Pelo menos dez pessoas já foram vítimas de um golpe aplicado por dois homens que se passam por funcionários de lojas para pegarem eletrodomésticos, eletrônicos ou outros objetos recém adquiridos pelos clientes. Eles seguem o caminhão de entrega e, cerca de uma hora depois que o objeto é entregue ao comprador, eles chegam ao local e dizem que o produto estava trocado, ou tem algum defeito e precisa ser substituído. Os clientes, acreditando na informação, devolvem o que acabaram de receber e os golpistas somem com os produtos.
Segundo o delegado Ivanildo Santos, titular da Seccional Urbana de São Brás, os golpes eram aplicados em compras efetuadas em cinco grandes lojas de Belém. Em um dos imóveis, as câmeras do circuito interno de TV registraram o momento em que os golpistas estavam no elevador do prédio, saindo com duas caixas contendo uma central de ar-condicionado no valor de R$ 2,5 mil, que tinha sido comprada por um morador do prédio e recebida momentos antes dos verdadeiros empregados da loja de departamentos.
O delegado explicou que o primeiro passo dos golpistas, após seguirem o caminhão, era ir até o local onde foi feita a entrega e informar que havia algum problema com o produto comprado, e, portanto, precisaria ser substuído. Para garantia da substituição, eles pediam a nota fiscal do produto, alegando que era para algum tipo de verificação. "Pouco tempo depois, de posse da nota fiscal e de todos os dados do produto comprado, alguém ligava para o cliente dizendo que era da loja, passava as especificações da compra e confirmava que seria necessária a troca. Depois, os golpistas retornavam à residência do cliente e recebiam o produto", explicou o delegado.
Ivanildo Alves explicou que entre os produtos obtidos pelos golpistas por esse meio, estão duas centrais de ar, televisores e outros eletroeletrônicos. "Já temos vários registros de pessoas que foram enganadas, e trata-se sempre dos mesmos acusados, pelas características e pelo modo de aplicação do golpe", disse o delegado.
Uma das lojas, que já recebeu reclamações de dois clientes que caíram no golpe, agora coloca junto à nota fiscal do produto um informativo, explicando que nenhum funcionário do local está autorizado a ir até a residência do cliente solicitar algum tipo de troca do produto comprado. No informativo, a loja também explica que, caso isso ocorra, trata-se de um golpe. "Agora, com a divulgação das imagens, nós esperamos identificar e prender esses golpistas", disse o delegado Ivanildo Santos, da Seccional de São Brás. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário