Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Harmonia entre poderes é destacada durante homenagem do Congresso a ministros do STF

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski e o ministro aposentado da mesma corte Ayres Britto foram agraciados ontem (12) com a Comenda da Ordem do Congresso Nacional, a mais alta condecoração do Legislativo brasileiro. Os três foram condecorados no grau de Grã-Cruz, durante solenidade realizada no salão nobre do Senado. O ex-ministro do STF Cezar Peluso também seria homenageado, mas não pôde comparecer à cerimônia.

A comenda, criada para homenagear pessoas e instituições nacionais ou estrangeiras dignas do especial reconhecimento do Poder Legislativo, foi concedida pelo presidente do Senado, José Sarney, grão-mestre da Ordem, e pelo presidente da Câmara, Marco Maia, chanceler da Ordem.

Ao traçar os perfis e as trajetórias dos agraciados e justificar a inclusão dos três no restrito grupo de homenageados com a honraria, Sarney assinalou a relevância do papel do Supremo e da harmonia entre Judiciário e Legislativo para a consolidação da democracia. O presidente do Congresso ressaltou também que a escolha dos três pelo Parlamento reflete não apenas o reconhecimento dos deputados e senadores, mas de toda a população e dos estados representados. - Vossas excelências são figuras que deram ao Brasil o exemplo da prestação da justiça e se credenciaram à admiração e reverência de todos os brasileiros. O que faz o Congresso Nacional é manifestar de público essa reverência. Quero agregar a minha honra pessoal e minha felicidade de presidir esse ato de justiça e reconhecimento - disse Sarney.

Ao agradecer em nome dos agraciados, Ayres Britto também destacou a boa relação entre os Três Poderes e afirmou que a honraria é ainda maior por ter sido entregue por José Sarney, que, de acordo com ex-presidente do Supremo, “encarna a própria harmonia” existente entre as instituições brasileiras e representa o ponto de unidade da federação brasileira. - Esse requisito fundamental da harmonia entre os poderes tem em Vossa Excelência um símbolo muito forte e até um sentido de encarnação. O presidente Sarney historicamente encarna a harmonia, a conciliação. O presidente Sarney é o ponto de contato, é o ponto de fusão, é o ponto de harmonia entre polaridades necessariamente e inevitavelmente contrapostas - disse Ayres Britto.  (Ag.Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário