Os cartórios eleitorais do Pará começam, a partir de hoje, a funcionar até as 18 horas. A ampliação do horário de atendimento em mais três horas é para atender a demanda de alistamento eleitoral e transferência de títulos nesta reta final de cadastramento da Justiça Eleitoral para o plebiscito de 11 de dezembro sobre a divisão territorial do Pará, com a criação dos Estados do Tapajós e do Carajás. O prazo de cadastramento termina neste domingo, dia 11.
Esta é a terceira ampliação no horário de funcionamento dos cartórios e postos de atendimento nos dois últimos meses. Em Belém, além da Central de Atendimento ao Eleitor, no bairro da Pedreira, a Justiça Eleitoral também disponibiliza o serviço nos postos de atendimento localizados na Assembleia Legislativa do Pará; no posto Tá na mão, no bairro do Guamá; e na Estação Cidadania, no bairro do Jurunas. No interior do Estado, os interessados podem procurar os cartórios eleitorais. Além disso, o Expresso Eleitoral, a central de atendimento itinerante do TRE, realiza no próximo dia 10 uma grande ação na praça Batista Campos, em Belém, no horário das 9h às 15h.
O presidente do TRE, desembargador Ricardo Nunes, orienta o eleitor a não deixar a transferência de títulos para última hora. "Estamos fazendo tudo isso para evitar que se formem longas filas nos últimos dias", afirmou. Ele ressalta que, após o prazo, os serviços continuarão sendo prestados pelos Cartórios Eleitorais no horário normal de atendimento, no entanto, o eleitor com pendências junto à Justiça Eleitoral não poderá participar dos plebiscitos.
Por lei, a inscrição e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Aqueles que completarem 16 anos até 11 de dezembro poderão votar desde que solicitem seu título dentro do prazo previsto pela legislação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário