Foram empossados, na manhã de ontem, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, os titulares das secretarias especiais criadas pelo governador Simão Jatene. A nova estrutura administrativa foi publicada no dia 21 de julho, no Diário Oficial do Estado, e cria cinco novas supersecretarias: de Gestão, que será comandada por Helenilson Pontes; de Proteção Social, sob o comando de Zenaldo Coutinho; de Infraestrutura e Logística, comandada por Sérgio Leão; de Promoção Social, tendo à frente Nilson Pinto e de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, comandada por Sidney Rosa.
A Secretaria para Assuntos Estratégicos, diretamente ligada ao governador Simão Jatene, ficará sob a responsabilidade de Antônio José Costa de Freitas Guimarães. Também foram empossados Sofia Feio, como chefe da Casa Civil, no lugar de Zenaldo, e Cláudio Cavalcante Ribeiro, substituindo Nilson Pinto na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Sofia e Cláudio exerciam, anteriormente, as funções de subchefe e secretário-adjunto nos respectivos órgãos que assumiram.
De acordo com Jatene, a atual gestão trabalhou, no primeiro momento, para ajustar as contas. Agora que as contas, de acordo com ele, estão equilibradas, a meta é acelerar os projetos que fazem parte da agenda mínima. 'E, para isso, é preciso mudar a estrutura de governo. A função dos secretários especiais será possibilitar a articulação entre os órgãos. Isso funcionou no governo passado e não sei porque parou (durante a gestão petista). O que é importante é esse processo de reordenamento na administração para que o Estado volte a funcionar', declarou. Ainda segundo Jatene, existem três áreas estratégicas: saúde, educação e segurança, mas os outros setores também irão receber atenção especial do Estado.
Durante o seu discurso, Jatene destacou alguns investimentos que serão realizados nos Estado, como recuperação da Alça Viária, inauguração, dentro de 40 dias, do centro hospitalar para atender os renais crônicos e a construção, até o final do ano, de mais um hospital público na capital.
Sérgio Leão discursou em nome dos novos supersecretários. 'Agora aumenta a nossa responsabilidade perante a sociedade paraense. Eu acho que a gente tem um bom desafio pela frente. Todos nós conhecemos o limite da administração pública e sabemos que o grande problema é a falta de coordenação, a falta de controle. Acho que os secretários especiais podem responder bem a essa demanda. A sociedade paraense espera, aposta na gente e nós temos que dar essa resposta', declarou. (Ag.Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário