Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Taxistas ameaçam bloquear a cidade de Belém

Uma passeata na manhã do próximo dia 27 vai marcar o protesto contra o reordenamento dos pontos de táxis que ficam na avenida Presidente Vargas. Os profissionais vão seguir daquela via até o Palácio Antônio Lemos e pretendem ser recebidos pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa. Se não houver acordo, os taxistas prometem fechar todas as ruas de Belém no dia seguinte, dia 28 - data do jogo Brasil e Argentina, que será realizado na noite de quarta-feira, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

Ontem à tarde, o Sindicato dos Taxistas do Município de Belém (Stabepa), representante de 5.427 associados, convocou uma reunião para discutir o estabelecimento de regras para o funcionamento dos pontos de táxi na Presidente Vargas. O reordenamento previsto para começar no dia 26 será executado pela Companhia de Transportes do Municipío de Belém (Ctbel).

A Ctbel pretende organizar 19 pontos de táxi que operam na área e retirar três deles. Os táxis poderão estacionar somente na faixa da direita. A da esquerda deixará de funcionar como estacionamento e passará a servir somente para o fluxo de veículos. O diretor do Stabepa, Francisco Neto, argumenta que na Presidente Vargas estão os pontos mais antigos de Belém e que a categoria vai resistir às mudanças propostas. "O (ponto) do Bar do Parque, por exemplo, tem mais de 60 anos e nunca teve nenhum problema", resume o taxista.

Sobre a ameaça de fechar as ruas, Francisco contou que os taxistas de cada rua ficarão responsáveis pela obstrução.

Hoje, a cooperativa de taxistas Cotesp, que opera em frente ao Shopping Boulevard, vai se reunir com a Ctbel para discutir a atuação dos profissionais da Cooperdoca, que estariam estacionando seus carros nos pontos de domínio da Cotesp. Caso a Ctbel não dê uma solução para rixa entre as associações, é possível que também a Doca de Souza Franco seja fechada.

De acordo com a superintendente da Ctbel, Ellen Margareth, o Stabepa em nenhum momento tentou agendar uma reunião com o órgão para reivindicar os pontos expostos na assembleia geral. "Nós gostaríamos que os taxistas apresentassem uma contraproposta, mas até agora não fomos procurados", ela disse. "As medidas para dar mais fluidez ao trânsito na Presidente Vargas são inevitáveis. A intenção é estender as regras para todo o bairro da Campina. Vamos reordenar também as paradas de ônibus. Até às 20 horas, será proibido o estacionamento de veículos na faixa da direita. Tudo isso será feito para evitar os engarrafamentos e aumentar as vagas para carros no perímetro", justificou. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário