Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Leitorado: Capaf só pagará aposentados e pensionistas assistidos pelo Basa e Plano Misto

De Madison Paz de Souza, sobrre a postagem >Capaf pagará aposentados e pensionistas:

Como um fiel leitor do teu O Mocoorongo, ouso fazer uma necessária correção sobre a notícia em comentário, esclarecendo que a CAPAF divulgou, via internet, ontem (22), comunicado vazado nos seguintes termos:

1. Informamos aos Participantes Assistidos do Plano Misto que o crédito da folha de benefícios do mês de fevereiro/2011 será efetuado na data prevista de 23/02/2011, uma vez que a situação financeira desse Plano permite.

2. O mesmo ocorrerá em relação aos Assistidos do Plano BD de Responsabilidade do Banco da Amazônia (data de aposentadoria anterior a 13/08/1981), uma vez que os recursos para pagamento desse grupo de assistidos são disponibilizados pelo Banco, ficando a CAPAF como mera repassadora desses valores.

3. Quanto aos Assistidos do Plano BD de Responsabilidade da CAPAF (data de aposentadoria posterior a 13/08/1981), a Diretoria Executiva informa que:
a) consoante projeções anteriormente divulgadas, os recursos líquidos do Plano BD estão totalmente exauridos; b) permanecem em curso tratativas visando obter o montante necessário para fazer frente aos compromissos da folha de fevereiro/2011, mediante a alienação da Carteira de Imóveis do Plano BD, razão pela qual, lamentavelmente, o valor do benefício não será depositado para saque na data de amanhã, dia 23/02/2011.

4. Cabe registrar que, mesmo se vier a ser concretizada, a alienação dessa e de outra carteira de investimentos do Plano BD será mais uma medida protelatória, paliativa para a gravíssima situação de iliquidez do referido Plano.

5. A Diretoria Executiva entende que a solução definitiva para o problema está na implantação do projeto de reestruturação dos planos de benefícios da CAPAF. O futuro de todos depende da adesão de cada um.
a) Diretoria Executiva da CAPAF”

Como se vê, caro Ercio, para os aposentados e pensionistas vinculados ao BD “o valor do benefício não será depositado para saque na data de hoje, dia 23/02/2011.

Claro, portanto, que ou a tua fonte blefou, induzindo-te ao erro (o que pouco acredito), ou o Comunicado da CAPAF tem como objetivo intensificar as pressões para nos obrigar a “aderir” aos chamados novos planos o que, sem dúvida fica sub-repticiamente expresso no teor dos itens 4 e 5 do duvidoso Comunicado. Se confirmada a segunda hipótese, cabe veemente repúdio a atitude adotada pela Diretoria da CAPAF,tão sórdida, mesquinha e cruel teria sido a sua atitude.

Deste blog:
Prezado Madison: a postagem foi baseada no que nos foi dito ontem, às 14h15, por fonte, não da Capaf, mas do Basa, e que merece nossa inteira confiança. Assegurou-nos através de telefone que "TODOS", aposentados e pensionistas, seriam pagos dia 23.02.2011. Preferimos aguardar o que ocorrerá até ao final do expediente de hoje (23), do referido banco, porém, acreditamos que a Capaf e a direção do Basa haverão de encontrar uma solução satisfatória, sim. Caso contrário, só a Justiça poderá acudir a parte prejudicada - os assistidos pela Capaf.
Atualização às 11h40
Na manhã de hoje, José Sales, presidente da Capaf, promoveu reunião com dezenas de associados da entidade e declarou que está adotando todas as providências possíveis objetivando obter recursos financeiros para, possivelmente, na próxima sexta-feira (25), pagar os proventos do corrente mês de fevereiro aos aposentados e pensionistas vinculados ao Plano BD-Capaf, ou seja, aqueles não assistidos pelo Basa e Plano Misto. Enquanto isso, AEBA, AABA e Sindicato dos Bancários, juntos, estudam a maneira mais adequada para entrar com uma ação na Justiça visando preservar os direitos de todos os capafeanos.

Um comentário:

  1. Meu caro Ercio,
    Pelo visto, fomos vítimas, você, por confiar em sua fonte - você tem seus motivos - e eu, que, pelo hábito de consultar seu blog para saber das novidades, acreditei e repassei aos meus idosos e sofredores amigos sequiosos por informações.
    Onde se encontravam essas infomações da CAPAF
    na internet que até o momento não localizo?
    Veja meu comentário de ontem à noite, em seu Blog, depois de saber do fato por um. amigo aqui do Rio que teria recebido essa informação em telefonema de um amigo do Nordeste.
    Esse procedimento do BASA/CAPAF não é de estranhar, haja vista as milhares de ações em curso nos diversos tribunais há 20, 30 anos.
    Vale ressaltar que nós, os participantes, não somos vilões que buscamos ganhos indevidos como tentam o BASA e CAPAF passar aos desinformados. Nós contribuimos para a CAPAF por 30, 40, 50 anos, ininterruptamente (o BASA é inadimplente; o BASA vende seus imóveis à CAPAF e os aluga a preços vis que permanecem congelados; a CAPAF paga dívidas do BASA sem ser reembolsada, etc) e quando recorremos à Justiça foi para resgatar nossos direitos usurpados pelas sucessivas e desatrosas administrações do BASA e da CAPAF.
    È bom lembrar,também, que, a quando dos cálculos dos valores que nos são devidos, os Peritos Oficiais deduzem do montante o percentual de contribuição integral para a CAPAF, na forma por ela declarada nos anexos que fornece à Justiça e que permanecem nos Autos, ou seja, aquilo que o BASA e a CAPAF negligenciaram fazer ao longo de tantos anos, em benefício da própria CAPAF, a Justiça o faz de pronto e integralmente.
    Por conseguinte, nós, os participantes da CAPAF jamais deixamos de cumprir com o que nos cabia. Aos administradores do BASA cabia zelar pelos deveres do Patrocinador junto à CAPAF. E às diretorias da CAPAF cabia zelar pela boa gestão da mesma, o que jamais foi feito, pois sempre compactuaram com os erros do BASA e nada fizeram para cobrar do BASA os direitos e reembolsos que o BASA a ela deve até o presente.
    Abraços.
    Sergio de Avellar Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir