Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

NOSSA SENHORA - canta Roberto Carlos

Profissão de fé, gratidão e amor

Sou católico, do tipo que esporadicamente freqüenta igrejas e assiste missas, entretanto, rezo todos os dias e agradeço a Deus por tudo o que fui, sou e tenho, principalmente uma família maravilhosa - Albanira, minha esposa; Chistine, Ellen e Elaine, minhas filhas; Ercinho, meu filho; Giovanna, Maytê e Lívia, adoradas netas; Igor, meu neto querido, Robson e Eric, meus genros e amigos; Elane, minha nora; Eros e Emir, meus estimados irmãos. Todos fazem parte, são personagens principais dos capítulos inteiros da novela da minha plena felicidade.

Senhor!, Senhora de Nazaré!, Senhora da Conceição!, derramai Vossas bençãos sobre nós no ANO NOVO e sempre.

FELIZ ANO NOVO!



2009 chega ao fim. Poucos, felizes, rindo à toa. E multidões com fome, sem amor, sem assistência, sem emprego e, o que é pior, pobres até de esperanças. Mas, a vida continua. Almejo que 2010 seja bem melhor para todos, ricos e pobres.

Médicos que faltarem ao plantão serão punidos

Os médicos que faltarem aos plantões de final de ano serão punidos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), caso não cumpram as determinações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Ao todo, foram chamados 28 médicos, 16 enfermeiros e 32 técnicos em enfermagem para reforçar o atendimento nos PSMs da 14 de Março e do Guamá até o dia 4 de janeiro de 2010. Para a Operação Final de Ano, a secretaria gastou mais de R$ 250 mil somente com pessoal, incluindo o Hospital Geral de Mosqueiro, que também ganhou reforços.

Na ilha de Mosqueiro, serão 16 médicos, 8 enfermeiros e também 32 técnicos em enfermagem para garantir um atendimento de qualidade no réveillon. Além de uma unidade móvel com médico e uma simples, que já existe no local.

Este ano, o CRM vai fiscalizar de perto a frequência dos médicos nos plantões do feriado prolongado. 'Todos os atestados médicos de faltosos serão analisados pelo conselho para saber se são verdadeiros. Além disso, assinamos um contrato com a Cooperativa dos Médicos de Belém para reforçar o atendimento nos postos de saúde caso alguém falte. A Copmed vai funcionar 24 horas', explicou o diretor geral da Sesma, José do Egito, em coletiva realizada na quarta-feira pela manhã na sede da Vigilância Sanitária. Ao todo, a Região Metropolitana de Belém (RMB) conta com 14 unidades de urgência e emergência. Todas ganharam reforços para as festas de final de ano.

Novo prazo para parcelamento de IPTU

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) da Prefeitura de Belém prorrogou até 30 de janeiro de 2010 o prazo para o parcelamento dos débitos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) anteriores ao exercício 2008.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Novo arcebispo de Belém

Após muita demora, muito mistério, muito segredo, muita pomba e muita formalidade, às 8h desta quarta-feira foi anunciado o nome de Dom Alberto Taveira Corrêa (foto), atual arcebispo de Palmas (TO) para suceder o benquisto Dom Orani Tempesta.

Dom Alberto Taveira Corrêa nasceu em Nova Lima MG no dia 26 de maio de 1950, filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa. Em Nova lima fez os estudos primários, concluídos em 1960. Em 1961 entrou para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus. Ainda como seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte concluiu Cursos de Filosofia e Teologia na PUC-MG.

Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 15 de agosto de 1973 das mãos de Dom João Resende Costa, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Nova Lima, onde permaneceu como pároco até dezembro de 1977.

De setembro de 1976 a abril de 1977, fez o Curso de Espiritualidade Sacerdotal do Movimento dos Focolares em Roma.De 1978 a 1984 foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Em 1985 foi nomeado Pároco da Paróquia de São Geraldo e responsável pela comunidade dos Diáconos da Arquidiocese.

Durante o ano de 1988 foi orientador do Seminário Menor São José. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral, coordenador da Pastoral vocacional e dos Cursos de Canto Pastoral e da Comissão de Liturgia e Professor de Liturgia na PUC-MG.No dia 24 de abril de 1991, quando era Pároco do Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre e Vigário Forâneo da Forania São Caetano, foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 6 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima.

Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, especialmente as visitas pastorais, conselho Arquidiocesano de Pastoral e acompanhamento dos Seminários, Pastoral Vocacional, Comissão de Juventude, Pastoral Familiar e Campanha da Fraternidade. Desde a instalação da Rádio Nova Aliança, teve um programa diário “Palavra de vida eterna”, com o qual se estabeleceu uma grande rede de contatos com os diversos segmentos da vida de Brasília. A partir de 1991, tem acompanhado em nome da Arquidiocese de Brasília o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica permanecendo até “2000”. Foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano - CELAM.

No dia 27 de março de 1996, o Santo Padre o Papa João Paulo II criou a Arquidiocese de Palmas e a Província Eclesiástica que tem como sufragância as Dioceses de Porto Nacional, Miracema do Tocantins e Tocantinópolis e a Prelazia de Cristalândia. Dom Alberto Foi Nomeado Primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas.
Outras Atividades atuaisVice-Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Populorum Progressio - Organismo criado pelo Santo Padre João Paulo II para ajuda à Igreja na América LatinaPresidente do Regional Centro Oeste da CNBBMembro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos

Acredite quem quiser

Pode até ser uma grande bobagem minha, mas, mesmo contrariando talvez as previsões dos craques da política paraense, eu acho que o vice na chapa do Simão Jatene será o ex-deputado estadual e ex-senador Luiz Otávio Campos, do PMDB. Você não acredita, não bota fé nisso? É um direito seu, mas lembre-se de que no jogo político-eleitoral tudo é possível.

Sai o ranking da violência

São Brás é o bairro mais violento de Belém, segundo o balanço divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). Foram 353 ocorrências na área somente de janeiro a novembro de 2009. O triste primeiro lugar foi conquistado a partir de uma equação que dividiu o número de registros policiais feitos na seccional da área pelo total de habitantes do bairro. Logo em seguida, estão os bairros da Sacramenta, Coqueiro, Pedreira e Telégrafo.

Para Luís Dário, comandante geral da Polícia Militar, o número de ocorrências em São Brás 'foi insignificante', já que, proporcionalmente, foram 178 crimes para cada grupo de 10 mil habitantes. No entanto, para os moradores do bairro, os dados estatísticos só confirmam o medo de viver em algumas pontos de São Brás.

Pedreira - O ranking apresentado pela Segup sofre mudança se considerado somente o número de ocorrências registradas por bairro, colocando no topo da lista a Pedreira, com 532 ocorrências, seguida do Guamá, com 521; Marco, com 445; Jurunas, com 433; e Sacramenta, com 379. 'Não vejo São Brás como um bairro violento', disse o coronel Luís Dário.

Armas - Na mesma coletiva de ontem, a Polícia Militar informou que foram feitas 52 apreensões de armas de armas de fogo somente em dezembro deste ano na Região Metropolitana de Belém. Ao longo de 2009, mais de 770 armas foram apreendidas.

Esse foi um dos dados utilizados pelas autoridades policiais para justificar o decréscimo no número de ocorrências de 2008 para 2009. 'De janeiro a novembro do ano passado, foram mais de 117 mil. Enquanto que este ano a polícia registrou pouco mais de 114 mil. Além disso, efetuamos quase 6.500 prisões', informou o delegado geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly.

Mortes - No entanto, apesar da dimunuição de ocorrências, o número de homicídios aumentou em 2009, passou de 965 para 1.064. 'Isso se deve ao combate ao narcotráfico. Com a prisão de traficantes, que alcançaram o número de 2.700 pessoas, aumentamos a disputa entre as ‘bocas’. O que, consequentemente, gera revolta entre os criminosos e acontecem os homicídios. Com isso, o número de execuções por dívidas com drogas, os chamados acerto de contas, também aumentam', explicou Benassuly.

Polícia apreendeu 228 kg de coca e 539 kg de maconha durante o ano

Em 2009, de acordo com os dados da Segup, também foram feitas 333 mil abordagens a transeuntes, 108 mil a pessoas em motocicletas e 92 mil a pessoas em bicicletas. E apreendidos 228 quilos de cocaína, sendo 20.588 petecas, 539 kg de maconha e 200 mil pés da droga. Houve ainda o crescimento no número de prisões qualificadas, como as de crimes tecnológicos, que foram 53. Além das relacionadas ao setor de inteligência da polícia, que, ao todo, foram 477. Sendo, deste total, 98 relacionados à assaltos a banco.

Mais de 3.700 agentes de segurança pública - entre policiais civis e militares, bombeiros, entre outros - também foram contratados. Contabilizando um efetivo de quase 30 mil profissionais. Até maio de 2010, a expectativa é que mais 1.200 homens ingressem na PM.

Réveillon - Para a festa de Ano Novo, o coronel Luís Dário informou que vai haver aumento no efetivo policial dos principais balneários do Estado, como Mosqueiro, Salinas e Bragança, sem deixar de lado a capital paraense. Os policiais vão ter direito a pagamento extra para cada hora de trabalho excedida. 'Mas prefiro não revelar os números de homens e viaturas para evitar que os bandidos se planejem para agir nessa época do ano', ressaltou. (Fonte: Amazônia)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cantiga da Velha Guarda = Último desejo e Feitiço da Vila

Nome do novo arcebispo será conhecido amanhã

Amanhã, às 7h, na reunião do Colégio de Consultores da Arquidiocese, que será realizada na Cúria, o monsenhor Raimundo Possidônio anunciará o nome do novo arcebispo de Belém. Logo em seguida o administrador da Arquidiocese dará uma entrevista à imprensa.

Clonando Pensamento

"Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando". (Walter Lippman)

"Espero morrer aos 110 anos, assasinado por um marido ciumento". (Thurgord Marshall)

Casal homossexual argentino consegue se casar

O casal homossexual argentino Alex Freyre, de 39 anos, e José María Di Bello, de 41, se casou nesta segunda-feira em um cartório da cidade de Ushuaia, capital da província de Tierra del Fuego, no extremo sul da Argentina. Trata-se do primeiro casamento homossexual na América Latina, segundo Di Bello.

- Minhas pernas não param de tremer, foi muito emocionante. Somos o primeiro casal de gays que se casa na América Latina - afirmou. (Fonte: O Globo)

Suriname - 20 brasileiras fora estupradas

O ministro da Justiça e de Polícia do Suriname, Chandrika Santokhi, disse à imprensa local que pelo menos 20 brasileiras foram estupradas durante os ataques a estrangeiros na cidade de Albina no dia 24.

O governo do Suriname também informou que 35 suspeitos já foram detidos . Três brasileiros ainda estão hospitalizados em Paramaribo, a capital do país e mais de 120 brasileiros e chineses se refugiaram em uma base militar. (Fonte: O Globo)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Grande Fernando

Junto com a foto, meu dileto primo Fernando faz a pergunta: "Será que com esse apoio de peso conseguirei votos suficientes para a sucessão?" - Para quem não sabe, Fernando foi seminarista por muitos anos, porém, a sua querida Lourdes o fez desistir de vestir batina. É gente boa!

Aposentadoria compulsória

Rosa
Carmencin
Therezinha
No primeiro semestre do próximo ano as competentes e íntegras desembargadoras Rosa Maria Portugal Gueiros, Carmencin Marques Cavalcante e Therezinha Martins Fonsêca (fotos) deixarão o Tribunal de Justiça do Pará. Atingirão a idade límite - 70 anos - estipulada por lei para que servidores públicos continuem em atividade. As três vagas serão peenchidas pelos critérios de merecimento e antiguidade dentro dos prazos estabelecidos pelo regimento do TJE-PA.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Cantiga da Velha Guarda = Tá faltando ele

O Natal de Zelaya por conta dos brasileiros

O presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, passou o Natal com sua família na embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde está abrigado há três meses, desde que voltou clandestinamente ao país, em setembro.

Os soldados que vigiam a representação diplomática permitiram que familiares de Zelaya, que foi deposto por um golpe de Estado, em 28 de junho, entrassem no prédio com pratos tradicionais de sua cidade natal, Olancho - carne de porco e uma variedade local de "tamales", um tipo de pão de milho cozido a vapor dentro de folhas de banana, acompanhados de um vinho tradicional hondurenho.

Entre os convidados especiais do líder deposto estavam suas duas filhas e sua mãe.

Perdão para faltosos

Em 2009, a Câmara tornou-se mais complacente com os deputados ao perdoar 88,3% das faltas do ano. As ausências aumentam no segundo semestre e nos dias próximos a feriados.

Os deputados usaram como argumento “missão oficial” ou apresentaram “licença médica” para faltar às votações de terça a quinta-feira.

Com a benevolência da direção, alguns chegam a confessar sem pudor que, em vez de estar presentes em plenário, preferem antecipar o trabalho nas bases eleitorais para não perder o mandato na eleição do próximo ano. (Fonte: Correio Braziliense)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Parabéns, governadora






Á governadora Ana Júlia Carepa completa hoje mais um ano de vida. Para marcar o evento, será rezada missa em ação de graças às 18h na Igreja Santa Maria Goreth, no bairro do Guamá.

Aos 84 anos morre Ajax de Oliveira

O ex-prefeito de Belém Ajax D’Oliveira morreu ontem, às 20h50, de insuficiência renal crônica associada à insuficiência respiratória, após 22 dias internado e em coma induzido. O estado de saúde do ex-prefeito se agravou devido a complicações por causa do diabetes e da hipertensão. Ajax ficou na UTI de um hospital particular por mais de três semanas.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Gente que brilha: RAY BRITO

O cantor santareno RAY BRITO é figura sempre presente, admirada, aplaudida e muito querida no circuito de barzinhos da Pérola do Tapajós e em shows nas cidades circunvizinhas. Recentemente nos reencontramos na orla da avenida Tapajós e recordamos que ele começou sua carreira artística no programa E-29 Show apresentado por mim e pelo Edinaldo Mota.

Cantiga da Velha Guarda = As rosas não falam

sábado, 19 de dezembro de 2009

Confraternização do Senadinho do Clube do Remo

Dirceu Pinto Marques, Rui Chaves, Aurélio do Carmo. Amaro Klautau e Orlando Frade
Em pé: Dirceu, Rui e eu. Sentados: Aurélio do Carmo e Amaro





Ontem (18), no restaurante Trapiche, às margens do Rio Guamá, foi realizada a confraternização dos integrantes do "Senadinho Everaldo Martins do Clube do Remo". Na ocasião, foi eleito o nosso novo presidente: Dirceu Pinto Marques. Entre outros "senadores", marcaram presença Amaro Klautau e Orlando Frade, presidente e vice, respectivamente, do Leão Azul.

De LÚCIO FLÁVIO PINTO: A carta do rancor de Almir Gabriel

A carta que o ex-governador Almir Gabriel escreveu para comunicar sua desfiliação do PSDB é um dos documentos mais hipócritas da história recente do Pará. É totalmente utilitário o argumento de que ele decidiu abandonar o partido do qual foi um dos fundadores, “em razão dos atuais desvios dos princípios políticos e éticos que o alicerçavam”. Esses princípios não estavam em vigor quando Almir patrocinou as candidaturas ao Senado de Luiz Otávio Campos, Duciomar Costa e Mário Couto, com currículos nada éticos.

Também não se aplicava então a rejeição que agora Almir exige dos tucanos à Companhia do Vale do Rio Doce (transformado em Rio Amargo, na rancorosa carta do ex-senador). Se seus correligionários de hoje se renderam ao “egocêntrico” Roger Agnelli, Almir chegou a lançar a pedra fundamental da fábrica de cobre da Sabolo Metais, em Marabá, com fanfarra e tudo. O projeto ficou no estouro dos foguetes na festa de lançamento presidida pelo bicudo governador. Uma fantasia para minorar os efeitos do seu azedume.

É igualmente falso que a decisão do PSDB, referendando o nome do também ex-governador Simão Jatene sobre o de Almir, que completou recentemente 78 anos de idade, se fundou “na tola e odiosa discriminação aos idosos”. Almir foi candidato ao governo em 2006, quando tinha 75 anos, e perdeu para Ana Júlia Carepa, do PT, não por ser velho, mas por não concatenar suas idéias, raciocinar com dificuldade e deixar transparecer um estado de espírito próprio não exatamente de velhos, mas de pessoas senis. No entanto, em 1994, ele explorou contra o seu adversários as mesmas características que Jarbas Passarinho, seu adversário, exibiu durante a campanha eleitoral. A carta de desligamento comprova mais uma vez que a história acabou para Almir José de Oliveira Gabriel. Não por estar velho. Mas por estar superado. As orquídeas continuam a esperar por sua promessa de cuidados. (Fonte: O Estado do Tapajós Online)

PTB anuncia candidatura de Tião Miranda ao governo do Pará

O engenheiro eletricista Sebastião Miranda Filho, 52 anos, conhecido como Tião Miranda, é o candidato do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ao governo do Estado. O nome do atual superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Pará foi escolhido em reunião da legenda realizada na residência do deputado estadual Junior Ferrari, à noite da última quinta-feira, 17, e contou com o referendo do prefeito de Belém e presidente do Diretório Regional do PTB, Duciomar Costa, além de todos os parlamentares petebistas da Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores.

Depois do anúncio oficial da candidatura do ex-governador Simão Jatene pelo PSDB, e da já anunciada investida da governadora Ana Júlia Carepa (PT) à reeleição, o PTB decidiu pelo lançamento de uma 'terceira via', acreditando que a eleição de 2010 'será decidida em segundo turno'.

Tião Miranda considera a escolha como 'uma missão'. Se disse 'supreso e gratificado pelo reconhecimento dos companheiros do partido'. Ele já foi prefeito de Marabá, município polo do sudeste do Estado, por dois mandatos, presidiu a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat) e cumpre, hoje, o mandato de dois anos na superintendência do Sebrae no Pará. (Fonte: Amazônia)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A lei da selva

O projeto de lei complementar n 12, de 2003, aprovado na noite de quarta-feira na Câmara dos Deputados, será um incentivo ao desmatamento e à destruição de biomas, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica. Esta é a visão do Ministério do Meio Ambiente e seus órgãos associados, que desde ontem passaram a pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a vetar o artigo que tira do Ibama a responsabilidade de fiscalizar e punir os responsáveis pelos empreendimentos cujo licenciamento ambiental foi concedido por órgãos estaduais ou municipais.

O sinal de alerta de que o artigo é uma licença para desmatar foi dado logo na manhã de ontem pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que estava em Copenhague, Dinamarca, acompanhando o presidente Lula na conferência da ONU sobre o clima. Minc revelou ter conseguido de Lula a garantia de que, se o artigo 17 — que já causa polêmica — passar no Senado, este será vetado.

O projeto regulamenta as competências de cada ente da federação — federal, estadual e municipal — para licenciar, fiscalizar e punir infrações contra o meio ambiente. Está no Congresso desde janeiro de 2007, quando foi incluído entre as medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). - Fonte: O Globo

IPTU sofrerá correção

O valor venal de 180 mil imóveis de Belém sofrerá reajuste de 4,27% para cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em 2010. A correção é baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-Especial, o IPCA-E, acumulado dos últimos 12 meses e medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para saber o valor que será pago no próximo ano, o contribuinte precisa pegar a parcela paga em 2009 e sobre ela aumentar os 4,27%.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bolinha - 75 anos

Os irmãos Dagoberto, Dorivaldo e Darlindo
Domingo (13), em Alter do Chão, Darlindo (Bolinha) Rodrigues reuniu os amigos e familiares em sua bela casa para comemorar seus 75 anos de idade. Os convidados desfrutaram de mesa farta, bebida da melhor qualidade e musicas do passado para dançar.

Odair Correa visita obras da Cosanpa em Santarém

Pausa para um lanche: refrigerante e pão-doce
Eduardo e Odair com operários de uma das obras
Eduardo, Odair, Carlos Eduardo (Saneng) e Arlindo (Estacon)

Eduardo mostra ao visitante o andamento da construção de reservatório no bairro Livramento

Ontem (14) o governador em exercício, Odair Correa, visitou em companhia do presidente da Cosanpa, engenheiro Eduardo Ribeiro, todas as obras que estão sendo executadas em Santarém,com recursos do PAC e Governo do Pará, objetivando a melhoria e expansão do sistema de abastecimento de água na cidade. Na oportunidade, entrevistado pelos profissionais de rádio e televisão que também participaram da visita, Odair declarou entusiasmado: “Desde criança sou testemunha da precariedade dos serviços de fornecimento de água à população santarena. Felizmente, o atual governo, do qual faço parte, haverá de solucionar esse antigo e angustiante problema após concluídas todas essas obras que nos dão a certeza de que os santarenos terão água de excelente qualidade e em quantidade suficiente para atender satisfatoriamente as suas necessidades.. Continuarei a envidar esforços para conseguir junto ao Governo Federal os recursos financeiros necessários para que a Cosanpa possa executar uma segunda etapa do projeto global para Santarém, o que permitirá maior número de habitantes e em todos os bairros da cidade serem beneficiados com novas ligações, inclusive hidrometradas”.


sábado, 12 de dezembro de 2009

Quanto vai demorar para tirar o povo da merda

Um dia após o presidente Lula afirmar que quer "tirar o povo da merda" , numa referência ao precário sistema de saneamento básico do país, especialistas advertem que, caso seja mantido o atual nível de investimentos, o Brasil ainda vai demorar 66 anos para universalizar os seus serviços de esgoto.

Reportagem de Leila Suwwan publicada na edição deste sábado do GLOBO mostra que de 2007 até hoje, o governo só executou 11% dos R$ 12,6 bilhões reservados no Orçamento da União a programas na área urbana e rural .

Dos mais de R$ 8 bilhões do FGTS destinados a esse fim desde 2003, só 35% foram usados. Hoje só 42% dos brasileiros têm acesso a esgoto. A meta do milênio de ampliar a rede para atender 70% da população até 2015 também pode ir pelo ralo: só seria alcançada em 40 anos. (Fonte: Blog do Noblat)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Cantiga da Velha Guarda = Eu não existo sem você

TRE estabelece datas e regras para eleição em Mojuí dos Campos

O Tribunal Regional Eleitoral aprovou ontem resolução marcando para o dia 28 de março de 2010, um domingo, a eleição para a escolha do prefeito, vice e vereadores de Mojuí dos Campos. No dia 2 de fevereiro, 54 dias antes da eleição, começará a propaganda eleitoral e a posse dos eleitos ocorrerá em 30 de abril, 33 dias depois.
Domicílio
Para impedir a migração de candidatos, partidos e eleitores de ocasião para a eleição de Mojuí, a resolução retroage a 28 de março de 2009, um ano antes do pleito, para fixar nessa data prazo final para obtenção de registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Expirou também naquele dia o prazo para que candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereadores requeressem filiação partidária ou transferência de domicílio para as sessões da área territorial do novo município que integra a 83a Zona Eleitoral.
Convenções
Pelo calendário do TRE, as convenções partidárias para deliberação sobre coligações e escolha dos candidatos aos cargos majoritários e proporcionais já poderão acontecer no período de 16 a 24 de janeiro. No dia 3 de fevereiro, 53 dias antes das eleições, às 19h, termina o prazo para os candidatos pedirem seus registros no cartório eleitoral, caso os partidos e coligações não os tenham requerido no dia 1º de fevereiro. (Fonte: Diário do Pará)

Lula sanciona, com veto parcial, nova Lei do Inquilinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos parciais, a lei 12.112/09, chamada de nova Lei do Inquilinato. O texto da nova lei foi publicado nesta quinta-feira no "Diário Oficial da União". O objetivo da lei é ampliar as garantias do inquilino e também agilizar ações de despejo.

Entre as mudanças previstas na lei estão a desobrigação do fiador e a criação de regras para a mudança de fiador durante o contrato. Atualmente, a Lei do Inquilinato não trata do assunto. O fiador pode desistir da função, ficando apenas responsável pelos efeitos da fiança durante 120 dias depois de o locador ter sido notificado.

O proprietário também poderá exigir um novo fiador, caso o antigo ingresse no regime de recuperação judicial. Com isso, pretende-se dar mais garantias ao proprietário e exonerar a empresa fiadora que passe por crise econômico-financeira.

A proposta também adequa ao novo Código Civil a proposta que mantém a proporcionalidade da multa rescisória em caso de devolução antecipada do imóvel locado.

Em caso de divórcio ou morte do locatário, a nova Lei do Inquilinato cria regras para a manutenção ou substituição do fiador. Atualmente, a legislação não prevê essa possibilidade.

Nos casos de despejo, a ação é suspensa se, em 15 dias, o inquilino quitar integralmente a dívida com o proprietário ou a imobiliária. Com isso, não fica mais valendo a apresentação de um simples requerimento em que o locatário atesta a intenção de pagar a dívida --algo que tem atrasado em mais de quatro meses as ações de despejo. Fica adotado também o mandado único de despejo. Cai, portanto, a prática atual de dois mandados e duas diligências, entre outros procedimentos que atrasam o processo.

Vetos

Entre os itens vetados pelo presidente na sanção presidencial está o que determina concessão de liminar para desocupação do imóvel em 15 dias quando houver pedido de retomada em razão de melhor proposta apresentada por terceiros.

Também foi vetado o parágrafo que previa a concordância do proprietário do imóvel para a manutenção do contrato de aluguel em eventuais mudanças societárias do inquilino pessoa jurídica. A justificativa para o veto é de que "o contrato de locação firmado entre o locador e a pessoa jurídica não guarda qualquer relação de dependência com o a estruturação societária da pessoa jurídica locatária".

Foi vetada ainda a aplicação imediata da lei, que não passa a valer a partir de hoje, data da publicação no Diário Oficial da União. A lei terá o prazo de 45 dias para entrar em vigor. A razão da extensão do prazo é dar tempo hábil para que as pessoas afetadas pelas normas conheçam o conteúdo do texto e estudem seus efeitos. (Fonte: Folha Online)

Deputados aprovam versão ´light` da lei antifumo para o Pará

Prestes a completar três meses desde que foi sancionada, a lei municipal que proíbe o fumo em ambientes públicos fechados acaba de ganhar companhia. Os deputados paraenses aprovaram ontem o Projeto de Lei nº 172, de 2008, que estende a proibição a todo o Estado. A lei estadual, no entanto, não será tão rigorosa quanto a municipal.

Além de permitir a criação de 'fumódromos', a multa para quem desobedecer a lei é menor. Enquanto a legislação municipal prevê multas que variam de R$ 3 a R$ 30 mil, o valor da multa estabelecido pela lei estadual é inferior R$ 1 mil. Para começar a valer, o projeto aprovado pelos deputados estaduais precisa agora ser sancionado pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

O projeto de lei sancionado pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, em setembro deste ano, proíbe de forma severa o fumo em locais como ambientes de trabalho, estudo, cultura, culto, lazer, esporte e entretenimento. Já o projeto estadual, de autoria do deputado Martinho Carmona (PMDB), mantém a proibição nesses locais com uma grande diferença: inclui a emenda apresentada pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS) que permite que os estabelecimentos disponibilizem um local fechado para os usuários de cigarro, os 'fumódromos'.

Quem desobedecer a lei estadual que proibe o uso de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos e cigarros de palha em repartições públicas, bares, restaurantes, danceterias, lanchonetes, casas noturnas ou shopping centers fica sujeito a pagar multa equivalente a 500 Unidades Fiscais do Estado do Pará (Ufepa), fixada em R$ 1,96. Ou seja, a multa pode chegar a R$ 980,00. A penalidade será aplicada em dobro no caso de reincidência.

A penalidade cabe não apenas ao fumante infrator como ao proprietário do estabelecimento onde ocorreu o delito e pode ser aplicada em dobro no caso de reincidência. Para começar a valer, o projeto precisa agora ser sancionado pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa. De acordo com o projeto, os estabelecimentos devem afixar avisos indicativos da proibição, em pontos de ampla visibilidade e de fácil identificação para o público. (Fonte: Amazônia)

STF mantém censura ao jornal ´O Estado de São Paulo`

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira (10), por seis votos a três, uma reclamação apresentada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, que pedia a revogação de uma decisão judicial que o proíbe de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica.

A liminar (decisão provisória) foi concedida há 132 dias pelo desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a pedido do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Fernando é investigado pela operação da Polícia Federal. Com a decisão desta tarde, o jornal continua proibido de publicar qualquer reportagem sobre a operação.

Para o ministro relator do processo, Cezar Peluso, a reclamação protocolada pelo jornal não preenche os requisitos formais para a análise. A reclamação se baseava nos termos de uma a ação julgada pelo STF em abril, que resultou na revogação da Lei de Imprensa. O ministro considerou que não há relação entre os casos.

Clonando Pensamento

“É inacreditável! É estarrecedor! O Supremo Tribunal Federal, a Suprema Corte do nosso país, o guardião da Constituição brasileira e dos direitos dos cidadãos, acaba de legitimar um dos atos mais odientos e repugnantes na vida de povos que se pretendem civilizados. Declara textualmente o § 2º do Art. 220 da Constituição brasileira: ´É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.` De novo, para a gente não esquecer: ´É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.` Pois os ´Supremos` sapatearam sobre a Constituição brasileira e legitimaram a censura à imprensa. Por seis votos a três, os meritíssimos mantiveram a censura ao jornal ´O Estado de São Paulo`.” (Lúcia Hippolito - jornalista)

Celso de Mello condena censura e critíca abusos de magistrados

O ministro Celso de Mello fez ontem uma longa e calorosa defesa da liberdade de imprensa. Sem citar casos específicos, ele criticou juízes que concedem liminares como a do TJ-DF, que censurou previamente o jornal "O Estado de S. Paulo". E lembrou arbitrariedades da ditadura militar com tal veemência que ministros que votaram contra o pedido do "Estado" — como Eros Grau e José Antônio Dias Toffoli — pediram a palavra para esclarecer que o faziam por mera questão técnica (Toffoli) ou para relembrar seu passado de luta contra a ditadura e a censura (Eros).

— Tem sido tão abusivo o comportamento de alguns magistrados e tribunais que, hoje, o poder geral de cautela é o novo nome da censura judicial no nosso país. E isso é muito grave, porque nos faz voltar ao passado colonial — disse Celso de Mello. — É grave e preocupante que ainda remanesçam no aparelho de Estado determinadas visões autoritárias que buscam justificar, por meio $poder geral de cautela, a prática de censura de livros, revistas, jornais.

Ele lamentou que o Supremo não tenha acolhido o pedido de liminar do "Estado" para sinalizar à sociedade a posição do tribunal em ações futuras:

— O julgamento tem efeito vinculante. Este julgamento permitiria reconhecer que esta Corte não admite qualquer forma de censura.

Celso de Mello disse que o AI-5, ato institucional do governo militar que escancarou a ditadura, no governo Costa e Silva, está prestes a completar 41 anos. Ele lembrou que, naquela época, morava no interior paulista e que sua família, assinante do "Estado", leu à época o editorial "Instituições em frangalhos". (Fonte: O Globo)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Clonando Pensamento

"A luta dos paraenses em favor do desenvolvimento do Estado e contra os colonizadores históricos que cobiçam a Amazônia ganha novos inimigos, os separatistas e ingratos emigrantes que querem, com a ajuda de políticos fisiológicos, levar de graça 280 mil quilômetros quadrados, um dos pedaços mais ricos do território paraense, para criar o Estado de Carajás. (...) A aprovação do plebiscito pelo Senado, onde a maioria dos senadores é endocolonialista, serve de advertência aos paraenses para se organizarem e se prepararem para uma luta que é de vida ou morte para o destino do Pará e seu desenvolvimento. É preciso, com urgência, que se prepare uma reação que envolva todo o território paraense e que se divulguem os nomes dos políticos e de simpatizantes, assim como dos emigrantes ingratos que trairam a confiança dos paraenses. Vamos à luta contra a divisão do Pará. É uma luta em favor da vida, da nossa valorosa história e momento para provar a bravura do autêntico paraense e do amor dele à sua terra".
(Armando Soares - economista, no artigo ´Um ato de traição e de ingratidão`, publicado hoje em O Liberal)

Leitorado

De Azulino Rebarbado - bairro do Jurunas - Belém:
"ENGODO! Esta é a palavra que não quer calar na mente dos conselheiros do Clube do Remo. Foram iludidos, sim! Falava-se em troca do Baenão por um moderno e completo estádio, centro de treinamento, alojamento para atletas, etc. e mais R$ 15 milhões em dinheiro, o que permitiria o saneamento total das contas a pagar que atualmente, segundo afirmações do próprio presidente, somam aproximadamente R$ 10 milhões, incluídas as decorrentes dos processos que tramitam no Tribunal do Trabalho. Mas, ontem, a proposta apresentada pelo consórcio Leal Moreira/Agra acabou com esse sonho e gerou decepção do tamanho do fenômeno azul. Propuseram construir a Toca do Leão, não se sabe onde, no valor de R$ 18 milhões e dariam ao Remo R$ 14 milhões da seguinte forma: o clube é que irá procurar e comprar o terreno para ser executado o tal projeto e, por exemplo, se o valor desse terreno for R$ 5 milhões, o Remo receberia dos proponentes apenas R$ 9 milhões, sendo R$ 1 milhão de entrada e o restante em 23 prestações. Quer dizer, se for aceita a proposta, o clube ficará sem o Baenão e não terá condições de pagar as suas dívidas. É trocar 6 por meia dúzia, não há dúvida. Um experiente engenheiro do ramo imobiliário, presente na reunião do Condel, afirma que o projeto apresentado não será executado por menos de R$ 30 milhões, fora o recheio (cadeiras, equipamentos, etc). A surpresa maior foi por conta do sigilo absoluto até ontem, quanto ao nome da empresa proponente e, principalmente o fato de não ser dada oportunidade a outras empresas a se habilitarem para compra, troca, permuta, ou seja lá o que for, do valioso patrimônio onde está instalado o Baenão. Tudo indica que o Amaro Klautau não contará com o apoio dos conselheiros para concretizar essa farsa, essa negociação vantajosa só para o lado de lá – Leal Moreira/Agra."

Para garantir pagamento de precatórios TJE nega desbloqueio de valor das contas da PMB

O Pleno do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) negou provimento, na sessão desta quarta-feira (9) ao mandado de segurança impetrado pela Prefeitura Municipal de Belém que pretendia reverter decisão da então presidente do TJE, desembargadora Albanira Lobato Bemerguy, que determinou, no final do ano passado, o bloqueio de R$ 34.92,465, 89 do Fundo de Participação dos Municípios para garantir o pagamento de sete precatórios.
A desembargadora relatora do processo Maria Rita Lima Xavier votou pela denegação do mandado de segurança, rejeitando a preliminar da PMB que reclamou direito de parcelamento da dívida em dez anos e não em doze meses como foi estipulado pela decisão da presidência. A magistrada ressaltou que, quando a ex-presidente do TJPA, desembargadora Albanira Bemerguy, determinou o bloqueio, a magistrada teve o cuidado de avaliar as condições financeiras da Prefeitura. A relatora concluiu que os precatórios não foram pagos por conveniência da gestão municipal. (Fonte: Site do TJE-Pa)

Removendo o passado: Didi Martins, santareno de coração


Década de 80 - Em dia de festa no salão do Tropical Hotel de Santarém, o colunista Edwaldo Martins com o casal Aristeu (Bethânia) Conrado, Dula Serique e Graça Gonçalves, Benedito Fernandes e Helmut Meschede.
(Fotos: Arquivo do Instituto Cultural Boanerges Sena)

Cantiga da Velha Guarda = Cuando calienta el sol

Senado aprova licença de 4 meses para pais

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou ontem, em caráter terminativo, projeto de lei que aumenta a licença-paternidade para quatro meses, mesmo prazo da licença-maternidade. O benefício só poderá ser requisitado se a mãe da criança morrer, for acometida de alguma doença grave ou abandonar o filho após o parto. Hoje, o pai só tem direito a licença de seis dias após o nascimento do bebê.

De acordo com o projeto, que agora segue para a Câmara, o pai também poderá requerer a licença se obtiver a guarda exclusiva do filho ou em casos de adoção, se a mãe não pedir a licença-maternidade. A proposta foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Em casos de adoção ou obtenção da guarda, se a criança tiver entre 6 e 12 anos, a licença deverá ser gozada nos três primeiros anos do ingresso da criança no núcleo familiar. Para receber o benefício, o empregado deverá comunicar seu empregador, com antecedência de no mínimo 30 dias. Pais com filhos portadores de deficiência terão direito a prolongar a licença por até três anos.

Nas empresas com mais de 50 funcionários, o empregado que for responsável por crianças de até três anos de idade portadora de deficiência física, sensorial ou mental, ou de doença que exija tratamento continuado, poderá optar entre o prolongamento da licença-parental e ausências do local de trabalho, por até dez horas, durante a jornada semanal. As horas em que o funcionário estará fora da empresa serão compensadas em acordo com o empregador. (Fonte: O Globo)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Aposentado que ganha mais de 1 mínimo terá reajuste real de 2,5%

O ministro da Previdência, José Pimentel, afirmou ontem (8) que o governo concordou com a proposta das centrais sindicais e concederá em 2010 um reajuste real (acima da inflação) de 2,5 por cento aos pensionistas do INSS que recebem benefícios superior a um salário mínimo.
O ganho real corresponde à metade da variação do PIB verificada há dois anos e terá um impacto de 3 bilhões de reais nas despesas do governo no ano que vem, segundo Pimentel. (Fonte: Reuters Brasil)

Leitorado

De Anônimo:
"Pergunta que não quer calar no meio jurídico: por quê não estabelecer metas e mutirões para serem cumpridos, também, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF)? Será que é porque existem milhares de processos engavetados, nas prateleiras, contra políticos safados e corruptos? Não demora muito estarão todos prescritos, como querem os acusados, né não?"

Paixão flamenguista

Lúcio e Zé Roberto
Do GloboEsportecom

Até que ponto vale o sacrifício para ver seu time ser hexacampeão brasileiro, diante de 84.848 pagantes? Difícil dizer, mas tem gente que não se importa com isso. É o caso de Lúcio Bemerguy, 41 anos, programador de computador. Ele vive longe, a cerca de 4 mil Km do Rio de Janeiro, em Santarém, no Pará. Mas veio à Cidade Maravilhosa exclusivamente para isso. Em meio a toda confusão para comprar ingressos, como ele conseguiu? O paraense explica.
- Vi o anúncio de um torcedor que estava vendendo um ingresso no site do Flamengo. Eu tinha que pegar o ingresso em Nilópolis, mas não sabia nem onde ficava. Peguei trem na Central do Brasil, ônibus, metrô, táxi, rodei a cidade toda sem conhecer direito. Mas consegui achar e paguei R$ 250 – conta o aventureiro.

Depois de tanta batalha para enfim ver o tão sonhado título, uma mínima representação que leve consigo pode servir como um troféu. E assim foi com o autógrafo de Zé Roberto em sua camisa. O encontro aconteceu no aeroporto do Rio, onde o jogador embarcava para Salvador, onde vai passar suas férias, e Lúcio terminava sua saga pelo Sudeste.
- Essa parte ninguém lava. A gente vem de tão longe só para ver o Flamengo ser campeão e fechar com chave de ouro. Ser flamenguista ninguém explica – disse, emocionado.
Lúcio já veio ao Rio duas vezes, mas a visita ao Maracanã foi apenas primeira. A viagem de Santarém ao Rio, de avião, demora em torno de seis horas.

Deste blog:
Lúcio é meu sobrinho, filho do meu mano Emir Bemerguy.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

No claudiohumberto.com.br

Em um mês, governo torra R$ 12 milhões com cartões
O governo Lula torrou quase R$ 12 milhões no mês de novembro com cartões corporativos. Ou seja, em média foram gastos R$ 400 mil por dia. Em 2009, a Presidência e o Ministério da Justiça são responsáveis por quase metade das despesas com cartões corporativos: R$ 25,8 milhões, dos quais mais de R$ 21 milhões são considerados “sigilosos”, com a desculpa de “garantir a segurança da sociedade e do Estado”. As despesas com cartões corporativos do governo Lula em 2009 já ultrapassaram em R$ 3 milhões os R$ 55 milhões gastos em 2008.

Rejeitada

A rejeição da petista Dilma Rousseff sofreu variação de 40 para 41%, segundo pesquisa CNI/ Ibope. É a maior entre os principais candidatos a presidente. O fraco desempenho de Dilma para presidente, fez um ministro aposentado de tribunal superior, ex-parlamentar, chamar a ministra de “Marechal Lott de sutiã”.

Procuradoria quer investigar se políticos levaram propina

O Ministério Público Federal pediu ontem abertura de investigação sobre 14 obras da Construtora Camargo Corrêa que envolveriam conselheiros de tribunais de contas, deputados e senadores em crimes financeiros, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e ilícitos civis e eleitorais. São citados políticos de 7 partidos - PSB, PSDB, PT, PMDB, DEM, PC do B e PR.

Foram encaminhadas 18 representações a órgãos estaduais e federais que têm competências em áreas distintas para abrir procedimentos relativos aos contratos sob suspeita - Procuradoria-Geral da República, Ministério Público Federal no Distrito Federal, Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo e do Rio e Procuradoria Regional Eleitoral.

A Camargo Corrêa é o alvo principal da Operação Castelo de Areia, inquérito da Polícia Federal sobre esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Três executivos da empreiteira, Fernando Arruda, Dárcio Brunatto e Pietro Bianchi, já são réus em ação penal. Na residência de Bianchi a PF apreendeu documentos e pen drives que indicam contatos de dirigentes da Camargo Corrêa com políticos e autoridades de alto escalão de governos municipais, estaduais e da União.

As obras listadas pelo Ministério Público Federal estão localizadas em 7 Estados (Pará, Ceará, Rio, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Pernambuco) e apontam prováveis pagamentos a parlamentares. "São casos em que há suspeita de crimes, improbidade administrativa e irregularidades eleitorais", assinala nota divulgada pela Procuradoria da República em São Paulo. Não foram informados nomes de envolvidos. (Fonte: O Estado de S.Paulo)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DUCIOMAR CONTINUA NO CARGO

A Justiça Eleitoral acatou o pedido de suspensão dos efeitos da sentença do juiz Sérgio Lima, que cassou o mandato do Prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), na última sexta-feira (7), sob acusação de abuso de poder econômico. Com a decisão, Duciomar permanece no cargo até que seja julgado o Recurso Eleitoral Ordinário. A decisão de manter Duciomar na administração municipal foi do juiz eleitoral José Maria Teixeira do Rosário.

O TRE também informou que a decisão que cassou o mandato do prefeito Duciomar Costa foi disponiblizada no Diário Eletrônico de hoje, mas só terá efeito a partir da próxima quarta-feira (9), quando for publicada no Diário de Justiça, na versão impressa. De acordo com a legislação eleitoral somente no dia seguinte da publicação da decisão é que a defesa pode entrar com o Recurso Eleitoral Ordinário, para anulação da medida, já que a liminar tem apenas efeito suspensivo.
O julgamento do Recurso Eleitoral Ordinário só deve acontecer apenas em 2010, já que o Tribunal Regional Eleitoral vai entrar em recesso. (Fonte: Portal ORM)
Deste blog:
Com relação a esse assunto, reitero o que já disse na postagem > Eu não acredito...

Fim de festa

Em Santarém, nesta terça-feira (8), acontece o encerramento da festividade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Mãe Santíssima, concede vida longa e digna para todos, paz, educação, saúde, habitação, emprego e justiça social. Aos jovens e às crianças, concede proteção e esperança. Concede solidariedade e respeito aos injustiçados, aos doentes, aos idosos.
Foto: Altar de Nossa Senhora da Conceição na Igreja Matriz de Santarém.

Os campeões


Eternamente Flamengo



sábado, 5 de dezembro de 2009

Clonando Pensamento

"A solução para o problema do meio ambiente está em uma revolução educacional para mudar a mentalidade viciada da civilização industrial, que mede o progresso pela produção industrial a qualquer custo – social ou ecológico". (Senador Cristovam Buarque)

Eu não acredito...

... que o prefeito Duciomar Costa perca o seu mandato; que haverá intervenção federal no Pará e que não será Simão Jatene o candidato do PSDB ao governo do Estado em 2010. É a minha opinião. E ponto final!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Clonando Pensamento

"Digo sempre: não há pequenos e grandes jornais, mas grandes e pequenos jornalistas". (Adísia Sá - jornalista)

Definidos os grupos para a Copa 2010

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Tradição de hospitalidade

Eu pensava que não existia mais, em Óbidos, o Hotel Braz Bello. Enganei-me. Está funcionando, e foi lá que na semana passada hospedei-me. Na década de 60, quando ia de Santarém para as festas de carnaval na sede da ARPA, eu era freguês dessa aconchegante hospedaria com atendimento tipo caseiro, e continua assim. Adorei!


Clonando Pensamento

“Que esteja sempre dentro de mim o sentido da compreensão dos erros alheios, a capacidade de perdoar, de compreender, de entender, de ajudar aquele que sofre um infortúnio, uma injustiça, que está num momento de desespero, de aflição, de angústia, de padecimento. Meu Deus, faz com que esse seja o norte, o caminho, o sentido, o rumo de minha vida”. (Evandro Lins e Silva)

Vem aí o Vale Cultura

A criação do vale-cultura foi aprovada ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e seguirá para votação no plenário. A proposta do Executivo prevê a destinação de R$ 50 mensais ao trabalhador, que poderá utilizá-lo para ir a shows, teatro e até gastá-lo na compra de revistas e jornais.

O vale-cultura será fornecido aos trabalhadores que recebem até cinco salários-mínimos por mês. As empresas poderão deduzir o valor que destinarem ao programa do imposto de renda. O texto segue para votação no plenário e, se aprovado, vai para sanção do presidente Lula.

Os trabalhadores que recebem mais de cinco salários-mínimos também poderão ser beneficiados, mas desde que a totalidade dos demais empregados tenham sido contemplados. O vale-cultura será destinado a trabalhadores de empresas privadas e do serviço público. O desconto para o funcionário poderá ser de até 10% do valor do vale, ou seja, de R$ 5. (Fonte: O Globo)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Adeus, Tapajós Bar

Lembram do Tapajós Bar? Completamente descaracterizado, transformou-se em lanchonete e já corre boato dando conta de que o imóvel será demolido para no local serem construídas lojinhas para alugar aos camelôs que já tomaram conta da Praça da Matriz. Uma pena! Mas já está sendo organizado um grupo de santarenos da "velha guarda" que irá pedir à prefeita Maria do Carmo, o tombamento e, se possível, colocar para funcionar alí um ponto de informações aos turístas que visitam a cidade.

Mocoronguinhas

*** Diferentemente do que era pelo menos até a década de 90, o arraial da festividade de Nossa Senhora da Conceição, na Praça da Matriz, é um fracasso em termos de público. Pouca gente comparece. Até mesmo na Barraca da Santa o movimento é fraquíssimo.
*** Sexta-feira na sede do Fluminense e sábado no Miguel do Jaraqui é "casa cheia". São festas que atraem pela qualidade da música que é tocada "ao vivo" pelo José Maria Alho (teclado e voz)e por um excelente conjunto comandado pelo Bazinho Sirotheau (no sax) na companhia de Fernando Sirotheau (contra-baixo), Oscar Pantoja (crooner) e outros "cobras".
*** Nessa empolgante fase final do Brasileirão - Série "A", em todos os cantos de Santarém, muitas pessoas são vistas trajando camisas do Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense. Aliás, sempre foi assim, porque é muito grande a paixão dos santarenos pelos times de futebol do Rio de Janeiro. Remo, Paysandu e demais clubes do Pará e de outros Estados, têm poucos torcedores.
*** Na Pérola do Tapajós pouco se ouve falar sobre as eleições de 2010. Comenta-se apenas que as bandeiras a serem levadas aos palanques serão as de sempre: asfaltamento das rodovias Transamazônica e Santarém/Cuiabá e a criação do Estado do Tapajós. Manjadíssimas...