Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 25 de março de 2012

O PODER NO TOUCADOR DE DILMA

dilma-kamura

Dilma quase arrancou os próprios cílios, só para checar se Celso Kamura tinha respeitado o limite dos três fiozinhos. As duras negociações entre os dois começaram ainda na campanha eleitoral (Foto: Divulgação)

Reportagem de Luara Calvi Anic publicada na revista Lola, da Editora Abril

O primeiro ano de governo de Dilma Rousseff contou com grandezas como o crescimento em torno de 3% do país, os sete ministros demitidos — e os três fiozinhos postiços colados em cada canto dos olhos da presidente, um discreto recurso de beleza só percebido pelos iniciados nas trabalhosas artes do make-up.

Os cílios são um truquezinho para disfarçar uma falha na pálpebra esquerda de Dilma. São aplicados antes de cada evento importante pelo cabeleireiro e maquiador Celso Kamura. Responsável desde a campanha eleitoral de 2010 pela incontestável evolução na aparência da mulher mais poderosa do Brasil, Kamura voa de São Paulo para Brasília pelo menos uma vez por mês. Diante de uma bancada com espelho, no closet dos aposentos presidenciais do Palácio do Alvorada, ele faz uma pequena inspeção no quadro geral, propõe soluções e, assim como ocorre com o alto escalão do poder, depara-se com o estilo Dilma, em versão mais light.

Os três cílios, por exemplo, não podem jamais passar de três, o máximo permitido por ela. “Teve uma vez em que ela encanou que tinha cílios a mais. E eu falei: ‘Não, está igualzinho. Este cílio é teu’. Ela foi tirar e quase que arranca o dela”, conta ele. Discreta e com força suficiente para conter um cabeleireiro animado – missão que pode ser mais difícil do que tratativas com o Irã -, Dilma vai aos poucos se rendendo aos cuidados com a beleza.

Aqui, Kamura fala sobre as rodadas de negociações com sua ocupadíssima cliente e promete: “Ao contrário dos homens, que envelhecem no poder, ela vai sair mais bonita do que entrou”.

Vaidade & poder - “Algumas mulheres em altos cargos têm insegurança na hora de ousar no make-up. No caso da Dilma, não é insegurança, é discrição. Ela é tradicional. Eu reparo e comento: ‘Ah, ontem você estava tão linda no jornal, a maquiagem estava ótima’. E ela fala: ‘Vi uma foto e não gostei muito, não’. Ela é muito discreta, parece que desviou toda a sua libido para trabalhar. Trabalha muito e acha que perde tempo cuidando da beleza.”

Três fiozinhos postiços. E só - “A Dilma tem uma falha no canto esquerdo dos cílios. Então coloco três fios em cada cantinho. Eles corrigem o defeito e dão uma leve levantadinha. E ela conta os fiozinhos [risos]! Teve uma vez em que encanou que tinha alguns cílios a mais. Eu falei: `Não, está igualzinho. Este cílio é teu`. Mas ela resolveu tirar assim mesmo – e quase arranca o dela! Ela vai controlando, tem medo de usar fios postiços. Fora do país, você vê mulheres que, mesmo com o rosto natural, botam cílios postiços e não precisam de mais nada, os olhos estão feitos. Acho que é uma moda que vai pegar por aqui.”

Pó compacto, sempre! - “Já cansei de falar: `Dilma! Pó compacto sempre!`. Às vezes ela esquece. Ela tem que passar, porque a pele dela brilha – e as fotos fazem com que brilhe mais ainda. Essa coisa do pó eu percebo tanto… Ela estava naquele evento da Copa, com representantes da FIFA, toda brilhante. No mesmo dia, mandei uma mensagem: `Tá brilhando demais!`. Era um evento tão importante e ela esqueceu… Uma mulher muito vaidosa não esqueceria jamais. Mas ela esqueceu.

dilma-1970

1970 - Aos 22 anos, presa pelo Dops em São Paulo. Uma jovem que só tinha cabeça para pensar na revolução

dilma-1993

1993 - Secretária de Energia, Minas e Comunicações, no Rio Grande do Sul. E aquele visual típico da época

dilma-2004

2004 - Ministra de Minas e Energia, já iniciada na escova

dilma-2006

2006 - Ministra-chefe da Casa Civil, no período pré-plástica

dilma-2011

2011 - Na posse, feliz da vida: cabelos bem cuidados, maquiagem adequada

dilma-2011a

2011 - Dando uma força para Lula, em fase de quimio. Ninguém nota três fios postiços nos cílios

Mais aqui >> Beleza:

Nenhum comentário:

Postar um comentário