Mais nomes que vão fazer parte da equipe do governo de Simão Jatene a partir de 2011 sairão hoje à tarde. A partir das 15h, o tucano anunciará o novo lote de secretários e a expectativa é de que as pastas da Cultura, do Desenvolvimento Urbano e da Comunicação tenham seus novos titulares anunciados nesta quarta-feira. Os cotados são: para Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o ex-apresentador da TV Liberal e radialista Ney Messias Jr.; para a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o arquiteto Paulo Chaves, que comandou a pasta na última gestão de Jatene; e para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), o deputado federal eleito, José Priante (PMDB).
Outros nomes, incluindo o do economista Sérgio Leão, coordenador de transição do governador e cotado para assumir a Secretaria de Estado de Governo (Segov) - devem aparecer nesse anúncio, que promete ser o mais "polpudo" de todos até agora - só da administração direta, Simão Jatene precisa anunciar mais 18 nomes até sexta-feira.
Partidos aliados lutam por espaço dentro do governo tucano
Partidos que apoiaram o governador eleito, Simão Jatene (PSDB), continuam lutando por seus espaços dentro do governo e, por isso, acompanham cada detalhe das indicações dos novos secretários. Até agora, o PMDB, que não apoiou oficialmente o tucano, saiu na frente, conquistando três secretarias: Hildegardo Nunes fica na de Agricultura (Sagri), José Antônio Guimarães vai para a de Integração Regional (Seir) e Asdrúbal Bentes vai para a de Pesca. Mas algumas legendas ainda não foram contempladas e seus membros começam a ficar descontentes. "Dos que foram anunciados, têm muitos que são competentes. Mas eu estou meio perplexo, porque o PTB também o apoiou e deveria ser escutado", lamenta o vereador Nadir Neves.
Nas eleições, assim como o PMDB, o PTB também não oficializou o apoio a Simão Jatene. Ao contrário, integrou a "Frente popular acelera Pará", que tinha Ana Júlia Carepa (PT) como candidata ao governo. No entanto, a maioria de seus membros apoiou publicamente o tucano e, agora, o partido espera uma resposta do futuro governador. Segundo Nadir, ainda não houve nenhuma conversa com Jatene sobre o assunto. Entre os nomes da legenda cotados para assumir um órgão no futuro governo está o de Tião Miranda, cogitado para a Secretaria de Transporte.
Os democratas esperam a indicação de Sérgio Leão. Jatene não esconde que o seu coordenador de transição irá assumir uma pasta importante no próximo governo e só não foi indicado ainda por ser um "coringa" que, para o tucano, fará um bom serviço em qualquer área. Além de Leão, o DEM contará com Kleber Teixeira Miranda à frente do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep) e Cleide Amorin Oliveira na Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário