Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e Ricardo
Lewandowski e o ministro aposentado da mesma corte Ayres Britto foram
agraciados ontem (12) com a Comenda da Ordem do Congresso
Nacional, a mais alta condecoração do Legislativo brasileiro. Os três
foram condecorados no grau de Grã-Cruz, durante solenidade realizada no
salão nobre do Senado. O ex-ministro do STF Cezar Peluso também seria
homenageado, mas não pôde comparecer à cerimônia.
A comenda, criada para homenagear pessoas e instituições nacionais ou
estrangeiras dignas do especial reconhecimento do Poder Legislativo,
foi concedida pelo presidente do Senado, José Sarney, grão-mestre da
Ordem, e pelo presidente da Câmara, Marco Maia, chanceler da Ordem.
Ao traçar os perfis e as trajetórias dos agraciados e justificar a
inclusão dos três no restrito grupo de homenageados com a
honraria, Sarney assinalou a relevância do papel do Supremo e da
harmonia entre Judiciário e Legislativo para a consolidação da
democracia. O presidente do Congresso ressaltou também que a escolha dos
três pelo Parlamento reflete não apenas o reconhecimento dos deputados e
senadores, mas de toda a população e dos estados representados. - Vossas excelências são figuras que deram ao Brasil o exemplo da
prestação da justiça e se credenciaram à admiração e reverência de todos
os brasileiros. O que faz o Congresso Nacional é manifestar de público
essa reverência. Quero agregar a minha honra pessoal e minha felicidade
de presidir esse ato de justiça e reconhecimento - disse Sarney.
Ao agradecer em nome dos agraciados, Ayres Britto também destacou a
boa relação entre os Três Poderes e afirmou que a honraria é ainda maior
por ter sido entregue por José Sarney, que, de acordo com ex-presidente
do Supremo, “encarna a própria harmonia” existente entre as
instituições brasileiras e representa o ponto de unidade da federação
brasileira. - Esse requisito fundamental da harmonia entre os poderes tem em
Vossa Excelência um símbolo muito forte e até um sentido de encarnação. O
presidente Sarney historicamente encarna a harmonia, a conciliação. O
presidente Sarney é o ponto de contato, é o ponto de fusão, é o ponto de
harmonia entre polaridades necessariamente e inevitavelmente
contrapostas - disse Ayres Britto. (Ag.Senado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário