Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 31 de julho de 2010

Telecomunicação: serviço cresce 703% após privatização

Em O Globo:

A privatização das telecomunicações no Brasil completou 12 anos, na última quinta-feira, com um crescimento de 703% na oferta de serviços, um dos maiores índices do mundo.

O número de clientes passou de 29,9 milhões em 1998 para 240 milhões, entre aqueles que usam telefone fixo, celular, banda larga e TV por assinatura.

A população brasileira é de aproximadamente 193 milhões de habitantes, o que significa que a mesma pessoa já contrata mais de um tipo de serviço. Os dados são do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel e Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

A telefonia celular foi o segmento que mais cresceu: 2.320%. Passou de 7,4 milhões de clientes, em 1998, para 179,1 milhões no primeiro trimestre deste ano. Já a telefonia fixa saiu de cerca de 20 milhões para 41,4 milhões no período, ou seja, praticamente dobrou. Os clientes da TV por assinatura, que eram 2,6 milhões em 1998, passaram a 7,9 milhões (204%).

Clonando Pensamento

"Se tem alguém aqui com preconceito, não tenha preconceito por votar numa mulher. Deixa de ser besta. Ela é uma mãe. Foi ela que lhe pariu". (Presidente Lula, ontem, no discurso proferido em Curitiba para uma platéia de empresários, pedindo voto para Dilma Roussef)

Pesquisa IBOPE aponta Dilma na liderança

Pesquisa IBOPE divulgada ontem pelo Jornal Nacional. a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 39% das intenções de voto, contra 34% de José Serra (PSDB). A candidata do PV, Marina Silva, registra 7%.A margem de erro de é dois pontos percentuais.

O Ibope também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra, a petista aparece com 46% e o tucano com 40%.

TSE reintegra prefeito de Ipixuna do Pará

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandwski, concedeu liminar na noite de ontem, em Brasília, determinando que o prefeito de Ipixuna do Pará, Evaldo Oliveira da Cunha, deve permanecer no cargo até o julgamento de recurso impetrado pelo gestor, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TRE), requerendo a reformulação da decisão do TRE do Pará, que cassou o diploma do prefeito, sob a acusação da prática de crime eleitoral nas eleições de outubro de 2008. Ainda na noite de ontem, foi encaminhada mensagem eletrônica ao TRE/PA comunicando o deferimento do pedido do prefeito, assim como foi enviado fax ao Cartório da 49ª Zona Eleitoral.

TRE: sessão extraordinária julga candidaturas

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) realiza neste sábado a sua primeira sessão extraordinária referente às eleições de outubro deste ano. Prevista para começar às 8h30, a Corte se reúne especificamente para apreciar novos pedidos de candidatura. Compõem o pleno, além do presidente, o desembargador João Maroja; o vice, o desembargador Ricardo Nunes; o juiz federal Daniel Sobral; os juízes estaduais Paulo Jussara e Vera Araújo; e os juristas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Leão e Luiz Neto. Representado o MPE, está o procurador regional eleitoral, Daniel Avelino.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Argentina realiza primeiros casamentos gays legalizados

José Luiz e Miguel
Dois homens que estão juntos há 27 anos se tornaram o primeiro casal a celebrar uma união civil nesta sexta-feira (30) na Argentina sob o amparo de uma lei aprovada pelo Congresso, uma legislação pioneira em nível nacional na América Latina.

A cerimônia civil entre o arquiteto José Luis David Navarro, de 54 anos, e o funcionário público aposentado Miguel Angel Calefato, de 65, foi celebrada na cidade de Frías, na província de Santiago del Estero, onde vivem há seis anos. "Estamos juntos há 27 anos. Isto para nós é quase um protocolo, mas foi uma grande conquista a aprovação da lei", disse Navarro à televisão.

Pouco depois, também na manhã desta sexta-feira, um ator e um representante de artistas se casaram em um cartório de registro civil de Buenos Aires após 34 anos de convivência. O representante Alejandro Vanelli, de 61 anos, e o ator Ernesto Rodríguez Larrese, de 60, casaram-se no mesmo lugar onde há três anos tiveram esta possibilidade negada.

A nova legislação reforma o Código Civil, mudando a fórmula de "marido e mulher" pelo termo "contraentes". Além disso, iguala os direitos dos casais homossexuais aos dos heterossexuais, incluindo os direitos de adoção, herança e benefícios sociais. (No G1)

Missa de sétimo dia

Será rezada hoje, às 19h30, na Igreja Santo Antônio Maria Zaccaria (Rua Boaventura da Silva/travessa 9 de janeiro - em Belém) pelo falecimento do bancário aposentado (do BASA) HERALDO SAMPAIO DE ALMEIDA, pai da jornalista Leila Blanco que trabalha na assessoria de comunicação da Cosanpa.

Clonando Pensamento

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
(D. Pedro II)

SANTARÉM, NOSSA MUSA (De: José Wilson Malheiros)

Ércio, recebi alguns e mails de “santarenos ausentes”, leitores fiéis do teu blog. Me pediram mais versos sobre nossa terrinha. Então... aproveitemos o verão e o esplendor das paisagens “mocorongas”.

SANTARÉM SEMPRE É CANTADA

EM ROMANCE, VERSO E PROSA.

DOS POETAS NAMORADA,

MINHA TERRA É TÃO FORMOSA.


MINHA TERRA TEM MANGUEIRAS

ONDE CANTAM PERIQUITOS,

AS MULHERES MAIS FACEIRAS

E OS RECANTOS MAIS BONITOS.


UM CORAL DE PASSARINHOS

AS CORTINAS JÁ DESCERRA.

VAI ABRINDO, DE MANSINHO

AS MANHÃS DA MINHA TERRA.


É UMA FESTA COLORIDA,

UM MILHAR DE MELODIAS

ALEGRANDO A NOSSA VIDA.

AH! QUE DOCE SINFONIA.


QUANDO SOPRA O VENTO AMENO

PENTEANDO O TAPAJÓS,

O AMAZONAS, RIO MORENO,

VAI CORRENDO MAIS VELOZ.


DE SONHAR EU NÃO ME FARTO,

COM ESSA TERRA ENCANTADA.

DA JANELA DO MEU QUARTO

VEJO A NOITE ESTRELADA.


MINHA TERRA AINDA ADORMECE

NOS SORRISOS DO LUAR,

NUMA BRISA QUE ENTERNECE

FEITO CANTO DE NINAR.


EU JÁ VOU, É DESPEDIDA.

ATÉ MAIS, MINHA TERRINHA,

TU ÉS NUNCA ESQUECIDA,

SANTARÉM, MINHA MÃEZINHA.

P.S. Vou ler e me deliciar com as “santarenices” do meu poeta preferido, Emir, o Príncipe.

Companheiro gay pode ser incluído no Imposto de Renda

Casais homossexuais poderão declarar o companheiro ou companheira como dependente do Imposto de Renda (IR), desde que cumpram os mesmos requisitos estabelecidos pela lei para os heterossexuais com união estável, como vida em comum por cinco anos. A Receita Federal poderá notificar o contribuinte para verificar a informação.

A novidade será publicada na edição desta sexta-feira no Diário Oficial da União por meio de um parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O documento foi aprovado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A expectativa é de que a Receita venha a público nesat sexta-feira para informar a partir de quando esse tipo de declaração será aceita.

O parecer resulta de uma consulta feita por uma servidora pública que desejava incluir como dependente sua companheira, isenta no IR. A consulta da servidora abriu precedente para outros casais de mesmo sexo em situação semelhante.

Baseado no princípio da isonomia de tratamento, o parecer destaca que, como a legislação prevê a inclusão de companheiros heterossexuais de uniões estáveis como dependentes no IR, o mesmo deve ser garantido aos parceiros homoafetivos. (Em O Globo)

Torcida descontente cobra "mais futebol" do Pantera

A derrota, em pleno o "Colosso do Tapajós", diante do Fortaleza/CE, na última quarta-feira, acendeu a chama da insatisfação entre os torcedores do São Raimundo, em Santarém. Ainda durante a partida, quando ainda havia a esperança de empate do time, a torcida já mostrava-se descontente com o técnico Válter Lima e os jogadores alvinegros. O público até que compareceu em bom número ao estádio - quase oito mil pagantes -, mas acabou deixando o local temeroso de que o Pantera não consiga uma das duas vagas do grupo A da Série C do Brasileiro para a segunda etapa do campeonato.

Ontem, na reapresentação do elenco, à tarde, os jogadores não conseguiram encontrar uma justificativa aceitável para a queda de produção do time, após ter inaugurado o placar, fazendo 1 a 0. "Não tem como explicar uma situação como essa", declarou o atacante Branco, autor do segundo gol alvinegro. "A gente jogava bem, tinha a partida nas mãos e acabamos cedendo espaço ao Fortaleza", completou. O técnico Válter Lima foi criticado pelos torcedores por ter insistido com Clóvis na equipe. O jogador perdeu, por baixo, duas grandes chances de balançar a rede adversária. (No Amazônia)

Sead abre processo contra a TIM

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) abriu um processo administrativo contra a operadora de telefonia TIM, que tem contrato para prestação de serviços com mais de 60 órgãos do governo do Pará. O processo foi aberto no início deste mês, decorrente da reclamação de vários órgãos sobre o descumprimento de algumas cláusulas do contrato firmado em 2009.

De acordo com a Sead, gestora do contrato, entre as cláusulas descumpridas estão a ausência dos relatórios gerenciais (o que dificulta a gestão do serviço pela Sead e pelos órgãos atendidos pela operadora) e o atraso de meses na entrega das senhas de acesso do Sistema Tim Web. A Secretaria vai pedir que a empresa faça o ressarcimento de todos os prejuízos causados ao Estado. (No Amazônia)

Eleitor faz apenas nove denúncias

Até agora, a Comissão de Poder de Polícia de Propaganda Eleitoral em Belém, ligada ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), recebeu apenas nove denúncias de propaganda irregular, mas nenhuma delas foi confirmada.

A comissão é formada pelas 29ª, 77ª e 98ª zonas eleitorais. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (91) 3283-3423 e (91) 3277-5337 de segunda a sexta, entre 8h e 19h, e, até agora, as queixas mais recorrentes se referem a colocação de cavaletes com cartazes de candidatos nas ruas, pinturas de muro e propagandas móveis. "Toda vez que uma denúncia é feita, nossos fiscais vão até o local indicado para conferir a situação. Se confirmada a propaganda irregular, o candidato é notificado e tem até 48 horas para retirar o material", explica Kelem Chaar, uma das integrantes da comissão. (No Amazônia)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

TJE escolhe nova desembargadora

A juíza Helena Percila de Azevedo Dornelles (foto), titular da 7ª Vara da Família, foi a escolhida ontem, 28, para ascender ao desembargo do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), na vaga deixada em aberto pela desembargadora Carmencin Marques Cavalcante, que se aposentou após mais de quatro décadas de serviços prestados à magistratura. Os desembargadores elegeram a juíza à unanimidade de votos pelo critério de antiguidade.
Na mesma sessão, o presidente do TJPA, desembargador Rômulo Nunes, declarou aberta mais uma vaga no desembargo, em decorrência da aposentadoria da desembargadora Therezinha Martins da Fonseca, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira, 28. A referida vaga será preenchida atendendo ao critério de merecimento.

Poetando ("Sonho Predileto", de Emir Bemerguy, musicado pelo maestro Isoca em 1968)

(...)

"Minha cidade, tú és tão bonita

Que eu não me canso nunca de exaltar

A formosura toda que palpita

No teus vérgeis, ó terra singular!


Não permito, senhores, que ninguém

Goste mais do que eu de Santarém"

Caixa dá mais à Petrobras do que para saneamento

A Caixa Econômica Federal emprestou para a Petrobras R$ 5,6 bilhões em menos de dois anos, somando o crédito de R$ 2 bilhões concedido no mês passado.

Foram R$ 3,6 bilhões no segundo semestre de 2008 (um de R$ 2 bilhões e outro de R$ 1,6 bilhão). Os números mostram que a dívida total da empresa equivale a quase três vezes o total da carteira de aplicações em saneamento, conforme o balanço da Caixa do primeiro trimestre de 2010, que foi de R$ 1,982 bilhão.

Ainda de acordo com o balanço, os recursos correspondem a 17,86% do total da carteira de crédito de pessoas jurídicas, que é de R$ 31,346 bilhões (balanço do primeiro trimestre de 2010).

Além disso, aproxima-se do volume de contratações dentro do programa "Minha Casa, Minha Vida", que atingiu R$ 6,6 bilhões para financiar 96 mil empreendimentos.

Os recursos tomados da Caixa, conforme consta das explicações do balanço anual do banco, seriam pagos com vencimento de contrato em 25 meses, em parcela única, ao fim do prazo. Ou seja, está vencendo agora. No documento, a estatal aparece como o principal devedor da instituição.

Para se ter uma ideia do peso da Petrobras na carteira da Caixa, o montante de crédito direcionado às indústrias era de apenas R$ 1,614 milhão, segundo balanço de 2007. Em 2008, pulou para R$ 3,607 bilhões. (Em O Globo)

Pantera derrotado em casa

Depois de dois empates por 0 a 0, contra Águia e Rio Branco, o Fortaleza embarcou para Santarém com a missão de fazer o ataque desencantar. E cumpriu, levando de quebra a liderança do grupo A depois de vencer por 3 a 2 o São Raimundo ontem à noite no Colosso dos Tapajós. Após sofrer um gol aos quatro minutos, em falta precisa de Soares, o Tricolor se impôs e parecia jogar em casa, conseguindo virar a partida ainda na primeira etapa.

São Raimundo: Labilá, Sató (Preto Barcarena), Filho, Preto Marabá e Souza; Beto (Michell), Marcelo Pitbull, Clóvis e Soares; Del Curuçá (Marinelson) e Branco. Técnico: Valter Lima

Fortaleza: Douglas, Peter, Gaúcho, Leomar e Jeff Silva; Cléber Goiano, Marcos Vinícius, Paulo Isidoro (André Turatto) e Éder (Régis); André Leonel (Reginaldo) e Tatu. Técnico: Zé Teodoro

Gols: Fortaleza: André Leonel, aos 31 e 47, e Tatu, aos 40 do 1º tempo; São Raimundo: Soares, aos 4 do 1º tempo e Branco, aos 3 do 2º tempo,

O Fortaleza defenderá a liderança no dia 7, sábado, contra o Paysandu, no Ceará. O Pantera tenta a reabilitação no domingo, 8, contra o Rio Branco, no Acre.

Terminal hidroviário de passageiros e cargas será inaugurado em setembro

O novo terminal hidroviário de passageiros e cargas que o governo do Estado constroi na área da antiga Enasa, à avenida Arthur Bernardes, em Belém, entrará em operação em setembro com a primeira etapa das obras concluída e a segunda em fase de conclusão, informou a Secretaria de Estado de Transporte (Setran). Com calado de cerca de 10 metros, o terminal vai operar com embarcações que transportam até 1.000 toneladas de cargas e até 1.000 passageiros. Essas embarcações atuam nas rotas que atendem outros Estados, como o Amazonas e o Amapá, além da região oeste paraense, onde são servidos municípios tais como Santarém, Alenquer, Monte Alegre e Almeirim. Embarcações que fazem a travessia Belém-Marajó também poderão utilizar o novo terminal, dependendo do interesse das empresas de navegação, segundo a Diretoria Hidroviária da Setran, encarregada do terminal.

As obras seguem em ritmo acelerado, com a conclusão da estação de passageiros e seu anexo, onde funcionarão os guichês de venda de passagens, as lanchonetes, os restaurantes, as lojas de artigos diversos, as lotéricas e os sanitários masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. O complexo terá, ainda, a prestação de serviços de responsabilidade do Estado, como segurança aos passageiros, emissão de carteira de identidade, o sistema Navega Pará de internet banda larga e o Juizado da Infância. A Setran garante que a segurança patrimonial será feita por pessoas qualificadas e por um circuito de câmeras. Um sistema de som ambiente divulgará os horários de chegadas e partidas e fará avisos de utilidade pública.

Na entrada do terminal foi edificado um pórtico para o acesso de veículos particulares e de ônibus urbanos, cujas linhas serão ampliadas para atender à demanda crescente. Haverá também passarelas cobertas em toda a extensão até a área de embarque, um píer construído em concreto, flutuantes, um espaço de contemplação e de lazer e áreas de estacionamento para veículos e motocicletas. Nas áreas internas estarão a estação de passageiros, o terminal de cargas, o prédio da administração, um museu da navegação que será instalado em uma bicentenária capela de pedras de uma antiga ordem religiosa e uma loja de souvenirs. (No Amazônia)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Washington se apresenta ao Fluminense

O retorno da felicidade. Foi assim que Washington definiu o sentimento que envolveu sua volta ao Fluminense após pouco mais de um ano e meio no São Paulo. Apresentado oficialmente como jogador tricolor na manhã desta quarta-feira, nas Laranjeiras, o atacante explicou os motivos que o tiraram do clube em 2008, admitiu a emoção no reencontro com funcionários e se mostrou ansioso para rever o torcedor. - Já estou com saudade da musiquinha que a torcida cantava para mim: “Coração Valente, guerreiro tricolor, Washington é matador” (risos). - Voltei para ser campeão brasileiro. Vou me doar 100% para isso, disse Washington.

E a tendência é que o atacante possa matar essa vontade já no próximo sábado, quando o Tricolor encara o Atlético-PR, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 12ª rodada. Com Fred lesionado, a estreia depende somente da regularização na CBF.

Doação de órgãos

Sobre a postagem Força-tarefa contra hepatite recebemos esta mensagem do Ministério da Saúde:

"Olá blogueiro,

É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas! Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br"

No Repórter 70 (O Liberal):

Está mais difícil ser deputado estadual no Pará. Aconcorr~encia à Assembléia Legislativa aumentou 41,69%. São 588 candidatos para 41 cadeiras,ou 14,34 pretendentes por vaga. É a nona disputa mais acirradado País.

Telefónica compra Vivo por 7,5 bilhões de euros

A empresa espanhola Telefónica chegou a um acordo com a Portugal Telecom de compra dos 50% da Brasilcel (controladora da Vivo), na noite desta terça-feira, segundo informações do jornal espanhol "El País". Segundo o jornal, a Vivo foi comprada por 7,5 bilhões de euros e o acordo teve a aprovação do governo português.

A negociação põe fim a uma batalha que já dura mais de dois meses. Os grupos espanhol e português dividiam o controle da Vivo por meio da joint-venture Brasilcel.

A Portugal Telecom investirá metade dos recursos obtidos com a venda das ações da Vivo para entrar na Oi, por meio da ampliação de capital, com a qual passará a controlar entre 20% e 25%, segundo o jornal espanhol. A previsão é que as duas operações sejam anunciadas nesta quarta-feira.

O governo Lula articula uma operação para que a Oi e a Portugal Telecom virem sócias e possam começar a tocar ainda neste ano o Plano Nacional de Banda Larga.

Segundo o "El País", o objetivo final da Telefónica é unir a Vivo à Telesp (operadora de telefonia fixa do grupo), porém essa fusão não será imediata e por enquanto as duas empresas seguem independentes. (Na Folha Online)

Lula nomeia dois ministros para o STJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou dois novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ): o desembargador Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e a juíza Maria Isabel Gallotti Rodrigues, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1 Região. As nomeações foram publicadas na edição de ontem (27) do Diário Oficial da União. A posse deve ocorrer em, no máximo, 30 dias.

Com os novos ministros, Lula alcança a marca inédita de ter nomeado, desde seu primeiro mandato, 54 dos 78 integrantes de tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal (STF). Até o fim do ano, o presidente deverá nomear mais 12 ministros. Destes, um irá para a vaga de Eros Grau, que completa 70 anos em agosto e se aposenta do STF.

Será a oitava indicação à Corte em oito anos de mandato. No STJ, até o fim do ano Lula terá nomeado 23 dos 33 ministros.

Sanseverino vai ocupar a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Denise Arruda. Gaúcho de Porto Alegre, o novo ministro formou-se na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, e fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Isabel ocupará a vaga deixada pelo ministro Fernando Gonçalves, também aposentado. Ela formou-se na Universidade de Brasília, onde também concluiu o mestrado. Atuou como advogada e foi integrante do Ministério Público antes de ingressar na magistratura.

A nova ministra é filha do ministro Luiz Octavio Gallotti, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), e casada com o ministro Walton Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União - TCU. (Em O Globo)

Argentina confirma fim da era Maradona no comando da seleção

A Associação de Futebol Argentino (AFA), por meio de seu porta-voz, Ernesto Cherquis Bialo, disse que "o Comitê Executivo da AFA, por unanimidade, decidiu não renovar o contrato com Diego Maradona como treinador da seleção da Argentina."

Julio Grondona se reuniu ontem (27) com os membros do Comitê Executivo e decidiu pela saída de Maradona do comando da equipe, que foi eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo pela Alemanha.

Cherquis informou ainda que Sergio Batista será o responsável pela seleção no amistoso de 11 de agosto contra a Irlanda, em Dublin.

Ainda não está claro quem será o substituto de Maradona à frente da equipe nacional. O que é certo é que Carlos Bilardo continuará em seu cargo de gerente da equipe nacional.

Maradona não renovou o vínculo contratual com a AFA, tendo rejeitado uma série de exigências do presidente da entidade, Julio Grondona, em encontro na região de Ezeiza, nesta segunda, de duas horas.

O ex-técnico, cujo contrato terminou após a derrota por 4 a 0 para a Alemanha, pediu para manter todos os seus auxiliares no grupo, uma condição que foi rejeitada por Grondona.

Maradona havia assumido o cargo em novembro de 2008, após a renúncia de Alfio Basile, e comandou a Argentina na reta final das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Gilberto Silva chega ao Mengão

O Flamengo contratou o volante Gilberto Silva, do Panathinaikos, O jogador vai vir para o clube rubro-negro e o meio-campo Kleberson será utilizado como moeda de troca.

De acordo com informações, na negociação está prevista a compra do apoiador Cleyton e a quitação da dívida pelo zagueiro David, para o Flamengo. O clube, a princípio não terá custos na negociação. Gilberto Silva atuou pela Seleção nas últimas três Copas e deve ter contrato de dois anos com o Flamengo.

Força-tarefa contra hepatite

Até o final do ano o atendimento e o tratamento de pacientes portadores de hepatite B serão descentralizados de Belém para Santarém, Marabá e Redenção. Os pacientes com suspeitas da doença serão atendidos pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) dos três municípios, que já prestam assistência a pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis e aids.

Desde junho passado, o SAE de Santarém está em funcionamento e até setembro a unidade de Marabá passará a atender a população. Já a de Redenção tem previsão para começar a funcionar até dezembro. As medidas visam a alcançar a melhoria da capacidade da rede de atendimento, diagnóstico e tratamento da hepatite no Pará.

"É um grande avanço. O usuário que depende de transplante, por exemplo, passa por problemas como deslocamento para a capital, alojamento, agendamento e cancelamento de consultas", ressalta o médico infectologista Lourival Marsola, coordenador estadual de DST/Aids e Hepatites.

Prevenção - Há cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E. Só há vacinação para os tipos A e B. Além da vacina, uma das formas de prevenção da doença, que pode levar à morte, é evitar contato com sangue contaminado. Esse contato pode acontecer, por exemplo, durante a relação sexual sem camisinha, por meio de material de manicure mal esterilizado e da gestante para o bebê.

As hepatites são doenças graves que atacam um dos órgãos vitais do corpo, o fígado. A doença é causada por vírus e pode ser transmitida de pessoa para pessoa. A vacina contra a hepatite B está disponível nos postos de saúde, e quem se vacinar estará protegido também contra a hepatite D. Ainda não há vacina contra hepatite C. O diagnóstico e o tratamento precoces, que podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sintomas - Doença silenciosa, geralmente a hepatite não apresenta sintomas. Em algumas situações, como as que envolvem as hepatites B, C ou D, a pessoa pode levar anos para saber que está doente. Quando aparecem, os sintomas são caracterizados por cansaço, tontura e ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina escurece e as fezes ficam mais claras. A gestante com hepatite B pode transmitir a doença para o bebê se não houver vacinação durante a gravidez ou logo após o parto. A vacinação deve ser feita ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do bebê. (No Amazônia)

MST reage com campanha às ações da entidade de fazendeiros

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fará uma campanha nacional para levar à população informações sobre a participação do agronegócio no desmatamento e na violência urbana decorrente da falta de reforma agrária. Também pretende coletar assinaturas contra o projeto de lei que tenta alterar o Código Florestal Brasileiro. As medidas tentam confrontar ações executadas pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) contra as invasões e, sobretudo contra o MST, acusado de incitar a violência. Os ruralistas prosseguem até agosto com a coleta de assinaturas em repúdio às ocupações de terra. Um dos coordenadores do MST no Pará, Ulisses Manassas, revela que de 16 a 20 de agosto serão feitas panfletagens e outras atividades de divulgação da campanha.

Ele explica que o objetivo é apresentar à população informações sobre o vínculo entre o desmatamento da floresta, a pecuária e demais atividades do agronegócio. E também entre o setor agroindustrial e a expulsão do pequeno agricultor do interior, gerando conflitos na zona rural e, como consequência, violência também na urbana.

A campanha partirá de cidades consideradas pólos por serem as capitais ou por concentrarem casos de conflito agrário. No Pará, já foram escolhidas Belém e Marabá, mas outras poderão ser incorporadas. Nesses locais, além do corpo a corpo nas ruas, será iniciada a coleta de assinaturas contra a reforma do Código Florestal Brasileiro.

Manassas afirma que há expectativas de que o relatório assinado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PC do B/SP) a favor da redução da área de floresta a ser preservada nas propriedades de terra não seja votado este ano pela Câmara Federal por causa da concorrida agenda eleitoral dos políticos. A campanha se precaverá com a elaboração de um abaixo-assinado contra a proposta.

Segundo o coordenador, o MST contará com o apoio de outras entidades, como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), a Via Campesina, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e a ONG Ambientalistas para propor um projeto de emenda constitucional que limite as propriedades privadas em 35 módulos fiscais, o que na Amazônia corresponde a cerca de 3 mil hectares.

A meta é obter 1 milhão de assinaturas sob o argumento de que a concentração de grandes propriedades nas mãos de poucos impede a reforma agrária. "Enquanto temos 5 milhões de famílias sem terra existem propriedades com 4 milhões de hectares", sustenta.

Já a campanha da CNA está há mais tempo nas ruas do País. Foi iniciada em abril deste ano e, no Pará, é coordenada pela Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) que se encarregou de coletar os abaixo-assinados colhidos pelos sindicatos filiados à entidade nos municípios para apoiar a criminalização de movimentos como o MST. (Fonte: Amazônia)

Pará é o primeiro colocado em desmatamento

O Pará é responsável por quase 70% dos 172 km² de áreas desmatadas na Amazônia Legal no mês passado. É o que detectou o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado ontem. O Estado também é onde estão localizadas 97% das áreas de florestas degradadas na Amazônia Legal. Em relação a 2009, as áreas desmatadas aumentaram 15%. De agosto de 2009 a junho de 2010, o desmatamento acumulado resultou em 1.333 km² destruídos, o que representa um crescimento de 8% em relação ao último levantamento. Dentre os municípios mais afetados pelo desmatamento estão Itaituba, com 26,4 km² de áreas desmatadas, e Altamira, com 23,8 km². Mês passado, o SAD fez o monitoramento de 75% da área com cobertura florestal na Amazônia Legal.

Com 67% das áreas desmatadas, o Pará é o Estado que registrou o maior índice de desmatamento dentre os Estados da Amazônia Legal. Logo em seguida, os que registraram maiores índices foram Amazonas (13%), Mato Grosso (10%), Rondônia (8%) e Acre (1%). Os Estados que registraram menores percentuais foram Roraima e Tocantins, ambos com 0,5%. Em relação aos municípios, Itaituba e Altamira (23,8 km²) tiveram as maiores áreas de desmatamento. Logo em seguida, Portel, São Félix do Xingu e Apuí - com 8,7; 8,6 e 8,2 km² respectivamente - registraram as maiores áreas. As florestas degradadas na Amazônia Legal totalizaram 402 km² em junho deste ano. O Pará registrou 97% desta área.

Segundo a pesquisadora do Imazon Sanae Hayashi, que faz parte da equipe de coordenação do SAD, os altos percentuais registrados pelo Pará podem ser explicados pela maior visibilidade do período de verão. "Até maio, a maior parte do Estado estava encoberta por nuvens. Neste período, é mais fácil dos satélites detectarem o desmatamento. Mas isso não significa que eles ocorreram, de fato, em junho", esclareceu. Mas a pesquisadora ressaltou que os índices de desmatamento no Estado costumam ser altos, principalmente nos municípios de Novo Progresso, Itaituba, na região da BR-163 e nas proximidades da Transamazônica. (No Amazônia)

TRE: Ana Júlia terá que pagar multa de R$ 126 mil

A candidata à reeleição ao governo do Estado pela coligação "Acelera Pará", Ana Júlia Carepa (PT), amargou ontem a sua maior derrota até agora no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ela recebeu mais uma multa por propaganda antecipada, só que desta vez no valor de R$ 126 mil por ter aparecido e patrocinado a revista de entretenimento "Bacana", que circulou entre setembro e dezembro de 2009. A multa é muito maior do que todo o patrimônio declarado por ela na declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao TSE, a candidata declarou possuir um patrimônio avaliado em R$ 86,6 mil em contas bancárias e fundos de ações. E ontem recebeu a notícia de que terá que arcar sozinha com a multa pela publicação. Nesta edição da revista, além da governadora aparecer na capa, havia uma entrevista de seis páginas com ela e várias matérias com propagandas institucionais do governo.

Além de Ana Júlia, a direção da revista foi multada no mesmo montante imposto à governadora. A quantia foi estipulada com base no suposto valor pago pelo governo do Estado à publicação em anúncios desta edição. Também foram multados o PT, em R$ 10 mil, e ainda a rede de supermercados Formosa e a União dos Exportadores de Carne do Pará (Uniec), em R$ 5 mil cada, por terem feito anúncios exaltando a qualidade da candidata. Durante a apreciação dos recursos à decisão da juíza Maria do Céo Duarte, os advogados de defesa alegaram, entre outros pontos, que na publicação não houve referência ao pleito de 2010; que a revista foi publicada em setembro, mais de um ano antes das eleições; e que a tiragem de 35 mil exemplares e 60 outdoors seriam insuficientes para desequilibrar a disputa.

A defesa da governadora alegou que o nome e a imagem da candidata não são suficientes para caracterizar a propaganda extemporânea, já que não houve menção a ela como candidata. Já a defesa da revista sustentou que as fotos de outdoors anexadas pelo Ministério Público Eleitoral não traziam datas e que, se algum outdoor permaneceu com a chamada após outubro a responsabilidade teria sido da empresa que administra este ramo de mídia. Porém, todos estes argumentos foram derrubados pela relatora Maria do Céo.

Ela sustentou que havia várias mensagens subliminares que colocavam Ana Júlia como a mais preparada ao pleito. Por três votos a dois, a Corte conheceu o recurso, mas negou provimento, mantendo a decisão de 1ª instância na íntegra. À decisão ainda cabe recursos em instâncias superiores. (No Amazônia)

TRE-PA defere 77 registros de candidaturas

No primeiro dia de julgamento dos 820 registros de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 77 foram deferidos. Ou seja, são partidos, coligações e candidatos que já foram considerados aptos para a disputa. Entre eles, a coligação "Juntos com o povo" (PSDB/DEM), que tinha contra si um pedido de impugnação por conta do não preenchimento da cota de mulheres às vagas de deputado estadual.

A ação de impugnação foi interposta pela coligação "Acelera Pará" porque a coligação adversária lançou 27 candidatos a deputado estadual e, desse total, deveria obrigatoriamente destinar oito vagas a candidatas, mas preencheu apenas quatro para o sexo feminino, enquanto as quatro vagas restantes reservadas às mulheres foram destinadas aos homens, o que estaria em desacordo com a Lei 9.504/97, que rege as eleições. Em 2009, a lei alterou a expressão "reservar" por "preencher" e tornou obrigatório que pelo menos 30% das vagas de candidatos sejam ocupadas por mulheres. Porém, uma questão de ordem lançada no início da sessão pelo vice-presidente do TRE, desembargador Ricardo Nunes, culminou com o entendimento da Corte de que esta proporcionalidade seria aplicada levando-se em conta o número máximo de candidatos que cada partido teria direito a lançar, e não necessariamente a quantidade efetivamente preenchida.

Com isso, não apenas a coligação "Juntos com o povo", mas também outras de partidos menores, que não haviam sofrido nenhum pedido de impugnação, tornaram-se regulares sob o ponto de vista da Justiça Eleitoral. A decisão foi dada sob os protestos do procurador regional eleitoral, Daniel Avelino, que destacou que estava sendo aberto um precedente que contraria o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em dois casos também – do PCdoB e do PSB – foi constatado que, por um nome a mais, o número de registros de candidatos ultrapassava o de escolhidos em convenção. Porém, os juízes Vera Araújo e Paulo Jussara entenderam que o fato não inviabiliza o deferimento do pedido porque os registros individuais ainda seriam analisados. Os demais pedidos de registro passaram por unanimidade. Os registros dos candidatos foram inclusive aprovados em bloco.

Também foram aprovados os registros dos comitês financeiros do PSDB, PRB e PSB. Em relação aos cargos de deputados estaduais, foram aprovados 55 registros - a maioria do PCdoB com, 25 registros. Em seguida, aparece o PMDB, com 16 candidatos aptos; o PDT, com 9; e o PSOL, com 5. No ranking dos deputados federais foram aprovados quatro registros do PSOL e dois da coligação "Cresce Pará".

terça-feira, 27 de julho de 2010

Árbitros e cartolas do futebol poderão ser presos por fraude ou compra de resultados

A partir desta terça-feira, passa a ser crime passível de prisão de dois a seis anos a manipulação de resultados por juízes de futebol e compra de resultados por cartolas.
A lei será sancionada nesta terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no CCBB (sede provisória do governo).
A nova regra proíbe explicitamente "solicitar ou aceitar vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não com o fim de alterar o resultado de uma competição esportiva" e "fraudar por qualquer meio ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado da competição esportiva."

Além de atingir juízes e cartolas, as mudanças no Estatuto do Torcedor miram cambistas, torcidas uniformizadas e torcedores dispostos a irem aos estádios para fazer tumulto.
Cambista pego vendendo ingressos estará sujeito à prisão de um a dois anos e ao pagamento de multa.

Quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete estará sujeito a reclusão de dois a quatro anos e multa.

Promover tumulto e incitar a violência nos estádios causará prisão de um a dois anos mais multa, mas na sentença condenatória, o juiz poderá trocar essa pena pela proibição do torcedor assistir jogos nos estádios pelo prazo de três meses a três anos. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado e produzido em consenso pelos ministérios do Esporte, da Justiça, CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Ministério Público. (Na Folha Online)

Removendo o passado: filantropia

Década de 80 - Sorteio e entrega de prêmios em promoção para angariar recursos financeiros para o Asilo São Vicente de Paula. Na foto, Rodolfo Geller comanda o sorteio dos números e Eros Bemerguy e o Leoncio Braz Coimbra Lobato entregam uma bicicleta a um dos ganhadores.

Milhões sem banheiro

O Instituto Trata Brasil divulgou ontem um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrando que o Brasil é o nono colocado no "ranking mundial da vergonha" dos países cuja população não tem acesso a banheiros. São 13 milhões de brasileiros sem banheiro em casa.

Entre 2003 e 2008, houve um avanço de 11,7% no atendimento de esgoto, e de 4,6% no tratamento de esgoto nas 81 maiores cidades do país. Os dados do instituto foram obtidos em levantamento nas cidades que têm mais de 300 mil habitantes — e reúnem, ao todo, 72 milhões de habitantes.

Cada morador consome em média 129 litros de água por dia, dos quais 80% se transformam em esgoto. Toda essa população gera 9,3 bilhões de litros de esgoto diariamente, e 5,9 bilhões de litros não têm qualquer tratamento. Apenas 35% do esgoto recebem tratamento.

Apenas 50,6% da população que vive em áreas urbanas no país têm acesso a redes de esgoto, e somente 34,6% do volume de esgoto coletado no Brasil recebem tratamento, segundo dados da pesquisa "Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro", realizada este ano pelo Instituto Trata Brasil, organizador do debate de ontem, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estudo mostra ainda que 217 mil empregados precisam se afastar do trabalho, por ano, para se tratar de problemas gastrointestinais provocados pela falta de saneamento. Cada afastamento significa a perda de 17 horas de trabalho. (Em O Globo)

Suspenso concurso do INCRA

A Justiça Federal suspendeu ontem o concurso do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) feito este ano. A decisão da juíza Lucyana Said Daibes Pereira, da 2ª Vara Federal em Belém, foi tomada a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Foi suspensa, também, a nomeação dos candidatos aprovados. A decisão vale para todo o País, faltando apenas ao Incra a intimação oficial para que ele inicie o cumprimento das determinações imediatamente.

No dia 29 de junho, o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva ajuizou ação depois de recomendar ao Incra a suspensão do concurso e não ser atendido. De acordo com a apuração do MPF, mais de mil pessoas em Belém, Santarém e Marabá foram diretamente prejudicadas no dia da prova, ocorrida em 13 de junho, por causa de incorreções no sistema de inscrição, falta de provas e consequente cancelamento da aplicação dos exames. Em escolas de Belém, Marabá e Santarém, vários candidatos se surpreenderam ao abrir as provas e constatar que não eram dos cargos que haviam escolhido. Os organizadores ainda tentaram substituir as provas e fazer correção no cadastro, mas não conseguiram material suficiente para todos.

"Forçoso é o reconhecimento de que as consequências da desorganização na realização do concurso nessas três escolas, em prejuízo dos candidatos que nelas realizariam o exame, repercutem no resultado do concurso como um todo", afirma a juíza. Na decisão liminar - urgente e provisória - sobre o caso, a juíza relata que o próprio Incra reconheceu que 1.308 candidatos, de um total de 53.157 inscritos, ficaram sem fazer as provas.

"O princípio constitucional que assegura o livre acesso aos cargos públicos pela via legítima do concurso público passa pela garantia do tratamento isonômico dos candidatos, seja no regramento previsto no edital, seja na realização do certame", ressalta o texto da decisão.

Segundo o site do Incra, para o concurso foram oferecidas 480 vagas de nível superior, com remunerações iniciais entre R$ 3.713,74 e R$ 4.598,80, além de 70 oportunidades de nível médio, cuja remuneração é de R$ 2.254,64.

Na ação, o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva também havia pedido a realização de novas provas em substituição ao certame em 13 de junho. A Justiça Federal considerou que a aplicação de novos exames pode aguardar até que o caso tenha uma sentença definitiva. (No Amazônia)

Médicos barram convênios

Pacientes que dependem de planos de saúde podem começar a ter sérios problemas. Como as operadoras que mantêm os planos têm atrasado o pagamento, considerados abaixo do mercado, os médicos começaram a cortar o atendimento nos consultórios. Há dez anos, os planos tiveram o equivalente a 131% de reajuste. Já os valores que deveriam ser pagos aos médicos foi reajustado em apenas 50%. Daí a suspensão do atendimento aos usuários, que, segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), agora deverão pagar as consultas, pedir e recibo e solicitar o ressarcimento do plano.

De acordo com o diretor administrativo do Sindmepa, o médico João Fonseca Gouveia, dos 5 mil médicos atuando no Pará, pelo menos metade deles atende em consultórios particulares, o que significa que o número de usuários que pode vir a ser prejudicado pelo problema dos profissionais com os planos é grande.

Ele explica que o contrato entre os profissionais e os planos é precário e não prevê o reajuste dos valores de consultas, que atualmente é, em média, de R$ 45, valor considerado muito abaixo do praticado no mercado. "Esse valor está defasado. Os contratos entre médicos e os planos não consta nem que deve haver reajuste anual", observa. Gouveia cita o caso dos endocrinologistas e oftalmologistas, especialidades que utilizam equipamentos de ponta para os tratamentos. Os médicos especialistas estão se recusando a atender pacientes de planos de saúde, já que além de não receberem pela consulta, quando recebem o valor limpo não chega a R$ 5. "

Como o número de médicos que têm deixado de atender nos consultórios é grande, o Sindmepa enviou ofício ao Ministério Público do Estado (MPE) para que interceda nas negociações, que se iniciaram há dois anos, mas que, segundo João Gouveia, não foram cumpridas. "Há dois anos houve a suspensão do credenciamento. Ficou acordado que íamos negociar, mas como os planos não cumprem o que prometem, que é pagar os médicos corretamente, as negociações foram suspensas", diz o diretor do Sindmepa. (No Amazônia)

Mudanças no Pronto Socorro da 14

Há apenas cinco dias da inauguração de quatro salas para procedimentos médicos e outras quatro para pacientes em observação no Pronto Socorro Mário Pinotti, o PSM da 14 de Março, o saldo da novidade é positivo. Pacientes, porém, ainda desconfiam das mudanças. O modelo inglês de atendimento, com o "Protocolo de Manchester", que prioriza cada caso a partir do grau de gravidade e foi adotado pelo PSM, causa espanto na população.

"Nunca ouvi falar nesse protocolo. Mas, pelo que estou vendo, ele é bom. Olha só o ar-condicionado... o bom-humor dos funcionários", disse a doméstica Maria Dalva dos Reis. Ela foi até o PSM ontem de manhã para levar o filho de 6 anos, que furou o pé direito em um prego. "Eu nem esperei muito. Apesar de ter umas cinco pessoas, fui bem atendida. Achei até estranho. Tomara que continue assim, né?", contou.

Funcionários gostaram da nova forma de trabalho. Um deles, que não quis se identificar, disse que o PSM mais parecia um necrotério do que um hospital, tamanho o descaso com que era administrado. "Já vimos de tudo por aqui. Trabalho aqui há 20 anos e só vi coisa ruim. Médico que não vem trabalhar e não está nem aí para os pacientes, já vi gente morrer porque não tinha leito...Tudo o que se pode imaginar. Mas agora parece que está mudando, né? Vamos esperar para ver", disse. (No Amazônia)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Concedida liberdade provisória para João Carlos de Vasconcelos Carepa

As Câmaras Criminais Reunidas concederam, na manhã desta segunda-feira, 26, liberdade provisória para o assistente administrativo, João Carlos Vasconcelos Carepa, até julgamento de recurso de apelação penal.
O réu foi condenado pela juíza Graças Alfaia Fonseca, titular da Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Belém, a 15 anos de reclusão - em regime inicialmente fechado - por abusar de uma menina de 11 anos de idade, em 2006.
A desembargadora relatora do processo, Brígida Gonçalves dos Santos, acolheu os argumentos da defesa que, entre outras alegações, sustentou que o acusado havia acompanhado o trâmite do processo em liberdade e, portanto, a lei permitia que o mesmo apelasse na mesma condição. A defesa afirmou ainda que o decreto de prisão de Carepa era ilegal, pois não havia fato novo que justificasse a prisão do réu em decorrência de sentença condenatória, tendo em vista que Carepa acompanhou a instrução penal solto e não causou embaraço ao andamento do processo. Desta forma, a relatora cassou a liminar anterior que manteve o decreto de prisão do acusado, concedendo-o a liberdade provisória. O voto da relatora foi acompanhado à unanimidade pelas Câmaras. A sessão foi presidida pela desembargadora Albanira Bemerguy, vice-presidente, em exercício, do TJE-Pará. (Fonte: Site do TJE)

Mano Menezes convoca jogadores para amistoso da seleção brasileira

Mano Menezes exibe o agasalho da seleção que ganhou de Ricardo Teixeira (Foto: Ag. Estado)

Os 24 jogadores (12 atuam fora do país) convocados participarão do amistoso em 10 de agosto contra os Estados Unidos, em Nova Jersey (EUA). Hernanes ou Sandro, porém, vai ser cortado, porque um deles defenderá seus times na final da Libertadores.

Veja a lista abaixo:

Goleiros
Victor (Grêmio) Jeferson (Botafogo) Renan (Avaí)
Zagueiros
David Luiz (Benfica-Portugal) Henrique (Racing Santander) Réver (Atlético-MG) Thiago Silva (Milan-Itália)
Laterais
Rafael (Manchester United) Marcelo (Real Madrid) Daniel Alves (Barcelona) André Santos (Fenerbahce)
Volantes
Sandro (Inter-RS) Hernanes (São Paulo) Jucilei (Corinthians) Lucas (Liverpool) Ramires (Benfica)
Meias
Carlos Eduardo (Hoffenheim-Alemanha) Ederson (Lyon-França) Ganso (Santos)
Atacantes
Alexandre Pato (Milan) André (Santos) Diego Tardelli (Atlético-MG) Neymar (Santos) Robinho (Santos)

Claudia Raia e Celulari comunicam separação

A separação de Claudia Raia e Edson Celulari, anunciada na manhã desta segunda-feira, pegou muitas pessoas de surpresa. De acordo com o comunicado enviado à imprensa, eles decidiram colocar um ponto final na união de 17 anos, na qual foram gerados os filhos Enzo e Sophia.

''Foram quase duas décadas de uma união feliz, com os altos e baixos de qualquer relação entre marido e mulher, que termina agora deixando como fruto a amizade, o respeito e a admiração mútua, além de um casal de filhos lindos e amorosos que nos ligará para sempre através de um amor profundo. Ao longo de nossas carreiras sempre contamos com o carinho e respeito da imprensa na observação dos limites que separam a nossa vida pública da privada. Esperamos continuar a merecê-los neste momento especial de recolhimento''.

Fotos de Cleo Pires para a Playboy cairam na rede


Supostas fotos do ensaio que Cleo Pires fez para a "Playboy" estão circulando pela internet desde sábado, 24. Em uma das fotos, a atriz, que é capa da edição de aniversário da revista, em agosto, deixa à mostra uma de suas sete tatuagens, em que se lê "Live and let Die".

Leitorado

De Anônimo:
"Arranjei um jeito de ganhar um dinheirinho extra. Vou dar a receita aos leitores deste blog para que façam o mesmo, já que o Procon não está nem aí para os donos de lojas e supermercados de Belém que não se interessam em arranjar moedas de um centavo. Quando, por exemplo, a minha compra soma R$ 9,44 e faço o pagamento com uma cédula de R$ 10,00, a moça do Caixa me dá R$ 0,55 de troco. Reclamo imediatamente o complemento, ou seja, um centavo. A atendente muito aborrecida me dá mais uma moeda de cinco centavos. Ganhei quatro centavos, não é mesmo? Faça o mesmo, não dispense nada, faça valer os seus direitos. Não permita ser roubado, pois como diz o ditado, de grão (centavo) em grão (centavo) os barões enchem suas bolsas para esnobar em Salinas."

Leitorado

De Anônimo:
"Desvendei o mistério: o Francisco Sidou, em todas as colunas de jornais de Belém ´planta` notícia dando conta de que ele está indignado e revoltado porque os barraqueiros da Praia do Atalaia (Salinas) estão cobrando ´consumação mínima” de até R$ 50,00 para quem quiser ocupar uma mesa e cadeiras que são disponibilizadas pelas barracas. Pois bem, sabem o motivo desse oba-oba do Sidou? É porque todos os barraqueiros não só do Atalaia, mas de todas as praias de Salinopolis se recusam, não querem comprar um tal de Gelikoko que é fabricado por ele (Sidou). Sabem por quê não querem? É devido a má qualidade do produto. Coitado, depois que perdeu a boquinha de assessor da Casf e não está faturando nada como ajudante de um apresentador de programa de rádio, o Sidou virou ambulante, vendendo gelinho nas praias. É lamentável!"

Poetando

PROFECIA (Autor: Emir Bemerguy - janeiro/1989)

“Sei que vou morrer - não sei o dia:
Levarei saudades da Maria.
Sei que vou morrer – não sei a hora:
Levarei saudades da Aurora”.

As palavras que ficaram atrás
São de Ataulfo Alves,
O soberano dos compositores negros.
Agora, as minhas,
O proletário dos profetas brancos:

Eu sei que vou morrer – mas não sei quando –
E deixo esse palpite tão nefando:
De tudo quanto vi, ouvi, apreciei
Na pátria amada, sem moral, sem lei,
Concluo – pé na cova – e aqui anoto.

Eu sempre quis o meu Brasil perfeito,
Mas esta droga velha não tem jeito!
Só bomba atômica ou terremoto
Que acabe tudo, que a pó reduza tudo
Para um Cabral nos descobrir, de novo
Pode criar o meu país perfeito!
O resto é... corrupção e vexame,
Impunidade, roubo, safadeza.
Nasci, vivo e morrerei.
Na infernal nação da desonestidade!

Olavo Bilac, o poeta ingênuo,
Ensinou, há dez milhões de anos:
“Criança!
Não verás país nenhum como este!
Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste!”

Não há, de fato, nenhuma pátria como esta...
Amar tanta sem-vergonhice, com fé e orgulho,
É obra de idiotas, de doidos varridos.
Viva o Brasil brasileiro,
Terra de samba e pandeiro,
Malandro e trambiqueiro!

Tenho pressa de descansar em paz,
No meu caixão, na minha sepultura,
No Céu!
Bye, bye, Brasil!

No claudiohumberto.com.br

Lula aceita presente superior ao valor-limite
O novo xodó do presidente Lula é um iPad, computador portátil da americana Apple, que ele ganhou do primeiro-ministro do Kuaite, xeque Nasser Al-Mohammed Al-Ahmed Al-Jaber Al-Sabah, em visita a Brasília, há dias. A oposição vai chiar e Lula dirá que não sabia, claro, mas o Código de Conduta do Servidor o proíbe receber presentes de valor superior a cem reais. O iPad custa US$ 800 (cerca de R$ 1.600).
Juros ilegais
No cartão Ourocard Visa, do Banco do Brasil: se a fatura vence no fim de semana, o “sistema” não reconhece sábado e domingo, por isso, mesmo paga na segunda-feira, juros são cobrados. Na fatura do mês seguinte, o cliente Ourocard Visa recebe a cobrança escondida na rubrica “Débitos diversos IOF diário”. Para o Procon, a cobrança é ilegal. E o BB informou que não sabia, naturalmente.

Murycy diz que não foi para a seleção porque Fluminense não deixou

O técnico do Fluminense, Muricy Ramalho, deixou claro ontem (25), que só não assumiu a seleção brasileira por não ter sido autorizado pelos dirigentes do clube carioca."É como o Mano [Menezes] falou, quem não quer poder convocar os melhores jogadores do mundo? Se estivesse livre, eu estaria lá [na seleção]", afirmou Muricy, após o empate do tricolor carioca com o Botafogo em 1 a 1, no Engenhão.

O técnico disse que, ao ser convidado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para treinar a seleção, ele explicou que só poderia aceitar se fosse autorizado pela direção do Fluminense. "Ele [Teixeira] foi bacana, entendeu minha situação. Como não houve a liberação, eles foram rápidos e certos em trazer outro treinador. "Infelizmente, é triste, porque era uma oportunidade, mas eu escolhi esse lado da vida. Para assumir uma coisa, as coisas têm que estar bem resolvidas", afirmou.

Questionado sobre a expectativa que tinha quanto à posição da direção do Fluminense, antes de consultá-la, ele afirmou: "A gente sempre pensa no melhor, pensa que vai dar certo, mas tinha essa possibilidade de não dar, porque eles [dirigentes do Fluminense] estão contentes com meu trabalho e mostraram isso me convidando para ficar mais dois anos".

Muricy disse que, se tivesse outro caráter, poderia agir diferente. "Poderia fazer uma pressão, pedir aumento. Mas não, eu não sou assim. O que me realiza é andar na rua de cabeça erguida, e é isso que eu vou continuar fazendo."

O treinador lembrou que, quando treinava o Internacional, recebeu "três ou quatro" convites do São Paulo e recusou todos alegando que tinha um compromisso com o clube gaúcho. "Meus filhos, meus amigos diziam: 'Você é louco'. Eu não tinha multa, estava livre, mas tinha o compromisso. Parece coisa de outro mundo, mas para mim é normal, eu sou assim", afirmou.

"Se o Fluminense me mandar embora, problema do Fluminense. Existe uma história, uma torcida, e eu preciso respeitar", disse o técnico, que também reafirmou o desejo de que Mano Menezes tenha boa sorte. "Ele morou no mesmo flat que eu em Porto Alegre, estávamos em clubes adversários, mas convivemos muito. O Brasil está bem entregue." (Fonte: Folha Online)

Maioria já deu, levou e é contra proibir palmadas

A maioria dos brasileiros já apanhou dos pais, já bateu nos filhos e é contra o projeto de lei do governo federal que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças, conforme pesquisa feita pelo Datafolha, publicada no jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira (26).

Enviada ao Congresso no começo deste mês, a proposta "estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante".

Disseram ser contra o projeto de lei do presidente Lula 54% dos 10.905 entrevistados, enquanto 36% revelaram concordar com a mudança. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, meninos costumam apanhar mais, e as mães (69%) batem mais do que os pais (44%). No total, 72% disseram ter sofrido castigo físico - 16% afirmaram que isso acontecia sempre. (Fonte: Folha Online)

Brasil conquista nono título

Com direito a uma virada heroica no quarto set, o Brasil venceu a Rússia por 3 a 1 na noite deste domingo, em Córdoba (Argentina), parciais 25/22, 25/22, 16/25 e 25/23, e se sagrou campeão da edição de 2010 da Liga Mundial de vôlei masculino.

O feito dos comandados de Bernardinho foi histórico, já que o País ultrapassa a Itália em número de títulos (nove a oito) e se torna o maior vencedor da competição.

Na foto, Giba erguendo a taça de campeão.

A Justiça Eleitoral e os fichas limpas

Os políticos mais experientes não acreditam que a Justiça Eleitoral tenha tempo para decidir sobre todos os casos de fichas sujas antes das eleições de outubro.

Avaliam que a tendência dos juízes dos tribunais eleitorais será a de se pronunciar depois das eleições, analisando apenas os casos daqueles que foram eleitos pela população. Assim, o número de casos seria bem menor, viabilizando uma decisão antes da posse dos eleitos, em 1 de janeiro. (Em O Globo)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mudanças no DETRAN

Através de decretos publicados hoje no Diário Oficial, a governadora Ana Júlia Carepa dispensou ALBERTO CAMPOS RIBEIRO da Direção Geral do Departamento de Trânsito do Estado do Pará - DETRAN, e designou para o seu lugar, ROSYMARY NEVES TEIXEIRA, a partir de ontem (22).
Alberto Campos Ribeiro foi nomeado Assessor Esppecial II,com lotação na Governadoria do Estado,a contar de ontem (22).

Poetando

SANTARÉM, CIDADE DO AMOR
(canção) (Letra: Felisberto Sussuarana - música: Maestro Isoca - 1959)

À foz de um rio azul

uma cidade existe

que inventou o amor

e esqueceu de ser triste.

SANTARÉM

é a cidade-alegria,

SANTARÉM

É a cidade-beleza

SANTARÉM

é a cidade do amor,

do amor puro e singelo,

sentimento tão belo

que sorri até na dor.

SANTARÉM

que saudade me dá!

SANTARÉM

que tristeza me invade!...

SANTARÉM,

como estás tão além...

Vou voltar algum dia

Para ter a alegria

de te ver, SANTARÉM.

Galeria de amigos - SENADINHO MASCOTE

Evaldir Vieira, Paulo Melo, Celso Matos, Ercio, Celivaldo, Paulo Alho e Graziano, todos do Senadinho do Bar Mascote.

Dilma (PT) abre vantagem de 7%

Pesquisa Vox Populi realizada entre 10 e 13 deste mês revela que a candidata a presidente Dilma Rousseff passou a abriu vantagem de sete pontos percentuais sobre seu principal adversário, José Serra. O placar, na pesquisa estimulada, está em 43% x 36%. Marina Silva (PV) segue co 8%.

A pesquisa foi realizada em 214 municípios, junto a três mil entrevistados. Na pesquisa espontânea, a vantagem de Dilma é ainda maior: 28 x 20%. Serra perde em todas as faixas etárias, exceto dos 24 aos 29 anos.

Nos estados, a vantagem da candidata petista fica ainda mais clara. Se em Alagoas Serra está na frente (39x35%), na Bahia perde de goelada (54x25%) e sofre derrotas acachapantes no Maranhão (62x21%), Paraíba (58x28%), Pernambuco (61x24%), Piauí (58x24%), Rio Grande do Norte (56x31%). Serra está na frente também no Acre (44x16%, com a "verde" Marina Silva somando 25%), Amapá (37x35%). No Rio, Dilma está na frente (41x25%), mas perde em São Paulo (41x32%), no Paraná (45x37%), no Rio Grande do Sul (42x37%), Santa Catarina (44x33%). Mas no Estado de Minas Gerais, reino do tucano Aécio Neves, Dilma saltou à frente de Serra, somando 40x35%. (Fonte: claudiohumberto.com.br)

Justiça manda Alencar, o vice, reconhecer filha

A professora aposentada Rosemary de Morais, de 55 anos (foto acima), recebeu nesta quarta-feira (21) uma notícia que pode mudar sua vida. A Justiça determinou que o vice-presidente da República, José Alencar, a reconheça como filha. A decisão saiu dez anos depois de Rosemary mover uma ação judicial para ter oficializada a paternidade.

Em 1996, Rosemary, que foi criada pelos avós maternos, soube da mãe que era filha de José Alencar. A revelação foi feita três meses após a avó falecer. “Minha mãe tinha ficado doente e me chamou para conversar. Ela me mostrou a foto de um homem no jornal e disse que ele era meu irmão. Eu perguntei “mãe, você teve filho com outro homem?”, e ela respondeu que não. Que aquele homem do jornal era filho do José Alencar, meu pai”, lembra.

Segundo Rosemary, a mãe contou que teve um relacionamento com José Alencar quando nenhum dos dois era casado. “Quando a minha mãe me falou, um amigo da família confirmou a história e disse para eu aproveitar que ele estaria na cidade em campanha para o Senado e procurá-lo”. Quando Alencar chegou em Caratinga, Rosemary foi ao seu encontro, mas em meio ao tumulto dos eleitores, não conseguiu se aproximar. “Fui até a rádio onde ele deu uma entrevista e lá consegui dizer que eu era sua suposta filha. Ele ficou surpreso e disse que estava disposto a me dar toda atenção. Só que nunca mais me ouviu”. Depois desse encontro, ela só o viu pessoalmente durante a campanha eleitoral ao governo Federal.

Para entrar na Justiça, Rosemary teve que abrir mão do sobrenome Neves, que o pai adotivo lhe deu. “Meu pai ficou muito chateado comigo, mas disse que era meu direito correr atrás da verdade”. Hoje o pai adotivo de Rosemary tem 75 anos. Já sua mãe, Francisca Nicolina de Morais, morreu há seis meses, aos 82 anos, vítima de câncer.

A professora aposentada ainda não acredita que o vice-presidente a reconhecerá como filha. “Eu tenho medo que gaste mais outro tanto tempo de briga na Justiça. Eu não quero nada daquilo que ele pensa que eu tenho direito. Eu só quero a minha casa e uma poupança para eu tocar minha vida e terminar a minha velhice bem”, afirma.

Segundo uma fonte da Justiça, José Alencar se negou a fazer o exame de DNA, mas várias testemunhas e outras provas anexadas ao processo levaram o juiz da Vara Cível de Caratinga, José Antônio Oliveira Cordeiro, determinar o reconhecimento da paternidade. A sentença foi dada nesta quarta-feira (21), estipulando 15 dias de prazo para a apresentação de recurso. A assessoria da vice-presidência informou desconhecer qualquer ação de paternidade movida contra José Alencar. Rosemary ganhou o direito de se habilitar à herança de uma das maiores fortunas de Minas. (Portal Click)

Avó vende neta a pai de santo

A dona de casa Maria de Nazaré Silva Costa, de 53 anos, vendeu por R$ 150 a neta, uma menina de 10 anos. Quem "comprou" a menina foi o pai de santo Pedro Silva, o "Pai Pedrinho", que levou a criança para a casa dele dizendo que a garota estava "com encosto". O "negócio" foi feito esta semana em Maracanã, município localizado no nordeste do Estado, a 140 quilômetros de Belém. A menina foi estuprada seguidamente pelo pai de santo. Os dois acusados já foram presos pela delegada Maria Amelia Viana. O juiz titular da comarca de Maracanã, Roberto Francisco da Silva, expediu a prisão preventiva de Maria de Nazaré e "Pai Pedrinho" e decidiu que a criança fosse mandada para um abrigo.

Segundo a delegada, a criminosa é alcoólatra e disse que desde que a neta nasceu assumiu a criação da menina porque "a mãe da menor sumiu de casa". Há cerca de uma semana ela decidiu pedir dinheiro ao pai de santo, oferecendo a neta em troca. "Pai Pedrinho" aceitou o negócio. Ele lhe deu os R$ 150 e pediu que a mulher levasse, à noite, a menina para sua tenda. Na delegacia, "Pai Pedrinho" contou que por duas vezes manteve relação sexual com a criança. Maria de Nazaré foi transferida para o Centro de Recuperação Feminino do Coqueiro. O pai de santo continua preso numa das celas da delegacia do município.

Quando detalhes da história de espalharam na cidade, moradores indignados com o "negócio" cercaram, anteontem à noite, o prédio da delegacia na tentativa de linchar a acusada. Depois disso, Maria de Nazaré passou a ser chamada de "Vó Passione", em uma alusão à novela das oito da Rede Globo, "Passione", drama escrito por Sílvio Abreu no qual a personagem Valentina Miranda, vivida pela atriz Daisy Lúcidi, vende a neta Kelly Miranda, interpretada pela atriz Carol Macedo. (No Amazônia)

Ressaca pode durar 7 dias

Uma latinha aqui, outra dose ali, e o resultado da bebedeira de férias sempre termina em ressaca. Os principais sintomas desse mal-estar do dia seguinte a farra são fraqueza, vômito, tonteira, enjoo, sensação de queimação no estômago (azia), falta de apetite e muita dor de cabeça. A ingestão abusiva de álcool também provoca desidratação e, em casos extremos, pode agravar as doenças gastrointestinais, hepáticas e pancreáticas, alerta o médico gastroenterologista Albeniz Martins e Silva.

