje troca de idade. Ela é uma das mulheres candidatas a vereadora em Santarém. Parabéns!

Amigo(a)!

Repito o que já disse aqui: sumiu do meu computador e do meu celular, uma agenda que continha nomes e datas de aniversários de pessoas amigas, que eu tenho o prazer de registrar neste blog e na minha  página no Facebook. Por este motivo eu peço que na véspera do seu aniversário ou de quem você queira parabenizar, me informe na véspera pelo meu contato Whatsapp - 91989174477. Se possível, mande também uma foto.

Minha amizade com RODRIGO MAIA é antiga, desde os tempos da nossa adolescência e juventude. É daquelas pessoas especiais, sempre disponível para compartilhar momentos alegres ou tristes com sua bela família e os seus muitos amigos. Hoje ele completa 81 anos. Parabéns!

ALEGRIA, AMOR E CARINHO

Minha esposa, Albanira, ficou extremamente feliz com as presenças e o carinho dos membros da nossa família no dia (25) do seu aniversário. Posou para fotos, comigo, com as filhas e filho, com as netas e o neto, com a nora e genros.

 REZEMOS...

"Pai Celestial, faz com que esteja dentro de nós o sentido da compreensão dos erros alheios, a capacidade de perdoar, de compreender, de ajudar aquele que sofre um infortúnio, uma injustiça, que está num momento de desespero, de aflição, de angústia, de padecimento. Meu Deus, faz com que este seja sempre o rumo de nossas vidas."

Amigos(as), BOM DOMINGO!

Aos leitores deste blog:

Desculpem, o sistema de acolhimento de comentários há dias está apresentando problemas e não estão sendo publicados. Já estamos providenciando regularização. 

SINVAL FERREIRA, meu querido amigão, parabéns pelo seu aniversário. Almejo que a sua vida continue sendo um caminho de paz e amor. Se todos fossem iguais a você, o mundo seria melhor.

Na foto, Sinval e Alter do Chão, duas valiosas joias santarenas.

PÉROLA DO TAPAJÓS 



= In memoriam: Teresinha Campos Corrêa (Professora) =

sábado, 26 de setembro de 2020

FRUTO DE BONS ENSINAMENTOS

Bondosamente, uma leitora desta página diz que eu escrevo muito bem. Agradeço o elogio, mas sei que estou muito longe da perfeição e que cometo muitos erros, embora eu procure obedecer nos meus textos, as regras da língua portuguesa que aprendi nas inesquecíveis e valiosas aulas proferidas, no curso primário, pela saudosa professora Sofia Imbiriba (foto). Ditados, dissertações e redações eram constantes, e, assim, a dedicada e competente mestra fazia com que nós, seus alunos, aprimorássemos nossos conhecimentos e passássemos a escrever sem o cometimento de muitos erros, principalmente de concordância, pontuação e acentuação. Hoje, com os professores utilizando-se de novas metodologias de ensino, os resultados não são tão satisfatórios como eram antigamente, prova disto são as péssimas notas que os estudantes obtêm no vestibular, por exemplo. Nas redações os erros são muitos e, inclusive, passam a ser fartamente ridicularizados publicamente através da imprensa e redes sociais. Lamentável!

??????????

Sei que não será fácil responder, mas eu sou curioso e por isto pergunto: "quem é a fessora e a molecada?"

(Quem mandou a foto foi Cristiane Mourão, leitora deste blog)




TRISTEZA

Há pouco, em sua residência, morreu o meu amigo ADILSON DE JESUS. Ele era, eu garanto, um apaixonado pelo nosso Clube do Remo, do qual era Conselheiro. Aos seus familiares, os meus pêsames.

LEITORADO

De Clécio Nogueira, bairro Fátima/Belém:

"Ontem, na TV Cultura, assisti excelente live com apresentação de cantores paraenses com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e alimentos em prol de crianças carentes. O apresentador, Epaminondas, inúmeras vezes repetia: Ajudem! Ajudem! Pelo que me informaram, pouca gente colabora nestas campanhas locais, preferindo dar dinheiro para o Criança Esperança, da Rede Globo, que arrecada muitos milhões de reais e ninguém sabe, ninguém vê pra onde vai. O meu dinheirinho eu dou pra gente pobre do meu Pará".

 Para quem não sabe, esclareço que todas as postagens que faço neste blog, constam também da minha página no Facebook, com excelente receptividade e muitos comentários.

Ontem, Albanira ficou feliz com a surpresa que lhe fizemos com a presença da família cantando parabéns pra ela no café da manhã. A alegria se repetiu à noite durante o jantar em nosso apartamento.

VOCÊ USOU?

A calça boca de sino quando surgiu lá nos anos 70 foi uma febre! Até nos colégios a moda foi adotada nos uniformes de seus alunos.

LEITORADO

De Clarindo Filizola, professor, bairro Coqueiro/Belém:

"Com a pandemia, os clubes de futebol do Brasil inteiro enfrentam muitas dificuldades financeiras para cobrir despesas com seus funcionários, atletas e comissão técnica. Os jogos são realizados sem público e, assim, não geram rendas. Apenas uns poucos dos tais 'socios torcedores' continuam pagando suas mensalidades. O mesmo acontece com os sócios proprietários e de outras categorias. Mesmo assim, sem ajudarem de qualquer forma, aqui em Belém ainda surgem muitos bandidos - é isto mesmo, ban-di-dos - das famigeradas 'torcidas organizadas' para apedrejar as sedes dos clubes e ameaçar de 'porrada' jogadores e dirigentes. É caso para a Polícia agir energicamente contra esses canalhas".

Primos e primas, considerem-se carinhosamente abraçados(as) por mim.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Humberto Maia, leitor deste blog, pediu a divulgação desta nota de falecimento de um amigo dele:



A Caetana Nogueira, moradora do bairro Aeroporto Velho, em Santarém, pergunta e eu respondo: não sei onde e quando será realizada a Feira do Pirarucú. De ninguém, e principalmente dos promotores desse evento, não recebi qualquer comunicado.

Dois anos sem este amigão ELIAS DO ROSÁRIO. Onde estiveres, estejas certo de que sentimos muito a tua falta. Descansa em paz, Lili.

Faleceu em 25.09.2018


FERNANDA SOARES está mudando de idade hoje(25). É mulher muito estimada e que espalha simpatia e benquerença onde quer que esteja. Com o registro, os meus parabéns.

CUIDADO! A PANDEMIA CONTINUA...

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa) atualizou, nesta quinta-feira, 24, os dados da pandemia no Estado. Segundo o boletim epidemiológico, nas últimas 24 horas, foram contabilizados 1.322 infectados e 12 mortes em decorrência da covid-19.

 PÉROLAS DO TAPAJÓS 

= In memoriam: João Silvio Gonçalves (radialista) e Anastácio Miranda (craque de futebol) =

PARABÉNS, ALBANIRA!

Do jeito que ela gosta: família reunida, simplicidade, alegria e oração. Será assim a comemoração do aniversário da minha esposa ALBANIRA, hoje. Reunidos em um jantar caseiro, suas três filhas: Ellen, Elaine e Betinha; seu filho Ercinho, suas netas: Giovanna, Maytê, Lívia e Maya; seu neto Igor, genros Eric e Robson, nora Elane e eu, rezaremos e cantarenos parabéns pra ela, merecedora de muito amor e carinho.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ALÔ MOCORONGOS DA VELHA GUARDA!

Lembram desta propaganda comercial divulgada pela Rádio Rural nos anos 60?

"O Zé Lemos ficou doido! Doido, mesmo! Doido varrido...! Aproveitem a loucura do Zé. Hoje, até às 18 horas, quem comprar uma rede, ganhará outra, igual, sem pagar nada, nadinha. Mas, vá logo, agorinha. Chegue antes da polícia que certamente irá prender o Zé Lemos, um grande maluco!"

= EU QUERO SABER =

ALÔ POLICIA! ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO? ALÔ DEFENSORES DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES? ALÔ OAB? ALÔ POVO SANTARENO!

O CASO DO MARCELO SPINOLA FICOU SÓ NA MANCHETE DE JORNAIS E REDES SOCIAIS? 

(Quem pergunta é Mário Alves, enfermeiro, santareno, reside em Manaus)

 MURAL DEMOCRÁTICO 

 CONTAGEM REGRESSIVA

Eleitor(a):

Faltam apenas 52 dias para que você exerça o seu direito de votar (dia 15/11) no primeiro turno das eleições deste ano.

Não vote baseado em pesquisa, porque ela não é feita para aferir o que o povo pensa, mas para fazer o povo pensar aquilo que ela quer. Faça sua própria pesquisa sobre a vida e a atuação política do candidato, expurgando os corruptos na hora de votar.

MURAL DEMOCRÁTICO

Candidato(a): 

Aqui tem lugar pro seu santinho ou outro tipo de propaganda eleitoral permitida pelas normas legais. É só enviar utilizando o meu e-mail ercio.remista@hotmail.com ou watsapp (91) 989174477. E é grátis!

 PÉROLA DO TAPAJÓS

= In memoriam: Francisca do Rosário Carvalho (Educadora) =

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

 LEITORADO

"Ô meu Vasquinho, pelamordeDeus! Não guento mais... Não ganhas nem do Botafogo. Assim tu me mata de raiva e vergonha"

Quem diz isto é Lucio Marques, bairro Jurunas/Belém.

A QUEM INTERESSAR...

Desde aos 5 anos de idade, vivi em Santarém, vindo de Belterra. Em 1975 e até 1979, já casado e pai de 3 filhas e um filho, morei em Oriximiná. Voltei pra Santarém em 1980.

Mudei-me pra Belém em 1982, onde permaneço até hoje. Faço estes registros para esclarecer que, ausente de Santarém há 38 anos, deixei de acompanhar 'in loco' o desenrolar do seu progresso e grande crescimento populacional que já ultrapassa a marca de 300 mil habitantes. Em 1980, quando eu morava lá, eram apenas 192 mil. Dizendo isto, espero que entendam a razão de eu falar muito sobre a "Santarém de antigamente", da Santarém da minha infância, adolescência, juventude e vida adulta. Hoje, não conheço a maior parte de seus habitantes e eles talvez nem saibam quem eu sou. Mas asseguro a todos(as) que amarei sempre a minha querida Pérola do Tapajós e seu povo amigo, hospitaleiro e trabalhador.

RESPONDA RÁPIDO...

1965: o prefeito era Everaldo Martins. E a Miss Santarém, quem é?

Parabenizo, aplaudo e abraço o casal CRISTOVAM e RUTH SENA que festejam hoje os 39 anos de existência do seu Instituto Cultural Boanerges Sena, tão querido, tão útil, tão procurado por estudantes e pessoas de todas as camadas sociais de Santarém. E agradeço a valiosa colaboração que o meu amigão Cristovam tem prestado a esta minha página e ao meu blog.