Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Protestos voltam a incendiar o país

Jornal do Brasil (JB)
Os protestos de sábado (25), em São Paulo, comprovam que o Jornal do Brasil já vinha antecipando em seus editorias: no ano da Copa do Mundo e das eleições, as ruas serão novamente tomadas por manifestos inflamados, sacudindo o país com palavras de ordem contra os governos, os altos gastos com a competição, a falta de investimento em infraestrutura e a falta de ética da classe política.
 
Fusca é incendiado durante protesto em São Paulo: manifestações voltam com toda a força 
O ato intitulado "Não vai ter Copa", que começou com uma passeata, terminou com carros incendiados e depredações. Um recado direto às autoridades de que as ruas serão novamente tomadas, agora com o combustível de uma competição que atrairá os holofotes do mundo para o país, e de uma eleição que acirrará ânimos e colocará literalmente fogo no tabuleiro político.

Em editorial publicado no dia 30 de dezembro, intitulado Opinião - 2014 começará após a decisão do 2º turno, no dia 26 de outubro, o JB já previa:

"(...) paralelamente, o Brasil começará a viver a proximidade da Copa do Mundo. Contudo, o futebol, paixão do brasileiro, estará longe do povo, impossibilitado de assistir aos jogos devido aos preços exorbitantes dos ingressos. Joseph Blatter, que era um simples e medíocre funcionário da Fifa, que segurava o saco para que o então presidente, João Havelange, escondesse as supostas irregularidades, agora impõe humilhações ao Brasil, que vão de "chutes no traseiro" a determinar regras em nosso território, como se a Fifa mandasse no país. Regras e escândalos que já provocaram a ira da população, que foi às ruas protestar e promete mais manifestações no ano que está por vir."

No dia 4 de novembro de 2013, outro editorial, intitulado A sucessão em poucas palavras, também já previa:

"O início de 2014 cria expectativas no cenário político, trazendo um clima de incerteza e de iminência de caos social no país."

Os protestos que voltam a ganhar força já em janeiro de 2014 dão sinais de que este ano será marcado pelas vozes nas ruas, pela indignação da população e pela exigência de ética, responsabilidade e comprometimento da classe política com a sociedade.

Um comentário:

  1. É muita ignorância.
    - O dinheiro roubado nas obras não voltará aos cofres de ninguém;
    - Se a Copa não acontecer, muito dinheiro deixará de entrar no comércio e nos serviços, atingindo gente que não tem nada a ver com a roubalheira;
    - Somente a imagem do País é que ficará marcada, trazendo maiores problemas econômicos;
    - Quase todo o povo brasileiro gosta de futebol e é a favor da realização do certame;
    - Muitos políricos da oposição acreditam erradamente (basta conferir durante a realização de outras copas) que a Copa do Mundo, em caso de vitória do Brasil, traz inúmeras vantagens para os políticos de plantão, o que não é verdade;

    Aí cabe a pergunta:

    A quem interessa, portanto, o boicote da Copa?

    ResponderExcluir