Há um clima de tensão entre funcionários do Banco do Brasil e da Caixa
Econômica Federal. Circula pelos gabinetes dos dois bancos a informação
de que um processo de fusão entre eles estaria em estudo dentro do
governo de Michel Temer.
A ideia que circula entre técnicos da equipe econômica prevê a
transferência de todas as operações da Caixa para o BB, com exceção da
área imobiliária. Com isso, a Caixa se transformaria em uma agência
imobiliária, responsável exclusivamente pelo financiamento da casa
própria.
Essa proposta não é nova. Já circulou pelo governo de Fernando
Henrique Cardoso, mas acabou engavetada diante das fortes pressões de
políticos e dos sindicatos, contrários à ideia. Agora, acredita-se que a
fusão pode decolar, diante da imagem negativa que os bancos públicos
ficaram ao serem usados pelo governo Dilma Rousseff para as pedaladas
fiscais.
Os empregados das duas instituições estão em alerta. Temem que, com a
fusão dos negócios comerciais e com a Caixa restrita ao mercado
imobiliário, vagas sejam fechadas e benefícios, cortados. Muitos
reconhecem que a saúde da Caixa, por causa do excessivo uso político nos
últimos anos, não é boa e exigirá socorro do Tesouro Nacional. Mas
acreditam que tudo poderá ser revolvido com uma boa gestão.
(Blog do Vicente - Correio Braziliense)


Nenhum comentário:
Postar um comentário