Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Definitivo o tombamento do Encontro das Águas, em Manaus

O Encontro das Águas dos rios Solimões e Negro, fenômeno que forma o rio Amazonas, foi tombado em decisão unânime dos 22 membros do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira.

Segundo a decisão, ficam protegidos os dez quilômetros contínuos do encontro das águas pretas do rio Negro e das barrentas do Solimões. A proposta de tombamento foi baseada no caráter de excepcionalidade do fenômeno e em seu alto valor paisagístico.

Em abril deste ano, a Justiça já tinha determinado o tombamento do Encontro das Águas e a suspensão imediata do licenciamento ambiental do chamado Porto das Lajes, terminal portuário que seria construído em área próxima.

A decisão judicial determinou ainda que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) suspendesse o processo de licenciamento ambiental do Porto das Lajes até que o Iphan concluísse o tombamento.

A liminar determinou também que o Ipaam impedisse que a Lajes Logística S/A, empresa responsável pelo projeto do porto, realizasse qualquer ato relativo ao porto.

A construção do terminal portuário na altura do Encontro das Águas, um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia, era motivo de polêmica na capital amazonense.

De um lado, uma grande empresa de logística defendia a obra. De outro, ambientalistas e moradores de um bairro da cidade queriam o porto em outro lugar. (Em O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário