Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Boto Tucuxi é bicampeão da Festa do Sairé

Tucuxi, venceu pela sexta vez. Foto: Tamara Saré
Dança da sedução do Boto Tucuxi. Foto: Rozinaldo Garcia

O Tucuxi é o vencedor do Festival dos Botos, realizado no último sábado (17), na vila de Alter do Chão, no município de Santarém (oeste do Estado), durante a tradicional festa do Sairé. O resultado foi anunciado na tarde de ontem (19), no Sairódromo - local onde acontece o festival. Na votação foram analisados critérios como figurino, trilha sonora e encenação. Este ano, o enredo escolhido pelo Tucuxi foi “O encanto do Sairé”, que contou a origem da festa, uma manifestação secular da cultura amazônica.

O Festival dos Botos agrega dança, teatro, música, história e efeitos especiais para contar a lenda do boto que se transforma em um belo rapaz, e sai das águas dos rios para seduzir as caboclas. Para contar a lenda, todos os anos, as associações - Tucuxi e Cor de Rosa - escolhem uma temática. O festival atrai turistas de diversos lugares do país e do exterior.

O encerramento da festa do Sairé aconteceu na amanhã de ontem, com a "Cecuiara". Para simbolizar o final da programação, comunidade e visitantes da vila realizam o ritual de derrubada dos mastros, erguidos no início da festividade. Os mastros são derrubados a golpes de machado. Este ano, o grupo dos homens ganhou das mulheres a competição de levante e derrubada.

Após esse ritual, o grupo de folia "Espanta Cão", responsável pela parte musical do Sairé, fez um cortejo pela praça junto com os mordomos do Sairé (pessoas que integram a organização da festa), no qual arrecadam doações dos barraqueiros da praça para um banquete, realizado no Sairódromo em meio a danças, músicas e brincadeiras.

A celebração de encerramento reúne crianças, adultos e idosos. À noite, houve o Baile dos Barraqueiros e Catraieiros, com a Banda Tapajoara, no Sairódromo.

O Tucuxi venceu festival do Sairé em 1999,2000, 2004, 2006, 2010 e 2011.

O Cor de Rosa venceu em 2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2008, 2009.

(Fontes: Ag. Pará e jornal O Estado do Tapajós Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário