Foi publicada no Diário Oficial da União, ontem, a resolução do Senado que aprovou o empréstimo de R$ 320 milhões que o Estado do Pará receberá da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para executar o projeto do sistema de transporte rápido metropolitano, o BRT (Bus Rapid Transit), que interligará o Entroncamento, na saída da capital, até o município de Marituba, na Grande Belém.
Segundo a resolução, o Estado do Pará fica autorizado a contratar operação de crédito externo, com garantia da União, com a Jica. Parte da verba deverá ser destinada para o pagamento de obras civis e da comissão de compromisso, e o restante será aplicado no pagamento de consultoria, de juros durante a construção e de contingências. O prazo de desembolso deverá ser de 5 anos e seis meses, contado a partir da vigência do contrato. A amortização será feita em 41 parcelas semestrais, "sendo que o primeiro pagamento se dará após 10 anos e no dia 20 do mês em que o contrato foi assinado, e as demais sequencialmente a cada 6 meses, sempre no dia 20". Os juros serão de até 0,5% ao ano sobre o montante alocado às obras de engenharia e de até 0,01% ao ano sobre o montante destinado aos serviços de consultoria.
Ideia é interligar o Entroncamento até o município de Marituba O projeto de implantação do BRT Metropolitano pelo governo do Estado deverá se dar em 2014, quando já estará concluído o prolongamento da avenida João Paulo II até o município de Ananindeua. Atualmente, o NGTM faz estudos na área que será atendida pelo novo sistema de transporte, avaliando o impacto que terá no fluxo de passageiros, bem como no fluxo de veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário