Fale com este blog
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".
terça-feira, 30 de março de 2010
Minc, cadê você?
Clonando Pensamento
segunda-feira, 29 de março de 2010
Clonando Pensamento
Roberto Jefferson compara Dilma a Rubens Barrichello
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, comparou neste final de semana, em Cuiabá, a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ao piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello.
"Dilma está bem nas pesquisas. Afinal há dois anos o presidente Lula faz campanha antecipada para ela", disse Jefferson. "Entretanto, ela não é vencedora, pois não participou de nenhuma eleições. Ela é Dilminha Barrichello, ameaça mas não conquista nenhuma pole position." (No O Estado de S.Paulo)
Crescem acidentes com motos
A circulação de motocicletas está se tornando cada dia mais comum nas grandes metrópoles brasileiras. Nas cidades paraenses, esta tendência não é diferente. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran), até fevereiro passado a frota do Estado era de 388.241 motocicletas - volume que supera o número de veículos, que no mesmo período foi de 313.475 carros. Pelo menos 13% das motos que rodam no Pará, ou seja, um total de 53.233, circulam em Belém. Na capital paraense, o número de motocicletas é menor do que o volume de carros - que até o primeiro bimestre deste ano fechou em 163 mil automóveis. Até fevereiro de 2008, a quantidade de veículos de duas rodas no Pará não ultrapassava a marca de 256 mil unidades - o que representa um crescimento na ordem de 18% em apenas 24 meses. Somente na capital a quantidade de motos saltou 34% em um ano.
Assim como cresceu o número de motocicletas, se destacam também os índices de acidentes de trânsito envolvendo o veículo. Cerca de 35% das vítimas fatais do trânsito no Pará, até novembro do ano passado, morreram ao pilotar uma moto. Em todo o Estado 1.048 pessoas perderam a vida ao trafegar em uma via. Os motociclistas acabaram liderando o ranking de mortes no trânsito nas vias paraenses, fazendo 368 vítimas fatais no ano passado. Depois deles aparecem os pedestres: 251 no total. No mesmo período, em todo o Pará, 7.950 motos se envolveram em colisões no trânsito. Somente em Belém, este número foi de 2.338 motoqueiros acidentados. As motos só perderam para os automóveis. Estes ainda aparecem com mais frequência entre os tipos de veículos envolvidos em acidentes. Os dados do Detran mostram que, no total, 16.780 automóveis se envolveram em acidentes no Pará e 10.574 em Belém.
A imprudência é a principal causa de acidentes, segundo avalia a instrutora Rosiane Souza - diretora de ensino de uma auto-escola local. Segundo Souza, nos últimos três anos, aumentou em 50% a procura pela carteira A. "Mesmo assim, é muito grande o número de pessoas que pilotam motos sem estar habilitadas. Até mototaxistas fazem transporte de pessoas sem a documentação necessária para conduzir o veículo. Com isso aumenta o número de acidentes", afirma. Para a instrutora, a educação é a melhor prevenção. "É educando que se reduz os índices de acidentes. Quem não detém as regras, não pode jogar", comenta a diretora, comparando o conhecimento da legislação a um jogo. As principais infrações apontadas por Rosiane Souza são: ausência de capacete, o corte pelas laterais, a quebra de retrovisores, faróis desligados, entre outros. (No Amazônia)
Lixo vira moeda em Santarém
O que era para virar lixo vai ajudar crianças e adolescentes da periferia de Santarém, no oeste paraense, a ter o primeiro contato com o mundo digital. A iniciativa é do projeto Puraqué, que vai trocar garrafas pet por uma "moeda social". Essa moeda vai possibilitar que o aluno "pague" a mensalidade de um dos vários cursos e oficinas que serão oferecidos pela entidade.
Além de proporcionar a formação desses adolescentes, o projeto tem uma vertente social, que é afastá-los de gangues e outras formas de violência que imperam, principalmente, nos bairros periféricos de Santarém. "O objetivo é oferecer o contato com o mundo da informática a quem é de baixa renda e ao mesmo tempo afastar esses jovens da violência das ruas", explica Jader Gama, coordenador do projeto.
Segundo Gama, algumas turmas já vão iniciar as aulas em abril. Ele afirma que serão atendidos 120 alunos com a faixa etária entre 12 e 18 anos. "Esse é o nosso público alvo: pessoas que estão à margem da inclusão digital", afirma.
De acordo com ele, como o projeto depende de doações e de voluntários, uma parceria foi firmada com uma empresa de reciclagem da cidade. A empresa vai comprar todo o material arrecadado. Os recursos adquiridos vão custear o material didático e pagar as despesas da sede do Puraqué.
O projeto Puraqué nasceu em 2001 da iniciativa de dois amigos universitários dos bairros Mapiri e Liberdade: Jader Gama e Tarcísio Ferreira. Na época, os dois locais eram bastante conhecidos pelo grau de violência entre os jovens que se alastrava com o surgimento de gangues. "Os confrontos de gangues eram frequentes e nosso objetivo era tirar os jovens dessa violência", diz o coordenador. Os primeiros computadores eram de propriedade da dupla. Com o tempo, eles adquiriram outras máquinas por meio de doações. Os alunos apareceram, as dificuldades também. Mas eles não desistiram. O projeto cresceu e hoje já são mais de 1.800 jovens beneficiados. Muitos saíram das gangues, outros deixaram de entrar nessas facções criminosas, o que levou à quase extinção delas. O coordenador do projeto afirma que a preocupação não se limita às aulas de informática e computação. Noções de jornalismo, meio ambiente, cidadania e ética também são repassadas aos alunos. "Procuramos abordar temas como meio ambiente, violência, sexo, drogas e desemprego. O Objetivo também é exercitar a cidadania desses jovens", explica. Hoje, o projeto tenta construir a sua sede própria e localizou suas atividades na grande área do Santarenzinho. Região com aproximadamente dez bairros da periferia de Santarém e que possui um alto índice de violência entre os jovens. Também é conhecido pela atuação de gangues, assaltos e homicídios por motivos banais. Jader Gama convida os santarenos a participar da I Feira Cultura Digital dos Bairros e Comunidades, que ocorrerá de 7 a 9 de abril no Centro de Formação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Santarenzinho. "A feira é fruto de uma iniciativa do Pontão de Cultura do Tapajós em parceria com o Puraqué e o Projeto Saúde e Alegria. Pretendemos integrar pela primeira vez uma diversidade grande de iniciativas de inclusão digital que vem sendo realizadas na região", explica Gama. (Fonte: Amazônia)
sábado, 27 de março de 2010
Caso Isabela - Condenados os assassinos
Condenados Alexandre Nardoni e sua mulher Ana Carolina Jatobá pelo assassinato da menina de cinco anos Isabella, filha de Alexandre e enteada de Ana.
A pena do pai: 31 anos, 1 mês e 10 dias em regime fechado. A pena da madrasta: 26 anos e 8 meses de regime fechado. Na prática, isso significará 13 anos de prisão em regime fechado para o Alexandre e 11 anos para Ana Carolina.
Foi negado aos dois o direito de recorrer da decisão do júri em liberdade.
Clonando Pensamento
Serra abre 9 pontos sobre Dilma e se isola na frente
O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, abriu nove pontos de vantagem sobre a petista Dilma Rousseff e voltou a ser líder isolado na corrida ao Palácio do Planalto.
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 deste mês mostra o tucano com 36%. A petista tem 27%. Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário.
Como a margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Serra apresentou crescimento real -embora tenha retornado ao patamar de dezembro, quando tinha 37%.
Já Dilma, pela primeira vez não apresentou crescimento na sua curva de intenção de votos: a petista oscilou negativamente um ponto percentual.
No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro e 13% em dezembro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os mesmos 8% obtidos em dezembro e há um mês.
Quando o Datafolha exclui Ciro da lista de candidatos, o cenário fica semelhante. Serra vai a 40% contra 30% de Dilma -a diferença entre ambos passa de nove para dez pontos, mas essa variação está dentro da margem de erro.
Sem Ciro, Marina pula para 10% e continua sem ameaçar o pelotão da frente.
As simulações de segundo turno seguiram os cenários de primeiro turno, com a recuperação de Serra. Numa hipotética disputa entre Serra e Dilma, o tucano venceria hoje com 48% contra 39% da petista -uma distância de nove pontos. Em fevereiro, os percentuais eram de 45% a 41%.
Em termos de rejeição, do ponto de vista estatístico, os quatro principais concorrentes estão empatados no limite da margem de erro, mas quem numericamente tem o pior índice é Ciro Gomes, com 26%. Colados a ele vêm José Serra (com 25%), Dilma Rousseff (23%) e Marina Silva (22%). (Fonte: Folha de S.Paulo)
sexta-feira, 26 de março de 2010
Clonando Pensamento
"As vítimas da injustiça devem consolar-se pensando que a verdadeira desgraça consiste em praticá-la". (Jean de
Contaminação atinge 100% de três hortaliças à venda
Os exames foram realizados ao longo do ano de 2009 no Laboratório de Patologia Clínica das Doenças Tropicais da UFPA e os resultados foram apresentados ontem, em forma de trabalho de dissertação de mestrado do biólogo. As amostras foram colhidas entre dezembro de 2008 e novembro de 2009 em cinco feiras de Belém, nas lojas de uma rede de supermercados e em três hortas fornecedoras do produto na Região Metropolitana. No laboratório Samuel identificou 2.316 formas evolutivas dos enteroparasitas. Destas, ele destacou a presença de 11 mais comuns e graves, além de ácaros e parasitas de cães e aves. (Fonte: Amazônia)
Na lista das doenças relacionadas aos vermes identificados, Samuel destaca as que acometem sobretudo as crianças, provocando a instalação de quadros de desnutrição e deficiência no desenvolvimento físico, psicossomático e social. Entre elas, o pesquisador cita a amebíase, a cisticercose (a conhecida solitária) e a enterobíase, popularmente conhecida como "tuxina".
Evitar a contaminação por essas doenças não requer mais do que um pouco de atenção e cuidado na hora de preparar o alimento. Samuel Borges cita a eficácia do método da incubação (em que a hortaliça é mergulhada por um período determinado em uma solução de hipoclorito de sódio). Vinte minutos em uma solução de hipoclorito é o suficiente para eliminar 99,5% dos enteroparasitas que vão de carona com o alimento, afirma o pesquisador. Uma solução à base de vinagre, presente em qualquer cozinha, elimina 99,4% dos parasitas.
Posse de dom Alberto emociona católicos
Emoção descreveu o sentimento que aflorou em milhares de pessoas que assistiram ontem à noite à cerimônia de posse canônica do novo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, o décimo arcebispo metropolitano. Exatamente às 19h30, quando o atual chefe da Igreja da capital entrou na Catedral Metropolitana de Belém, acompanhado do clero e do representante do papa Bento XVI, núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, que veio especialmente para a posse.
Autoridades, convidados, membros de paróquias de todo o País lotaram a igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, para dar as boas-vindas ao arcebispo. Dom Orani João Tempesta, ex-arcebispo de Belém e atual do Rio de Janeiro, veio a Belém especialmente para a posse de dom Alberto. Além dele, dom Vicente Zico, arcebispo emérito, e representantes das 59 paróquias que integram a Arquidiocese local estiveram presentes.
A cerimônia em que dom Alberto Taveira assumiu, oficialmente, seu posto de arcebispo de Belém, aconteceu em duas partes. A primeira, a chamada posse canônica, durou uma hora, e foi tomada de emoção. O núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, leu a "Bula de Nomeação Episcopal", espécie de documento enviado pelo Vaticano em nome do papa Bento XVI e que funciona como um decreto episcopal. Em seguida, às 20h30, teve início a celebração eucarística, que durou quase 2 horas e meia.
Organização e perfeição fizeram parte do ritual de posse. O padre Ronaldo Menezes, pároco da igreja da Trindade, anunciou o início da cerimônia. Dom Alberto ficou sentado ao lado de dom Lorenzo, antes de adentrar na Catedral, sempre na companhia do clero local.
Monsenhor Raimundo Possidônio, administrador diocesano de Belém, conduziu a posse e falou da importância da cerimônia para a comunidade católica da cidade. "É chegado o dia que vai marcar a Igreja Apostólica Romana na nossa região, que agora conta com seu novo arcebispo", anunciou, complementando: "Estamos ansiosos pela sua chegada e pela sua presença. Hoje, estamos felizes porque temos um pai, um pastor. Não estamos mais sozinhos. Seja bem-vindo, dom Alberto. Aqui está o seu povo", disse, tomado pela emoção.
O núncio apostólico falou em nome do papa e congratulou dom Alberto. "É com muita satisfação que retorno a Belém para presidir a posse canônica de dom Alberto na Arquidiocese de Belém. Essa circustância é muito importante, principalmente porque está ocorrendo aqui, nessa Igreja tão peculiar, que tem uma tradição histórica no contexto nacional", disse, com firmeza, entre muitos aplausos.
Após o pronunciamento do núncio, dom Alberto recebeu, das mãos do representante do papa, o báculo - ou cajado. Em seguida, sentou-se pela primeira vez na cátedra, a cadeira episcopal, e foi cumprimentado por bispos, diáconos e outros religiosos, inclusive dom Orani.
Depois de ser empossado, dom Alberto Taveira Corrêa celebrou sua primeira missa. Desta vez como o novo chefe da Igreja metropolitana. Seminaristas e religiosos de várias partes do País participaram da celebração. Sob as vozes da Scola Cantorum, dom Alberto iniciou a missa, que contou com uma multidão de fiéis. Um telão foi colocado do lado de fora da catedral para que ninguém perdesse as bençãos do arcebispo. "É diante de Nossa Senhora de Nazaré, a protetora da Amazônia, que estou aqui, para enfrentar todos os desafios", disse dom Alberto, lembrando o dia que recebeu a notícia de que deveria assumir a Arquidiocese de Belém. "No dia 8 de dezembro de 2009 recebi, do núncio apostólico, a notícia que deveria vir para Belém". Na hora da homilia, o arcebispo pediu obediência à Nossa Senhora e peregrinação da fé. "A palavra de Deus será eficaz e produzirá frutos de vida para todos. Por isso é muito importante a obediência eucarística", enfatizou. Um dos momentos mais emocionantes da Celebração Eucarística se deu quando o pároco de Palmas (TO), de onde dom Alberto foi arcebispo por 14 anos, se pronunciou, em agradecimento ao trabalho episcopal realizado. "Somos gratos por tudo o que o senhor fez por nós. Percorremos 1.200 quilômetros para chegar e tem mais 1.200 nos esperando. Estamos maravilhados com tudo o que encontramos aqui, principalmente com a acolhida. Que o clero e a Igreja o acolham e possam amá-lo como nós". (Fonte: Amazônia)
quinta-feira, 25 de março de 2010
Em evento com Serra, Lula lembra dia em que perdeu dedo
O presidente disse que, se o acidente tivesse acontecido hoje, não teria perdido o dedo. “Até faria um implante. Colocaria um dedo maior do que esse”, brincou. Disse, ainda, que se considera um portador de deficiência e contou que, apesar de lidar bem com o assunto, teve, por muito tempo, vergonha da mão. Ele disse que, quando entrava em um ônibus, por exemplo, colocava a mão no bolso ou enrolada numa toalha para que ninguém visse.
Estavam presentes na cerimônia a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), além de outros representantes do governo. (No G1)
Vítimas exigem que papa abra arquivo de pedófilos da Igreja Católica
A manifestação acontece no mesmo dia em que o jornal "The New York Times" afirma que as maiores autoridades do Vaticano, incluído o então cardeal Joseph Ratzinger, que anos mais tarde se tornaria o papa Bento 16, encobriram um sacerdote americano acusado de abusar sexualmente de 200 crianças surdas.
Ocorre ainda em meio a um escândalo de pedofilia que atinge diversos países da Europa e até mesmo Brasil e se aproxima perigosamente do nome do papa.
Quatro líderes da Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres (Snap), dos Estados Unidos, todos vítimas de abusos sexuais, ergueram fotos deles mesmos quando crianças e cartazes dizendo "Acabem com o Sigilo Agora".
"Eu pediria ao papa que por favor abrisse os arquivos da Congregação da Doutrina da Fé e entregasse todas as informações à polícia", disse Barbara Blaine, presidente da Snap.
A Congregação era chefiada pelo papa, na época um cardeal, e julga casos de abuso sexual. "Eu também pediria a ele que enviasse uma ordem pública a bispos em todo o mundo no sentido de que todos os padres predadores devem ser afastados de seus cargos imediatamente", disse ela, minutos antes de a polícia apreender os passaportes dos líderes da Snap e levar os líderes embora para interrogatório.
Escândalo
Um escândalo sobre os acobertamentos de abusos sexuais de crianças por parte de padres vem convulsionando a Igreja Católica da Europa com intensidade ainda maior que o escândalo semelhante que atingiu os Estados Unidos oito anos atrás. Desta vez, porém, o escândalo vem chegando perigosamente perto do próprio papa, na medida em que os grupos de vítimas disseram que querem saber como ele tratou desses casos antes de sua eleição a papa, em 2005.
Muitas alegações de acobertamentos de abusos sexuais envolvem Munique, na época em que o papa foi arcebispo da cidade, entre 1977 e 1981. Grupos de vítimas pedem ainda informações sobre as decisões tomadas pelo papa na época em que dirigiu o departamento doutrinal do Vaticano, entre 1981 e 2005. (Fonte: Folhaonline)
Leitorado
Novo Procurador de Justiça
Clonando Pensamento
Leitorado
OS PAVORES DA SEMANA SANTA (crônica de José Wilson Malheiros)
Na sexta santa o som das matracas parecia lúgubre, como se espalhasse a morte dentro dos templos e nas vias públicas.
Em Santarém eu cantava no Coro da Matriz o Cantochão, as músicas de J.S. Bach, do meu pai e de Palestrina e assistia as inacabáveis cerimônias do lava-pés e as celebrações da sexta feira que me enchiam a imaginação de criança com imagens escabrosas de medo do castigo divino, ainda mais que eram rezadas e cantadas em Latim.
Minha vó Aninhas gostava de frequentar as Vias Sacras. Quando chegava em casa vinha chorosa, em silêncio, contrita.
Na quinta feira santa e na sexta da paixão as pessoas ficavam com cara de enterro, não riam, quase nem conversavam nem saíam de casa, não comiam carne, pois tudo o que fizessem era pecado.
Ninguém reservava com antecedência, nas agências de viagem, as excursões para as praias, onde a bebida, os bacanais e a luxúria profanam com naturalidade tudo o que – para eles - outrora era ou parecia ser sagrado, intocável.
No dia da paixão as crianças não podiam fazer barulho, de maneira nenhuma. Tínhamos que falar baixo, não podíamos jogar bola, nem ligar o rádio, nem rir ou chorar. Quem ousasse desobedecer a essa férrea disciplina era castigado no sábado de aleluia.
Tudo era preparado para nos acachapar com mais do que respeito: um pavor desmedido. Diziam que na sexta feira santa uma procissão de almas desfilava pelas ruas da cidade e ninguém ousava sair de casa ou abrir as janelas.
Era uma religiosidade doentia, agourenta, psicótica, que não distinguia entre criancinhas e velhos para ameaçar com o fogo do inferno ao menor deslize.
Uma verdadeira aberração dos caminhos de amor pregados no Evangelho pelo crucificado e pela alegria profunda que exala das Epístolas do Apóstolo Paulo.
O mais estranho de tudo isso é que o povo assumia essa neurose toda e parecia gostar de ser lambado, humilhado, repreendido.
Ainda me recordo que todo ano, na frente da casa de meu tio Miguel, era montado um altar onde a procissão sempre parava para rezar e escutar o lindo canto da Verônica.
Todos ficavam emocionados quando ela cantava e exibia em público o Santo Sudário com a face do cristo sofredor: mistério, beleza, tristeza, medo.
Mas o tempo passou, chegou a televisão, a internet e as pessoas afastaram-se das coisas sagradas, quer dizer, da maioria dos mitos que nos mantinham no cabresto.
Hoje em dia, apesar dos pesares (nem tudo é maravilhoso, infelizmente), a época da inocência já passou. Sabemos que Deus é liberdade, é amor e não é aquele verdugo cruel pronto a cortar as cabeças ao menor sinal de “desobediência”, nem exige dinheiro para demonstrar que é nosso Pai de verdade.
Guarda de Nazaré perde Luiz Toscano
Faleceu por volta das 17h de ontem, no hospital Guadalupe, o coordenador da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, José Luiz Fragoso Toscano, 56 anos. Ele estava internado desde domingo, quando sofreu um princípio de infarto durante o clássico Remo X Paysandu. Socorrido pelo irmão, Fernando, que é cardiologista, ele foi levado ao hospital, onde foi submetido a uma angioplastia para a introdução de um stent com objetivo de desobstruir uma artéria do coração. Internado na UTI, ele teve complicações pulmorares e renais e não resistiu.
Toscano foi um dos primeiros membros da Guarda de Nazaré, que garante a segurança da imagem da Santa e do clero durante a procissão do Círio. Ingressou na Guarda há 33 anos, quando a entidade só tinha três anos de criação e atualmente comandava mais de 1.000 homens.
Cardíaco, Toscano já havia colocado duas pontes de safena e no domingo passado pode ter se emocionado demais. Ele era casado com a professora universitária Maria Eulalia Sobral Toscano, com quem tinha dois filhos. Foi bancário do Banco do Brasil e vereador na década de 80. O corpo está sendo velado no salão da Guarda, no Centro Social de Nazaré. Hoje de manhã dom Orani Tempesta, ex-arcebispo de Belém, celebrará missa de corpo presente, às 7h. Às 15 h será o enterro, no cemitério Recanto da Saudade.
Dom Alberto assume hoje a Arquidiocese
Após a entrada solene, dom Alberto seguirá até a capela do Santíssimo Sacramento para orar. Terminada a oração, ele se sentará em um lugar reservado e assistirá o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisserie, iniciar a cerimônia. O núncio - espécie de embaixador do Vaticano nos países - fará a leitura da "Bula de Nomeação", emitida pelo Papa Bento XVI. A posse canônica do religioso atende a uma sequência ditada pelo Código de Direito Canônico.
O rito da cerimônia de posse exige que dom Lorenzo Baldisseri dê a licença para que o novo arcebispo seja investido no cargo. "No uso das faculdades que nos foram outorgadas pela Santa Sé, damos a licença para que sua excelência possa, válida e licitamente, tomar posse canônica do seu cargo", dirá o núncio apostólico na cerimônia. Após a leitura do documento pontifício, iniciam-se os pronunciamentos, dentre eles o de dom Lorenzo Baldisseri em nome do Vaticano.
"O núncio falará sobre a unidade da Igreja com o papa, sobre a comunhão dos bispos entre si e sobre a fidelidade e obediência à Igreja", adiantou o administrador diocesano de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio. Ele também dará as boas-vindas ao novo arcebispo. "Falarei um pouco sobre a nossa Arquidiocese e a felicidade de recebê-lo como pastor de nossa igreja", disse o monsenhor.
Findados os pronunciamentos, dom Alberto Taveira receberá o báculo, símbolo do pastor da Igreja, das mãos do núncio apostólico no Brasil. Após este momento, o novo arcebispo de Belém sentará pela primeira vez na cátedra. Lá ele receberá os cumprimentos dos bispos e dos padres presentes durante a cerimônia. Segundo o monsenhor Possidônio, participarão desse momento 23 bispos e 120 padres diocesanos. Logo depois os bispos e o arcebispo se paramentam para dar início à Santa Missa, a segunda parte da cerimônia.
Quando retornar à Catedral, o arcebispo de Belém, terá trocado a veste coral - veste solene do bispo - por uma branca ou dourada. Ele já estará de posse do báculo e da mitra. Dom Alberto Taveira se dirigirá à paróquia como arcebispo pela primeira vez durante a homilia. "A partir da Liturgia da Palavra da Missa, quero abrir os horizontes de atuação na Igreja de Belém e de nossa participação construtiva na vida da sociedade", antecipou Dom Alberto, durante entrevista exclusiva a este jornal.
Todo o rito deve durar aproximadamente três horas. Espera-se que a Santa Missa dure duas horas. A cerimônia solene será registrada no fato canônico, o documento de posse do novo bispo. Ele deve ser lavrado em quatro exemplares: dois serão enviados imediatamente à Nunciatura Apostólica e os outros dois ficarão na Cúria Metropolitana. O chanceler da Cúria é quem irá lavrar o fato canônico em uma ata. Esta ata, um documento oficial, deve ser lido para o clero e ao povo presente na catedral na hora da posse.
Este ato será feito na Sé, em ato litúrgico, com presença do clero e do povo, que servirão de testemunhas. O novo arcebispo de Belém assume o cargo faltando 35 dias para expirar o prazo em que é obrigado a tomar posse, contado após o anúncio de sua escolha para a nova diocese, em 30 de dezembro do ano passado.
Dom Orani e Dom Geraldo chegam a Belém
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, chegou ontem à tarde a Belém para participar da cerimônia de posse no novo arcebispo. Vindo de Brasília, onde participava de uma reunião da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a bordo do voo 3446, o ex-arcebispo de Belém pisou em solo paraense pouco depois das 15h30. No mesmo voo estava o arcebispo de Salvador (BA), primaz do Brasil, e ex-presidente da CNBB nacional dom Geraldo Magella Agnello. (Fonte: Amazônia)
Paragominas está fora da lista do desmatamentp
Paragominas, no nordeste paraense, é o primeiro município brasileiro a sair da lista dos 43 maiores responsáveis pelo desmatamento da Amazônia. A cidade foi a única que conseguiu reduzir o desmatamento de forma significativa e implantar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em pelo menos 80% das propriedades. O anúncio foi feito ontem, em Brasília, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que apontou Paragominas como o "modelo a ser seguido pelos municípios brasileiros".
O ministro assinou, ainda, uma portaria que define os novos critérios para a inclusão de novos municípios a lista. Ele destacou que esse ano nenhum nome será incluído, apesar de quatro cidades estarem sob "sinal amarelo". Três delas são no Pará: Itaituba, que reduziu o desmatamento em apenas 14%, de 171 km² em 2008 para 146 km² em 2009; Uruará, com redução de 15%, de 91 km² para 77 km²; e Moju, mesmo diminuindo 45%, de 70 km² para 61 km². Apuí, no Amazonas, que reduziu de 70 km² para 61 km² (13%), finaliza os municípios em estado de alerta.
quarta-feira, 24 de março de 2010
TJE-Pa reajusta vencimentos e auxílio-alimentação de seus servidores
Essas decisões foram definidas pelo presidente do TJPA, desembargador Rômulo Nunes, durante audiência em que foram recebidos nesta quarta-feira, 24, os representantes do SINJEP – Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário do Pará.
Educação do Pará está de luto
Bacharel, licenciado e livre docente em Letras pela Universidade Federal do Pará, Meirevaldo Paiva foi professor do ensino fundamental, médio e superior, e passou pelos colégios Moderno e Nazaré, além de ser fundador da Escola Gratuita Padre Champagnat e delegado regional do Ministério da Educação (MEC).
Morre ex-secretário dos governos Almir e Jatene
O engenheiro era filiado ao PSDB do Pará. No primeiro governo de Almir Gabriel assumiu a Secretaria Estadual de Obras Públicas, depois a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Estratégico e a Secretaria Especial de Infra-Estrutura. No governo de Simão Jatene assumiu a Secretaria Especial de Integração Regional até 2006.
Affonso era formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi professor; e cursou mestrado na Vanderbilt University (Nashville,Tenneesse, EUA). Também assumiu cargos municipais.
Teve participação ativa em projetos e obras importantes, como o novo Aeroporto Internacional de Belém; o projeto de construção da Alça Rodoviária, com pontes sobre os rios Moju, Acará e Guamá. Também participou dos projetos da macrodrenagem do Una e da construção dos hospitais regionais.
Municípios paraenses recebem quase R$ 62 milhões por hidrelétricas
A informação suscita a expectativa em torno dos números da futura usina de Belo Monte, programada para entrar em operação em 2015. Estudos do governo federal estimam que, sozinha, a estatal poderá remunerar os municípios envolvidos no projeto em R$ 140 milhões em royalties.
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí puxa quase a totalidade dos valores pagos. Em 2009, ela foi responsável por R$ 61,5 milhões, que beneficiaram sete municípios: Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Nova Ipixuna, Jacundá e Itupiranga.
Já a hidrelétrica de Curuá-Una rendeu a Santarém R$ 420,4 mil. Com rendimentos de R$ 1,4 milhão, a Usina Hidrelétrica de Samuel (RO) favoreceu quatro municípios: Alto Paraíso, Candeias do Jamari, Cujubim e Itapuã do Oeste. O município amapaense de Ferreira Gomes recebeu R$ 952,2 mil, decorrente da usina hidrelétrica de Coaracy Nunes (AP).
O valor dos royalties pelo uso dos recursos hídricos equivale a 6,75% de toda a energia produzida mensalmente em uma hidrelétrica. A quantia é repartida entre entidades da União, estados e municípios que hospedam os reservatórios.
terça-feira, 23 de março de 2010
Tabelião morre de câncer no pulmão
Bicolor fanático
Giba retorna ao Leão Azul
Gilberto Maniaes, o Giba, é o treinador contratado para substituir Sinomar Naves, que teve sua demissão confirmada oficialmente no início da manhã de ontem.
O novo treinador, que tem chegada a Belém prevista para a manhã desta quarta-feira, é um velho conhecido da torcida azulina. Ele comandou o Leão Azul no Brasileiro da Série B, em 2006. Naquela oportunidade, Giba foi apontado como principal responsável pela reação do time que evitou o rebaixamento para a Série C. Apesar do sucesso, no ano seguinte, o treinador acabou deixando o Baenão após maus resultados no primeiro turno do Parazão.
Mesmo sem tempo para conhecer melhor o elenco, Giba deve pegar no batente já na estreia do Remo no segundo turno do Paraense, quinta-feira, contra o Ananindeua, às 20h30, no Baenão. Hoje, no coletivo-apronto com vistas à partida, os jogadores serão orientados pelo preparador físico Benedito Gamboa.
Giba estava treinando o Rio Branco-SP até o sábado passado, quando decidiu pedir demissão após a derrota de sua equipe por 3 a 0 diante do Rio Claro-SP, fora de casa, pela 15ª rodada do Paulistão. O treinador deixou o clube de Americana sem ter conquistado uma única vitória. Em quatro jogos, foram três derrotas e apenas um empate. O Rio Branco ocupa a penúltima colocação do certame, com 11 pontos, e está seriamente ameaçado de rebaixamento.
Sobre a contratação de novos reforços para a Taça Estado do Pará, o diretor de futebol Abelardo Sampaio revelou que o Remo deverá inscrever somente mais um jogador na competição, além de Landu e do volante Didão, que será apresentado hoje à tarde, após passar por exames médicos e assinar contrato até o final do Paraense. (Fonte: Amazônia)
segunda-feira, 22 de março de 2010
Governadora Ana Júlia inaugura complexo Bolonha
Dom Amando presta homenagem
Serão contemplados com o troféu os professores Emir Bemerguy, Rosinete Campos Sousa, João Bernardo Mota Santana, Terezinha Corrêa (in memorian), Alciete Lemos Neves, Olindo do Carmo Neves (in memorian) Gersonita Imbiriba Carneiro (in memorian) e o médico Bernardo Cardoso.
Eles receberão o "Basílio Moreau" durante a Cantata de São José, evento realizado pelo CDA como parte das festividades do seu aniversário e do seu padroeiro São José.
A minha saudosa mana Edith (foto) lecionou e foi secretária do Dom Amando por vários anos e, embora sem estar incluída entre os agraciados com o troféu, certamente está feliz com o sempre crescente sucesso do seu querido colégio, indiscutivelmente o melhor de Santarém.
No Repórter 70 (O Liberal):
Clonando Pensamento
ONGs do MST já embolsaram R$ 122 milhões
Garoto de 12 anos poderá pegar prisão perpétua nos Estados Unidos
Um tiro à queima roupa, claramente com a intenção de matar, tirou a vida da mulher jovem, grávida de oito meses, que ainda estava dormindo.
Minutos depois, Jordan Brown, o menino de 11 anos que mais tarde a polícia acusaria pelo assassinato da madrasta Kenzie Houk, entrou no ônibus e foi para a escola como se nada tivesse acontecido.
Pelo que está previsto, Jordan Brown, agora com 12 anos, vai enfrentar um júri popular e poderá ser condenado à prisão perpétua.
No estado da Pensilvânia, a lei é uma das mais rigorosas dos Estados Unidos: se uma criança com mais de dez anos comete assassinato, ela é tratada pela Justiça exatamente como se fosse um adulto, sem nenhuma diferença.
O crime foi ali em uma pequena casa, no quarto onde o pai de Jordan vivia com a namorada de 26 anos. Desde que saiu pela porta, o menino está a um passo da prisão perpétua. (Fonte: G1)
Hoje é Dia Mundial da Água
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, recurso natural valioso e finito. A crescente escassez da água foi definida pela Unesco como o problema ambiental mais grave deste século. A drenagem indiscriminada e a poluição dos recursos hídricos têm acentuado o conflito pelo uso desse bem e contribuído para o aumento do número de casos de várias doenças. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. A ONU aponta também que 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Segundo ela, cerca de seis milhões de toneladas de lixo são despejadas por dia em rios, lagos e canais.
Segundo a ONU, a cada dia morrem 25 mil pessoas no mundo, na maioria crianças, em consequência de doenças causadas pela água contaminada. No Brasil, essa situação é responsável por 65% das internações hospitalares e 40% das mortes infantis. A previsão é de que a disponibilidade de água por pessoa caia um terço nos próximos 20 anos. O trabalho da Unesco destaca ainda que, até 2050, dois milhões de pessoas de 48 países enfrentarão problemas de escassez de água.
Paysandu é campeão do primeiro turno
Paysandu
Alexandre Fávaro, Cláudio Allax, Leandro Camilo, Paulão e Álvaro (Zeziel); Tácio, Sandro, Fabrício (Alexandre Carioca) e Thiago Potiguar; Moisés e Didi (Rogério Corrêa).
Remo Adriano, Índio, Pedro Paulo, Márcio Nunes e Paulinho (Otacílio); Danilo, Fabrício Carvalho, Vélber (Samir) e Gian (Marlon); Heliton e Marciano.
Técnico: Charles Guerreiro.
Renda: R$ 653.350,00
Público: R$ 33.668 (pagantes); R$ 35.618 (total)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP/Fifa)
Gols: Marciano, aos 22 e 28, e Fabrício, aos 40, de pênalti, do 1º tempo; Moisés, aos 23 e 44, e Marlon, aos 41 do 2º tempo.
sábado, 20 de março de 2010
No Repórter Diário (jornal Diário do Pará):
Vai esquentar a briga de prós e contras à divisão territorial do Esatdo. Antisseparatista, o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB) comanda neste domingo, a partir das 9h na Praça da República, ato público da campanha "Um milhão contra a divisão", que tentará colher 1 milhão de assinaturas contrárias à criação dos Estados do Carajás e do Tapajós, separados do Pará. As assinaturas vão às comissões da Amazônia e Finanças, que, antes da votação no plenário, emitirão os pareceres sobre a viabilidade financeira e tributária. Coutinho alinha, pelo menos, oito razões para a população dizer NÃO ao separatismo. Na principal, o deputado sustenta que a divisão resultaria em 3 Estados insignificantes e pobres.
Calúnia
O processo movido pelo Ministério Público e originado na denúncia de 2008 de quatro vereadores contra a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que é promotora de Justiça licenciada, foi distribuído para a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouvêa dos Santos, que assinará o relatório ao tribunal. O advogado da prefeita, Walmir Brelaz, consultava ontem Maria do Carmo para decidir se processará os vereadores por crimes de calúnia e difamação. Mas, tudo indica, dois não serão: já estão hoje na base de apoio.
No Repórter 70 (jornal O Liberal):
sexta-feira, 19 de março de 2010
Tristeza
Secadores festejam, fazem barulho
Removendo o passado: Geraldo assume presidência do CR
Leitorado: Homenagem ao saudoso Bené Bicudo
"Bilhete aos vereadores de Santarém:
Ditos na internet:
PF divulga lista de remédios da casa de Juvenil
A Polícia Federal (PF) divulgou ontem a lista com o nome de todos os medicamentos apreendidos na casa do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Domingos Juvenil (PMDB), no município de Altamira. No documento constam, além dos nomes dos remédios, os laboratórios em que eles foram comprados e o número do lote.
O próximo passo agora é, a partir dessas informações, descobrir se os produtos pertenciam ou não à Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Segundo o advogado do Diretório Municipal do PSDB de Altamira, Robério d’Oliveira, autor da representação que resultou na ação da Polícia Federal, as notas fiscais de compra dos remédios, apresentadas na quarta-feira, 17, por Domingos Juvenil, durante seu pronunciamento na Assembleia, não constam dos autos do processo, o que indicaria que elas ainda não foram entregues. Robério não descarta a possibilidade de as notas serem falsas.
Na avaliação do advogado, o valor que teria sido pago pelos produtos aumenta as suspeitas. Cada uma das 46 caixas encontradas continha, em média, 100 embalagens ou frascos. Ou seja, cerca de 4.600 remédios foram apreendidos, sendo que 80% deles são de tarja vermelha e só podem ser vendidos com prescrição médica. Juvenil alega que seu filho, Ozório Nunes de Sousa, comprou os medicamentos por R$ 3.500,00. "Quarenta e seis caixas de Cebion não dá R$ 3 mil. Imagina 46 caixas de remédios controlados. O valor é muito maior", acredita o advogado.
Robério explica que, se for comprovado o desvio de produtos da Sespa, Juvenil terá que responder por improbidade administrativa, assim como outras pessoas do órgão envolvidas no esquema. No entanto, mesmo que o desvio não seja confirmado, pelos menos outras duas irregularidades podem trazer muita "dor de cabeça" ao peemedebista. "Filantropia no ano de eleição o que é?", questiona Robério, lembrando que a distribuição de remédios em ano eleitoral configura propaganda antecipada.
Neste caso, além de Juvenil, o seu filho, Osório, que ensaia lançar-se candidato, também terá que se explicar à Justiça. O advogado lembra ainda que esta não é a primeira vez que Juvenil e seu filho são flagrados fazendo propaganda antecipada. "No carnaval foram apreendidos dois mil abadás com a foto dos dois, bem como uma festa foi cancelada", lembra.-
Outro crime cometido, diz o advogado, é de caráter penal. "Mesmo se ele tivesse comprado, não pode ter essa quantidade toda", observou. O advogado acredita que em, no máximo 15 dias, a polícia possa descobrir a origem dos medicamentos. (No Amazônia)
quinta-feira, 18 de março de 2010
Leitorado
"Nesse caso do deputado Domingos Juvenil está bronqueado também o filho dele , Ozório, que é advogado. Daí a minha pergunta: será que o Ophir Cavalcante e o Jarbas Vasconcelos que se consideram defensores da moralidade irão pedir a cassação do mandato do Juvenil ou pelo menos seu afastamento da presidência da Assembléia Legislativa? Pedirão a prisão do seu colega advogado acusado pelo próprio pai (Juvenil) de ser o responsável pelos medicamentos apreendidos pela PF? Ou falará mais alto o corporativismo? Eu acho que tudo isso se transformará em pizza."
Clonando Pensamento
Associação Comercial é contra a criação de novos Estados
A campanha contra a retalhação do Estado, da Associação Comercial do Pará centrada nos veículos das Organizações Romulo Maiorana (ORM), motivou manifestações ontem na tribuna da AL. O deputado Alexandre Von, que tem sua base em Santarém, combateu inclusive pedindo voto de repúdio à ACP pela iniciativa. Depois, Joaquim Passarinho saiu em defesa da campanha, aparteado por Carlos Bordalo, ambos censurando o repúdio pedido pelo seu colega Von.
Papão perdeu para o porco e Leão enfrenta peixe
Até a meia-noite de ontem, a renda e o público não haviam sido divulgados. No entanto, era notório que ontem havia, no mínimo, a mesma quantidade de torcedores no clássico do último domingo. Os valores dos ingressos foram os mesmos e a renda do final de semana foi de R$ 858 mil, o que dá para fazer uma projeção do lucro bicolor.
REMO - O Remo começa esta noite a decidir seu futuro na Copa do Brasil contra o Santos-SP. Os azulinos carregam um peso duplo nas costas para o duelo das 21 horas, no Mangueirão: evitar uma derrota por dois ou mais gols de diferença a fim de garantir o jogo de volta, dia 31, na Vila Belmiro, e precisar de um bom resultado contra o Peixe para levar um estímulo a mais para bater o Paysandu, domingo, na decisão do primeiro turno do Campeonato Paraense. Será, portanto, o maior desafio da equipe na temporada.
O jogo de hoje está sendo encarado como a tábua de salvação financeira pela diretoria do Remo. Apesar do preço salgado dos ingressos de arquibancada, R$ 30, o diretor de futebol Lucival Alencar acredita que o estádio estourará sua lotação máxima na noite de hoje. E caso todos os ingressos sejam vendidos, a renda total pode chegar perto dos R$ 1,2 milhão.
Mas o Leão Azul só terá direito de abocanhar os 60% da renda líquida - após o desconto das despesas - caso evite a eliminação sumária na noite de hoje. Segundo o regulamento da competição, o time que vence por dois gols de diferença e elimina o segundo jogo tem direito a essa quantia.
E foi justamente isso o que ocorreu no ano passado, quando o Remo foi eliminado na segunda fase do torneio, após a derrota por 2 a 0 diante do Flamengo-RJ, no Mangueirão. O Rubro-Negro, que atuou com um time misto naquela partida, ficou com aproximadamente R$ 400 mil da arrecadação total, que foi de R$ 909.210,00.
Governadora inaugura obras
Ana Júlia falou ainda sobre outras obras de seu governo. "Eu sei que a bicicleta é o principal meio de transporte de quem trabalha nessa área, e essa obra dá mais segurança para que esses trabalhadores vão e venham diariamente. E não é só isso. Essa é apenas uma das obras que vai embasar, assim como a rotatória da avenida Júlio César e tantas outras, uma grande meta para 2011, que é a implantação do bilhete único no transporte coletivo. Isso vai significar menos tempo dentro do ônibus, mais tempo em casa, descansando com a família", adiantou. (No Amazônia)