As principais mudanças serão no trânsito. Apesar de a obra ter demorado a sair e não ser a solução definitiva para o fim dos congestionamentos, na entrada e na saída da capital, a diretora superintendente da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Ellen Margareth Souza, afirmou que haverá melhorias imediatas para condutores e motoristas. "O semáforo em frente ao shopping será eliminado e a faixa de pedestres também. Com isso se dá mais fluidez ao tráfego e segurança ao pedestre. Claro, precisaremos educar essas pessoas. Também temos a preocupação com a velocidade, pois os motoristas não terão obstáculos e podem acabar correndo muito. Mais adiante fizemos a alteração do tempo dos semáforos em frente à Itapemirim para dar mais fluidez também e mais tempo ao retorno", explicou.
Outras medidas que serão tomadas após a inauguração do Pórtico serão o reordenamento das paradas de ônibus; retirada das placas e da faixa de pedestre que ainda existem; e, para dar mais segurança aos pedestres, há a possibilidade de cercar o meio-fio da BR-316 com grandes ou alambrados, assim como o canteiro central já está sendo fechado. A primeira parada de ônibus antes do Pórtico, no sentido Belém-Ananindeua, será eliminada. "Faremos muitas outras adequações, mas com estudos e avaliações depois da inauguração", disse Ellen.
O secretário municipal de Urbanismo, Fernando Pereira, adiantou que além de ser uma estrutura para o trânsito, o Pórtico pode ser um novo cartão-postal da cidade. Por fora haverá iluminação de LED (light emitting diode ou diodo emissor de luz) que terá cores especiais para cada evento, como Círio, Natal e Ano Novo. Inicialmente haverá luzes trocando de cor a cada momento. Por dentro, o local tem espaço para diversas atividades, como exposições e até bandas. "Há muito potencial para esta obra e temos muitas ideias, mas ainda não temos nada confirmado. O que se sabe é que temos espaço, mas nada que fique juntando muitas pessoas paradas por muito tempo, pois é uma passarela. Há possibilidade também de instalarmos postos para alguns serviços", comentou.
Posto de comando e administração terá guardas municipais 24h
O secretário Fernando Pereira que a população precisava do Pórtico com urgência para melhorar o trânsito e a segurança dos pedestres. Por isso, todos os esforços foram concentrados para terminar o trabalho o quanto antes. A demora ocorreu porque os recursos do Dnit passavam por um longo trâmite burocrático até serem liberados e acabavam chegando atrasados, o que impedia a continuidade das obras. Ele também garantiu que não houve desgaste das relações da Prefeitura de Belém com o Dnit.
Para manter a estrutura limpa, que é toda branca (um chamariz para pichadores), e segura (pois é muito espaçosa), haverá um posto de comando e administração com a Guarda Municipal de Belém (GMB), que ficará, a princípio, com quatro guardas, 24 horas por dia. Já foram feitos convites para outras instituições ficarem no posto, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Há espaço para mais um posto de comando e administração, que será instalado se for necessário. Nos postos também ficarão agentes da Secretaria Municipal de Economia (Secon, para evitar que ambulantes queiram usar o espaço), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb, para reparos e vistorias) e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan, para a limpeza). Haverá também uma porta de acesso direto ao shopping, mas só estará aberta enquanto o estabelecimento estiver aberto. A entrada de motos será proibida. De bicicletas, somente se o ciclista levar o veículo no ombro.
O primeiro evento programado para o Pórtico será no dia 7 de outubro, quando o prefeito de Belém, Duciomar Costa, deverá entregar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, entre 12h30 e 14h. (Amazônia)
Não dou seis meses pra essa passarela estar toda destruida.
ResponderExcluirMaria Santos, marambaia