Whisky, vodka e cachaça - por serem muito forte - são as bebidas alcoólicas que mais favorecem a inconveniente ressaca, diz o médico. A mistura de bebidas, além de ser prejudicial à saúde, é dor de cabeça na certa no dia seguinte. "Apesar do álcool ser o mesmo em todas as bebidas, elas têm fórmulas e substâncias diferentes. Assim, a combinação de várias bebidas causa mais ressaca, pois o fígado trabalha mais", frisa Albeniz.

A única forma de não ter ressaca é não beber. Como isso é missão quase impossível para os amantes da geladinha, o médico recomenda alimentar-se antes da ingestão de bebidas. "É preciso literalmente ‘forrar’ a barriga. Petiscos são ótimos acompanhantes, mas prefira alimentos leves. Evite frituras, enlatados e carnes muito gordurosas", aconselha. "Também tome água, leite e sucos quando estiver bebendo", acrescenta.

Para curar a ressaca também não existe fórmula milagrosa. A maioria das receitas caseiras não funciona ou são apenas paliativos. Entre as balelas populares estão tomar colher de azeite de oliva, truque da torrada queimada e por aí vai. "Nada disso é eficaz contra a ressaca. Chás, aspirinas e outros remédios também não, pois eles só aliviam a dor de cabeça, mas o mal-estar permanece", explica o gastroenterologista, afirmando, ainda, que a "tese de rebater bebida" no dia seguinte também não adianta. "Tomar mais bebida dará a falsa ilusão que a ressaca passou, porque a ingestão de álcool excitará o organismo, dando mais ânimo a ele. A sensação de ‘estar tudo bem’, no entanto, é temporária, pois instantes depois os efeitos serão piores".

"Sopa, alimentos com caldo, água de coco e bebidas não alcoólicas ajudam a melhorar o estado de ressaca. Alimentos que contenham açúcar são importantes para repor a glicose. O repouso também entra na lista do kit pós-ressaca", ressalta o médico. (No Amazônia)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Travesti filho de Toninho Cerezo faz sucesso no exterior

Perfil de Lea T na Vogue Paris - Foto: Reprodução
Leandro Cerezo (foto) ou simplesmente Lea T., é a travesti estrela da campanha da marca francesa “Givenchy”. O grande número de travestis brasileiros em campanha internacionais de moda já é comum, mas neste caso, trata-se do filho do ex-jogador e atual técnico do Sport Toninho Cerezo.

A travesti já atua no mundo da moda internacional há anos. Atualmente trabalha como estilista na Itália. Lea T., apareceu em recente edição da revista Vogue Paris em que aparece completamente nu tampando a genitália com uma das mãos. Até pouco tempo o filho do ex-jogador Toninho Cerezo assinava como Leo Cerezo.

Em entrevista à revista “Vanity fair”, Lea T., afirmou que deve fazer cirurgia de mudança de sexo. Já Toninho Cerezo, quando questionado, evita falar sobre o assunto, apenas afirma ter um filho chamado Leonardo e não Leandro além de não falar sobre sua sexualidade.

Apesar de Toninho não confirmar a paternidade, a família apóia a orientação sexual de Leandro, que se transformou no travesti Lea T. Segundo Gustavo Cerezo, filho mais velho do ex-jogador Toninho Cerezo, todos (exceto o pai) sabem do sucesso que ela faz na Europa como estilista e modelo. (Fonte: O POVO Online)

No claudiohumberto.com.br

Justiça obriga Alencar reconhecer filha fora do casamento
O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro decidiu que o vice-presidente e industrial José Alencar é mesmo o pai de uma professora de 56 anos, nascida em Caratinga (MG), e determinou que adote o sobrenome paterno e passe a se chamar Rosimary de Morais Gomes da Silva. O processo de investigação de paternidade se arrastou desde 2001 e foi doloroso, com alegações sobre a conduta moral da mãe da professora. A defesa de José Alencar retratou a mãe de sua filha como prostituta, mas foi inútil. Após o nascimento, ela até se casou com outro homem.

José Alencar alegou que em 1954, quando Rosemary nasceu, ele teve apenas “namoro de menino”. O caso se deu antes do casamento dele. Alencar recusou o exame de DNA ordenado pela Justiça, para protelar o caso. Sua atitude foi considerada confissão de paternidade. Uma peça curiosa no processo de investigação de paternidade foi um casaco de José Alencar, guardado pela ex-amante, desde seu sumiço.

Empurra que "pega"

Agora é lei: estabelecimentos comerciais e de serviços terão que manter o código de defesa do consumidor à vista do freguês. Mas troco de R$0,01, que “sumiu” e “não existe mais”, a isso não são obrigados.

Parabéns, LIVIA!

Hoje (22) a minha neta Livinha - meu xodó - completa 2 anos de idade. Seus pais, Alessandro e Christine Elizabeth (Betinha), avós, tios e tias, primos e primas, cantarão ´Parabéns` pra essa garotinha linda.

No Pará, PMDB se mantém em cargos

Os integrantes do PMDB que ocupam cargos administrativos em órgãos do governo do Estado ainda não vão deixar os lugares. A afirmação é do chefe da Casa Civil, Everaldo Martins. Até agora somente Geraldo Bitar, da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), e Eduardo Ribeiro, da Companhia de Saneamento do Estado do Pará (Cosanpa), deixaram os lugares que agora são ocupados cumulativamente por dois secretários estaduais. Apesar das desavenças entre os dois partidos e cada um concorrer com um candidato próprio ao governo do Estado, o acordo de apoio mútuo num possível segundo turno ainda é válido.

Everaldo garante que as eleições em nada afetam a relação entre PT e PMDB, já que em 2006 os dois partidos tinham candidatos separados e ainda assim houve apoio. Ele afirma que o clima de trabalho nos órgãos ocupados pelo PMDB permanece de harmonia, com as atividades fluindo sem qualquer interferência política ou ideológica. Não há indícios de outras saídas espontâneas. O próprio PMDB não fará pressão para a saída de cargos, assegura Everaldo Martins.

"Num desenho nacional, o PT tem uma ótima relação com o PMDB, muito mais do que com o PSDB. Isso em vários Estados e municípios, o que ocorre no Pará. Esperamos resolver estas eleições ainda no primeiro turno. Mas, se a governadora Ana Júlia for para o segundo turno e Domingos Juvenil não, teremos o apoio deles. Mas se o contrário acontecer, eles terão nosso apoio. É uma via de mão dupla e não há interesse em forçar a entrega de cargos", diz Everaldo Martins.

O chefe da Casa Civil também adianta que o PT não fará pressão para a saída de outros membros do PMDB, presentes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Loteria do Estado do Pará (Loterpa) e na Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa).

Repasses: cada município deve receber em média R$ 1 milhão

O repasse de verbas para os municípios paraenses referente ao empréstimo de R$ 366 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), feito pelo governo do Estado, foi esclarecido em reunião entre o chefe da Casa Civil, Everaldo Martins, e a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), realizada, na tarde de ontem, no Palácio dos Despachos. O dinheiro ainda não foi recebido, o que atrasou os convênios com muitas prefeituras, sendo necessário o adiantamento de R$ 30 milhões para os municípios mais necessitados. Das 38 cidades que compõem a associação, somente 27 municípios foram representados.

O chefe da Casa Civil, Everaldo Martins, explica que a reunião a portas fechadas proposta pela Amat conseguiu esclarecer as dúvidas de muitos prefeitos, que já vêm sendo atendidos pela Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir) e pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) desde o dia 5 deste mês. O dinheiro deve chegar a partir de segunda-feira e será imediatamente repassado.

"Cada município deve receber em média R$ 1 milhão. Somente alguns mais populosos receberão mais, como a capital, que terá R$ 13 milhões. Mas esse repasse será feito de acordo com a vontade de cada prefeito. Os que já possuem obras em andamento que aguardavam os recursos do convênio, iniciadas antes do dia 30 de junho, vão receber logo, assim como os municípios em estado de emergência. Em outros casos, o dinheiro pode ser recebido somente após as eleições para cumprir o que determina a Lei Eleitoral. Cada deputado da Assembleia Legislativa do Estado do Pará que aprovou o empréstimo também deve receber algo em torno de R$ 1 milhão (em emendas parlamentares)", diz Everaldo.

O secretário de Estado de Integração Regional, César Queiroz, ressalta que apesar de o governo do Estado ter adiantado recursos, algumas obras estão à espera do dinheiro, entre elas as do projeto Ação Metrópole. "As prefeituras dos 143 municípios vão receber os recursos, num total de R$ 186 milhões", explica. (No Amazônia)