O chamado de operários de uma obra, no bairro do Umarizal, em Belém, motivou uma vistoria, na tarde de ontem, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no edifício Sonata Residence, da construtora Leal Moreira, situado na rua João Balbi. As denúncias davam conta de rachaduras e fissuras em um dos pilares do prédio. Após a vistoria, o Corpo de Bombeiros confirmou os danos no edifício, o que foi caracterizado como "patologias" em um dos pilares da construção, mas, preliminarmente, foi descartado o risco de desabamento. Hoje deve ser entregue o laudo pericial feito pelo engenheiro calculista contratado pela empresa. Em nota, a construtora reconheceu que houve uma retração de concreto em um dos pilares, mas garantiu que o prédio está com a estabilidade global assegurada. Alguns moradores disseram ter ouvido um estalo no início da tarde, mas não houve confirmação.
O prédio tem 30 pavimentos e, segundo o site da construtora, está em fase de finalização. Ao redor da obra, a vizinhança estava em estado de alerta. Segundo o empresário Paulo Roberto, de 59 anos, que mora na vila Olídia, ao lado do prédio, a obra lhe causou alguns transtornos, como uma parede do prédio que tombou sobre a área de serviço de sua residência. Ninguém se feriu. "Ainda tivemos problemas no forro de um quarto e algumas rachaduras. Depois de um tempo, a empresa pagou pelos danos", contou.
Pela manhã, houve uma paralisação e os operários, por precaução, não trabalharam nas obras. Por volta das 13h30, o capitão Varela, do Corpo de Bombeiros, realizou vistoria no edifício. No final do dia, o diretor de serviços técnicos do Corpo de Bombeiros, coronel Assis, confirmou que a corporação solicitou à empresa a feitura de um laudo técnico de especialista e, só após o documento, será possível dizer com exatidão as condições do edifício. "Há problemas em um pilar, mas nada grave."
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a construtora declarou que "que houve uma retração de concreto em um dos blocos das fundações do edifício Sonata Residence. O fato não compromete a solidez do prédio". A empresa coloca-se a disposição para eventuais dúvidas e/ou esclarecimentos". (Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário