Fale com este blog
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".
domingo, 31 de janeiro de 2010
Completamente dominado pela criançada
sábado, 30 de janeiro de 2010
Clonando Pensamento
(Victor Hugo)
Erenice Guerra substituirá Dilma na Casa Civil
Duas mulheres vão suceder à ministra Dilma Rousseff na Casa Civil a partir de abril, quando ela deixará o governo para disputar a eleição presidencial.
Depois de forte resistência de setores do PT, a ministra vai emplacar como titular da pasta a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, que ganhou notoriedade no auge do escândalo do cartão corporativo .
Mas Erenice terá o cargo de ministra esvaziado. O comando do chamado G-PAC, a gerência do principal programa do governo Lula, ficará com a petista Miriam Belchior.
Ela já é a atual coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento e subchefe de Articulação e Monitoramento da pasta.
Erenice é muito próxima e pessoa de total confiança de Dilma. Miriam, da mesma forma, do presidente Lula.
Essa é a solução desenhada pelo presidente para manter o prestígio de Dilma no governo e também contemplar lideranças petistas incomodadas com a ascensão de Erenice. (Fonte: O Globo)
Governo impõe metas para atendimento nos aeroportos
Pouco mais de três anos após o país ter enfrentado o caos aéreo, com os usuários sofrendo transtornos pela falta de organização, o governo decidiu determinar padrões mínimos de qualidade de atendimento nos aeroportos.
Um decreto enviado pelo Ministério da Defesa à Casa Civil, a ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do carnaval, vai fixar o tempo máximo que a companhia aérea terá para fazer o check-in do passageiro a partir do momento que ele chegar ao balcão, para a devolução da bagagem e para as filas de controles de Polícia Federal (PF), Receita Federal e Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Leitorado
Sou ´santareno ausente`, leitor assíduo e fã do seu blog. Coleciono as frases que você nos oferece no ´Clonando Pensamento`. Todas as matérias da categoria ´Santarém` também transporto para um arquivo do meu computador para matar saudade da terrinha. Mas gosto mesmo é de ouvir as músicas da ´Cantiga da Velha Guarda`, muito bem selecionadas. O MOCORONGO é 10!”
Ministério lança campanha de direitos humanos feita por travestis
Essa produção é voltada principalmente para as próprias travestis. Segundo o ministério, a campanha “Sou travesti. Tenho direito de ser quem eu sou” quer, além de “promover a inserção social”, disseminar informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids.
De acordo com a diretora do departamento de DST do órgão, Mariângela Simão, o fato de serem vítimas de violência e terem dificuldade de acesso a serviços de educação e saúde as tornam “mais vulneráveis” à infecção pelo HIV.
Em março, o Ministério da Saúde vai distribuir os materiais via internet. (No G1)
Clonando Pensamento
(Nicolas Chamfort)
(Papa João XXIII)
No Rio, candidato a desembargador terá de fazer prova
A resolução do Tribunal de Justiça do Rio é inédita: candidatos a desembargador pelo quinto constitucional – advogados e membros do Ministério Público, indicados em lista tríplice – terão que fazer exame comprovando o “notório saber jurídico”. Descontente com os “critérios subjetivos e políticos” dos indicados, que ferem os “princípios constitucionais”, o TJ-RJ exigirá nota mínima de 7, no “vestibular”. Um dos desembargadores responsáveis pela resolução, diz que a exigência vai restringir a “boquinha” vitalícia de R$ 25 mil mensais. (No claudiohumberto.com.br)
Marina se compara a Mandela e diz que avanço de Lula é seu
Pré-candidata do PV à Presidência, a senadora Marina Silva (AC) comparou-se ao líder sul-africano Nelson Mandela, atribuiu os avanços ambientais do governo federal à sua gestão como ministra do Meio Ambiente e considerou que os eleitores já começam a sinalizar que não aceitarão este ano uma eleição plebiscitária. Em sua participação no Fórum Social Mundial, afirmou ainda que o mundo vive uma crise social e ambiental e que, atualmente, não há fuga possível se não for resolvido o problema climático. Muito aplaudida, ela repudiou críticos que estigmatizam ambientalistas como sonhadores e utópicos.
"Não sou desse tipo que se intimida facilmente. Imaginem se chegassem para o Mandela e dissessem: "Pare com isso. Você é um sonhador. Que história é essa de querer acabar com o apartheid?" E ele desistisse?", declarou. Líder do Congresso Nacional Africano, Mandela passou três décadas preso por defender o fim do regime que separava a elite branca da massa de negros pobres, a maioria da população da África do Sul. Libertado, nos anos 90 foi eleito presidente e acabou com o regime segregacionista. (Fonte: O Estado de S.Paulo)
Amazônia só tolera mais 3% de desmate
Na Folha de São Paulo:
Se o desmatamento da Amazônia -que já consumiu 17% da floresta- atingir a marca de 20%, o aquecimento global se encarregará de destruir o que sobrou, afirma uma compilação de estudos sobre a região feita pelo Banco Mundial.
As conclusões do documento, que reúne vários estudos publicados nos últimos anos, levam em conta simulações do comportamento da Amazônia em diferentes cenários projetados pelo IPCC (painel do clima da ONU). Os cientistas identificaram que o efeito conjunto de incêndios, desmatamento e mudança climática empurra a floresta para um estado onde ela perde sua "massa crítica" para sobrevivência.
Como as árvores tropicais são importantes para regulação do clima e do regime de chuvas, forma-se uma espécie de efeito dominó que afeta todo o bioma.
No pior cenário, a floresta da Amazônia encolhe 44% até 2025. O volume das precipitações tende a aumentar durante o período de chuvas e diminuir nos de seca, afetando a vazão dos rios de toda a bacia.
STF devolve cartórios do Maranhão aos ´donos`
O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na quarta-feira determinando que mais de cem oficiais de cartório não concursados do Maranhão retomem seus postos.
Com o despacho, Peluso anulou decisão do corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilson Dipp, que havia afastado os titulares dos cartórios maranhenses.
Peluso disse concordar com o argumento do CNJ de que a Constituição Federal impõe a necessidade de concurso público para o preenchimento das vagas nos cartórios.
No entanto, ponderou que o CNJ não tem poderes para anular uma decisão judicial. O TJ do Maranhão tinha concedido liminar a favor dos cartorários, decisão que foi suspensa pelo CNJ.
Empresa Piquiatuba é investigada
A equipe do major Honorato é a mesma que se deslocou ao local do acidente, a fazenda Rosinha, em Senador José Porfírio, no dia da queda do avião, 25 de janeiro passado. Hoje, os oficiais do Seripa I vão continuar investigando relatórios da empresa, documentos diversos que falam sobre a manutenção da aeronave, escalas técnicas, escalas operacionais, e outros.
Motor - Fábio Pazzetto, diretor comercial da Piquiatuba Táxi Aéreo, disse ontem que a principal interrogação da empresa é saber o que ocasionou a parada de um motor. Segundo ele, a empresa é cuidadosa com a manutenção e executa regras de segurança como o pré-voo e pós-voo, além de cuidar de todo o detalhamento do voo, enquanto ele ocorre. 'O motor estava bom, com a manutenção em dia', afirmou.
O avião Embraer 110 Bandeirante da Piaquiatuba foi fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A em 1978. Tinha 32 anos de vida útil. Segundo Fábio, a vida útil de um avião desse porte é de 10, 30 até 40 anos. O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), da Universidade Estadual de Campinas, Paulo Sollero, que já coordenou projetos de pesquisa para aumentar a vida útil das estruturas dos aviões da Embraer, afirmou em 2009 que os componentes da estrutura primária de uma aeronave têm vida útil estimada entre 10 e 20 anos, dependendo do espectro de carga e número de horas de vôo por ano. Por isso, são constantemente monitorados.
Todas as empresas que detém concessão de operação de táxi aéreo, em uma situação de acidente aéreo na qual a empresa é considerada culpada por falta de manutenção, por exemplo, sofrem sanções que podem ser multa e perda da concessão de voo, além de responder criminalmente. Se a causa apontada no relatório oficial do Seripa I for fator humano, a empresa não é condenada. 'Ninguém coloca um avião pra cair e perder um patrimônio. Em primeiro lugar lidamos com vida e vida não tem preço. Nossa empresa é auditada por auditoria de aviação do Canadá e Estados Unidos todos os anos. Nunca tivemos nenhuma ressalva', ressaltou, Pazzetto. A aeronave custou à Piquiatuba 900 mil dólares (em torno de R$ 1,5 milhão), mas estava devidamente segurada.
Vidas - A área do acidente era de pasto novo. Um pasto novo significa que há a existência de touceiras, porque com o corte raso de árvores ficam as raízes que acabam formando os chamados 'morrotes'. 'Isso é pior que cimento', disse Fábio Pazzetto, diretor comercial da Piquiatuba. Ele disse ainda que esse pasto era o único local que o piloto dispunha para pousar emergencialmente. O comandante Navarro teria avaliado que pousar ali seria melhor do que em árvores. 'Foi tudo muito rápido. Ele teve de 2 a 3 minutos, foi uma decisão em minutos. E avaliou muito certo porque conseguiu salvar 8 vidas', relatou. (Fonte: Amazônia)
Juiz paraense é punido pelo CNJ com aposentadoria compulsória
Alan Rodrigues Campos Meireles foi nomeado juiz da comarca do município de Almeirim, oeste do Pará, em 2006. Em 2008, ele foi afastado da função, após o TJ ter instaurado processo administrativo para apurar denúncias de que o então magistrado teria cometido diversas irregularidades no exercício da função. Após 90 dias de investigação interna, a conclusão do processo foi de que o Meireles descumpria as regras processuais, determinou a apreensão de veículos irregularmente e não encaminhava as armas apreendidas em operações policiais ao Exército.
Em dezembro de 2008, o Pleno do TJ/PA decidiu por maioria de votos pela aposentadoria compulsória, como prevê a Lei Orgânica da Magistratura. No entanto, em dezembro de 2009, após o juiz pedir revisão do processo, o pleno converteu a medida apenas para remoção compulsória para outra comarca, aprovando a reintegração do juiz ao Judiciário. A justificativa para manter Alan Meireles no sistema judiciário do Pará era de que os fatos cometidos pelo juiz não eram graves. (Fonte: Amazônia)
Lei antifumo enquadra primeiro bar em Belém
O gerente Juraci Vieira imediatamente determinou que os cinzeiros fossem recolhidos e pediu ais clientes que não fumassem. (Fonte: Amazônia)
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Embelezando a Pérola do Tapajós
Leitorado
De G.M.Silveira - bairro da Aldeia - Santarém:
"Santarenos! Não adianta espernear, gritar, esculhambar, lamentar, chorar... O São Raimundo vai continuar jogando e pegando porrada fora da Pérola do Tapajós. Culpa de quem? Da prefeita? Não! – Da governadora? Não! – Do Everaldinho? Não! Dos vereadores, dos deputados? Não! – A culpa é sim, única e exclusivamente dos eleitores que elegeram essa gente que está no poder e deixa que um estádio tão bonito como o Colosso do Tapajós seja vetado para a realização de jogos de competições promovidas pela CBF e FPF. Preparemos-nos meus prezados parceiros torcedores alvinegros, nós que vivemos e moramos em Santarém, para assistir pela televisão, dia 10/02 a partida São Raimundo x Botafogo, pois será realizada no Mangueirão, em Belém. E não esqueçam: em outubro participem de carreatas, de comícios, batam palmas, beijem e votem ´nos mesmos`que estão aí, para que continuem nos governando e representando nos parlamentos. E uma pergunta que não quer calar: cadê o montão de dinheiro prometido e anunciado várias vezes pelo Odair Corrêa para construção da outra banda do Barbalhão?"
Clonando Pensamento
"Nada aproxima tanto dois amigos um do outro quanto o fato de terem um inimigo comum."
(Frankfort Moore)
"Se você tem dívida, não se preocupe, porque as preocupações não pagam as dívidas. Nesse caso, o melhor é deixar que o credor se preocupe por você."
(Barão de Itararé)
Lula teve crise hipertensiva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou mal na noite de quarta-feira (27) e foi levado para o Hospital Português, no Recife. De acordo com Cléber Ferreira, médico que acompanha o presidente na viagem, Lula teve uma crise hipertensiva, com a pressão atingindo 18 por 12.
Segundo Ferreira, Lula fez exames no início da madrugada de quinta-feira (28) e, por volta das 3h, já dormia para descansar e sua pressão já havia normalizado. Com a internação, o presidente cancelou viagem que faria para a Suíça, onde participaria do Fórum Economico de Davos e receberia o prêmio "Estadista Global". Esta é a primeira edição da homenagem, criada para marcar o aniversário de 40 anos do Fórum. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, representará Lula. (Fonte: G1)
Empresários terão que arcar com os custos do sistema
A decisão da Justiça de restringir a circulação de veículos de carga no centro comercial de Belém durante o dia vai obrigar empresários e prestadores de serviço a replanejar as operações de transporte de mercadorias para o Comércio. Como não há terminais públicos de carga e descarga na Região Metropolitana de Belém as próprias empresas terão que se articular para manter o abastecimento. A ação civil pública que orientou a restrição menciona a utilização de terminais de cargas já existentes ao longo da BR-316. Todos os que estão em funcionamento são particulares, de propriedade de transportadoras ou condomínios de transporte, disponíveis à locação.
A restrição de circulação, carga e descarga de veículos com peso superior a quatro toneladas nas ruas do centro comercial de Belém e adjacências passa a valer a partir de março - quando se esgotará o prazo de 30 dias dado pela Justiça para a adequação à nova regra. Até lá, a prefeitura terá que sinalizar a proibição e fiscalizar o eventual descumprimento ao que foi determinado. A proibição vale de 6 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.
O promotor de justiça da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, Benedito Wilson Sá, autor da ação que deu origem à proibição, afirma que a responsabilidade por encontrar alternativas para o abastecimento do centro comercial é das empresas. 'Essa atividade, do transporte de carga, é privada. Os empresários têm que arcar com os custos. Eles não podem aguardar do poder público a criação de um terminal. A não ser, é claro, que haja interesse do município ou do Estado em fazer uma parceria neste sentido.'
Mudanças no PSM e SAMU
O Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM) está sob nova administração desde a última segunda-feira (25). O médico Caetano Cassiano deixou o cargo de diretor e no lugar dele assumiu o administrador Orlando Garcia, que até então coordenava o Núcleo de Planejamento da Prefeitura de Belém. O secretário municipal de saúde, Sérgio Pimentel, confirmou a troca de gestores e disse que o objetivo do PSM da 14 de Março é dinamizar o atendimento no setor de urgência e emergência, um dos mais precários do Estado.
A troca de direção no PSM foi uma iniciativa do secretário. 'A mudança aconteceu em vários setores. Queremos imprimir uma nova dinâmica. Por isso a troca', justificou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). 'O atendimento de urgência e emergência no PSM é o grande problema', admitiu Sérgio Pimentel, que também prevê outras mudanças em hospitais da rede municipal. 'As pessoas chegavam e não eram atendidas. Para isso, teremos uma área de acolhimento para que os pacientes sejam triados', adianta.
Para tentar resolver o problema de recusa de pacientes, o gestor garante que nos próximos 15 dias toda a estrutura para uma 'nova forma de atender' começará a mudar o local. 'Várias mudanças vão acontecer ao mesmo tempo. O anexo será entregue em breve e isso deve ajudar a melhorar ainda mais a estrutura do PSM', prevê Sérgio Pimentel.
Além de Orlando Garcia como diretor geral, a médica Aldeia Bastos assumiu a direção clínica do PSM. As médicas Áurea Barboza e Norma Suely dos Santos são as novas diretoras técnicas. O novo diretor administrativo é Joaquim de Paula Nogueira. (Fonte: Amazônia)
Samu - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu também mudou de diretor. Saiu Milton Boni e assumiu o cargo o médico Afonso Albuquerque da Rocha. O médico Jonas Viana é o novo diretor clínico. As mudanças no serviço devem ser anunciadas nos próximos dias.
Vem aí aumento de preço das passagens de ônibus
Ajuda do Brasil ao Haiti pode ascender a R$ 1 bilhão
Desde o terremoto do dia 12, o Brasil contabiliza ter gasto US$ 230 milhões com a operação humanitária no Haiti, ou cerca de R$ 425 milhões. "É muito dinheiro", afirmou ontem em Genebra o ministro Celso Amorim, acrescentando que o valor deve subir com doações de entidades e indivíduos privados e dinheiro para reconstrução até R$ 1 bilhão.
A União Europeia, principal doadora até agora, prometeu cerca de 420 milhões em verba de socorro e de reconstrução, cifra pouco superior ao R$ 1 bilhão citado por Amorim. Os EUA doaram US$ 100 milhões, mas isso exclui despesas com envio de tropas.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
No Repórter 70 (O Liberal):
No claudiohumberto.com.br
“Partido da ética”, o PPS faz cara de fedor e finge que nada tem com os escândalos no DF, mas continua ocupando os cargos no governo.
As drogas de lá
O governo Lula dará US$ 3 milhões para a criação de uma academia de polícia contra o tráfico de drogas na Guiné-Bissau (África). Enquanto isso, a maioria dos PMs brasileiros ganha uma merreca.
Perguntar não é golpe
Depois de fechar seis emissoras de TV a cabo independentes, quando o próprio semiditador venezuelano Hugo Chávez sairá do ar?
Mendes pede decisões ´coerentes`
Clonando Pensamento
(Cícero)
(John Ruskin)
Empresário será sepultado hoje
O empresário Luiz Rebelo Neto, de 59 anos, está sendo velado desde ontem, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Jurunas, em Belém. O enterro acontece às 16h de hoje, no cemitério Recanto da Saudade, em Marituba, mesmo cemitério onde foi enterrado às 17h30 de ontem, a segunda vítima fatal do acidente aéreo, o piloto Carlos Alberto Navarro. Centenas de pessoas estiveram presentes no velório do empresário, que também recebeu autoridades da Marinha, além de empresários e políticos.
Uma foto do empresário foi colocada sobre o caixão. Os três filhos e a viúva do empresário, assim como outras pessoas da família, estavam desolados. José Rebelo, pai de Luiz Rebelo Neto, chegou ao local do velório por volta das 19h30. Ele foi amparado por amigos e entre lágrimas foi levado para próximo ao corpo do filho.Segundo informações de amigos da família, a irmã mais nova de Luiz Rebelo, Rosinha Rebelo, chega à Belém nesta quarta-feira. Por isso, o enterro acontecerá somente hoje.
Justiça mira aparelhagens
Na liminar, é determinada a data da audiência de conciliação, quando deverão comparecer os representantes das aparelhagens e da defensoria pública. Foram os defensores públicos Edgar Alamar, Márcio Cruz, José Anijar Rei e Felícia Fiúza que propuseram a ação civil pública que resultou na liminar. A audiência será no dia 11.
Alamar explicou que a ação teve como base a legislação ambiental e o direito do consumidor. Ele entende que por não possuírem licença ambiental, os que promovem as festas de aparelhagem são poluidores sonoros. Segundo o defensor, as festas ferem o direito do consumidor, pois os que as frequentam não são informados acerca dos males a que estão expostos. 'É como já ocorre com a indústria de cigarro. Os malefícios estão estampados nas embalagens. O consumidor está ciente do risco que está correndo', compara.
Para se adequar as aparelhagens não poderão produzir som ou ruídos em níveis superiores ao previsto na legislação (entre 55 e 60 decibéis, de acordo com o espaço); em caso de realização destes eventos, os locais devem possuir vedação acústica; as torres de som (caixas) devem ser protegidas com cercados para que os frequentadores das festas fiquem a uma distância mínima de cinco metros dos alto-falantes e, por fim, os empresários devem informar aos consumidores e frequentadores das festas de aparelhagem, por meio de publicidade, os riscos causados à saúde pela exposição a elevados níveis de pressão sonora. (Fonte: Amazônia)
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
UM ABSURDO! Leia atentamente e divulgue
Consuelo,
As duas semanas em Manaus foram interessantes para conhecer um Brasil um pouco diferente, mas chegando em Boa Vista (RR) não pude resistir a fazer um relato das coisas que tenho visto e escutado por aqui.
Conversei com algumas pessoas nesses três dias, desde engenheiros até pessoas com um mínimo de instrução. Para começar, o mais difícil de encontrar por aqui é roraimense, pra falar a verdade, acho que a proporção é de um roraimense para cada 10 pessoas é bem razoável, tem gaúcho, carioca, cearense, amazonense, piauiense, maranhense e por aí vai. Portanto falta uma identidade com a terra.
Aqui não existem muitos meios de sobrevivência, ou a pessoa é funcionária pública, e aqui quase todo mundo é, pois em Boa Vista se concentram todos os órgãos federais e estaduais de Roraima, além da prefeitura é claro. Se não for funcionário público a pessoa trabalha no comércio local ou recebe ajuda de Programas do governo. Não existe indústria de qualquer tipo. Pouco mais de 70% do Território roraimense é demarcado como reserva indígena, portanto restam apenas 30%, descontando-se os rios e as terras improdutivas que são muitas, para se cultivar a terra ou para a localização das próprias cidades.
Na única rodovia que existe em direção ao Brasil (liga Boa Vista a Manaus, cerca de 800 km ) existe um trecho de aproximadamente 200 km reserva indígena Waimiri Atroari, por onde você só passa entre 6:00 da manhã e 6:00 da tarde, nas outras 12 horas a rodovia é fechada pelos índios (com autorização da FUNAI e dos americanos) para que os mesmos não sejam incomodados.
Detalhes:
Você não passa se for brasileiro, o acesso é livre aos americanos, europeus e japoneses. Desses 70% de território indígena, diria que em 90% dele ninguém entra sem uma grande burocracia e autorização da FUNAI.
Americanos entram na hora que quiserem, se você não tem uma autorização da FUNAI mas tem dos americanos então você pode entrar. A maioria dos índios Fala a língua nativa além do inglês ou francês, mas a maioria não sabe falar português.
Dizem que é comum na entrada de algumas reservas encontrarem-se hasteadas bandeiras americanas ou inglesas. É comum se encontrar por aqui americano tipo nerds com cara de quem não quer nada, que veio caçar borboleta e joaninha e catalogá-las, mas no final das contas pasme, se você quiser montar um empresa para exportar plantas e frutas típicas como cupuaçu, açaí camu-camu etc., medicinais ou componentes naturais para fabricação de remédios, pode se preparar para pagar 'royalties' para empresas japonesas e americanas que já patentearam a maioria dos produtos típicos da Amazônia...
Por três vezes repeti a seguinte frase após ouvir tais relatos: E os americanos vão acabar tomando a Amazônia? - e em todas elas ouvi a mesma resposta em palavras diferentes. Vou reproduzir a resposta de uma senhora simples que vendia suco e água na rodovia próximo de Mucajaí:
'Irão não minha filha, tu não sabe, mas tudo aqui já é deles, eles comandam tudo, você não entra em lugar nenhum porque eles não deixam. Quando acabar essa guerra aí eles virão pra cá, e vão fazer o que fizeram no Iraque quando determinaram uma faixa para os curdos onde iraquiano não entra, aqui vai ser a mesma coisa'. A dona é bem informada não? O pior é que segundo a ONU o conceito de nação é um conceito de soberania e as áreas demarcadas têm o nome de nação indígena. O que pode levar os americanos a alegarem que estarão libertando os povos indígenas.
Fiquei sabendo que os americanos já estão construindo uma grande base militar na Colômbia, bem próximo da fronteira com o Brasil numa parceria com o governo colombiano com o pseudo objetivos de combater o narcotráfico. Por falar em narcotráfico, aqui é rota de distribuição, pois essa mãe chamada Brasil mantém suas fronteiras abertas e aqui tem Estrada para as Guianas e Venezuela. Nenhuma bagagem de estrangeiro é fiscalizada, principalmente se for americano, europeu ou japonês, (isso pode causar um incidente diplomático). Dizem que tem muito colombiano traficante virando venezuelano, pois na Venezuela é muito fácil comprar a cidadania venezuelana por cerca de 200 dólares.
Pergunto inocentemente às pessoas; porque os americanos querem tanto proteger os índios?. A resposta é absolutamente a mesma, porque as terras indígenas além das riquezas animais e vegetais, da abundância de água são extremamente ricas em ouro. Encontram-se pepitas que chegam a ser pesadas em quilos, diamante, outras pedras preciosas, minério e as reservas norte de Roraima e Amazonas são ricas em PETRÓLEO. Parece que as pessoas contam essas coisas como que num grito de socorro a alguém que é do sul, como se eu pudesse dizer isso ao presidente ou a alguma autoridade do sul que vá fazer alguma coisa. É pessoal,... saio daqui com a quase certeza de que em breve o Brasil irá diminuir de tamanho.Será que podemos fazer alguma coisa??? Acho que sim.
Repasse esse e-mail para que um maior número de brasileiros fique sabendo desses absurdos.
a) Mara Silvia
Opinião pessoal:
Gostaria que você, especialmente que recebeu este e-mail, o repasse para o maior número possível de pessoas. Do meu ponto de vista seria interessante que o país inteiro ficasse sabendo desta situação através dos telejornais antes que isso venha a acontecer. Afinal, foi um momento de fraqueza dos Estados Unidos que os europeus lançaram o Euro, assim poderá se aproveitar desta situação de fraqueza norte-americana (perdas na guerra do Iraque) para revelar isto ao mundo a fim de antecipar a próxima guerra.
Celso Luiz Borges de Oliveira, Doutorando em Água e Solo FEAGRI/UNICAMP
Coitado do Leão
Clonando Pensamento
No claudiohumberto.com.br
Em seu twitter, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra (SP), afirmou que mantém sua candidatura “no armário” porque está “cumprindo a lei”. Três dias depois de a oposição ter protocolado no Tribunal Superior Eleitoral ação contra o presidente Lula e a pré-candidata do PT Dilma Rousseff por “campanha eleitoral antecipada”, Serra aproveitou para alfinetar o governo e afirmou que nenhum político ativo em algum cargo pode se manifestar “de forma eleitoreira”.
Investimento Brasil
Um casal inglês contou ao jornal Daily Mail haver investido R$ 350 mil em uma casa na praia de Pipa (RN). Após 4 anos, já vale R$ 885 mil.
Vasco do poder
No dia 1º, o vascaíno Cezar Britto deixa a presidência nacional da OAB. Assumirá o paraense Ophir Cavalcante, outro cruzmaltino roxo. O presidente da OAB-Rio, Wadih Damous, torce pelo mesmo time.
Mendes pede rigor contra publicidade antes do permitido
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, cobrou rigor da Justiça Eleitoral no julgamento de casos de propaganda eleitoral antecipada que envolvam o "presidente da República, ou o seu candidato" e governadores de Estados como São Paulo.
Mendes disse que os critérios de apreciação desses casos não devem ser mais brandos que os utilizados para julgar processos de prefeitos ou governadores de pequenos Estados.
Indagado sobre as acusações da oposição sobre a realização de propaganda antecipada pelo governo federal, Mendes não quis comentar situações específicas, mas alertou para o risco de padrões menos rigorosos para certas autoridades.
"Não pode é o Judiciário adotar um duplo standard: ser muito severo com prefeito ou com governador, e ser muito leniente com o presidente ou com seu candidato", disse Mendes, antes da cerimônia de posse do reitor da USP, João Grandino Rodas, ontem em São Paulo.
Para o ministro, também "não se pode adotar critérios que valham para o governador de Roraima e não valham para o governador de São Paulo". (Fonte: Folha de S.Paulo)
Juiz proíbe veículos de carga no centro de Belém
Em seu despacho, o magistrado pede eficiência da Ctbel: 'Ao invés de investir em educação no trânsito, prefere investir naquilo que produz resultado mais rápido e menos trabalhoso, como as multas infundadas em portas de colégio e a remoção desnecessária de automóveis em locais que a simples multa resolveria o problema'.
A determinação começa a valer a partir do dia 25 de fevereiro. Caso a Ctbel e o município não cumpram a fiscalização eficazmente e procedam a colocação de placas de sinalização de trânsito, principalmente na entrada da cidade, bem como a sinalização de asfalto no prazo de 15 dias a contar da intimação, será aplicada multa diária e individual no valor de R$ 5 mil, que serão cobrados diretamente do presidente da Ctbel e do prefeito Duciomar Costa. (Fonte: Amazônia)
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Na coluna do Ancelmo Gois (jornal O Liberal):
3 chapas para prefeito e vice de Mojuí dos Campos
=Jailson da Costa (PSDB) terá como vice Juvenal Nogueira, o Nal do Correio (PP). DEM e PCdoB também fazem parte do bloco de apoio à dupla;
=Professora Maria do Carmo (PMDB) e, como vice, o sindicalista Antônio Valdir Lima (PT). Contará com o apoio do PV, PTB e PR.
O PDT , sem alianças com outros partidos, concorrerá com Gelson Alves.
No Repórter Diário (Diário do Pará):
No claudiohumberto.com.br
Fazer uma visita de uma hora ao inferno, isto é, ao Caje, instituição para menores infratores, e escrever uma redação sobre o que viu. Esta é a medida sócio-educativa que tem sido adotada pela Vara da Infância e da Juventude do DF para adolescentes que são flagrados na delinqüência – fazendo pichações, por exemplo – antes que se transformem em projetos “bem-sucedidos” de bandidos.
O “choque de realidade” promovido pela Vara da Infância tem o aval do Ministério Público, como alternativa a até 45 dias de “internação”.
Cortejo real
A família Lula e segurança deslocam-se em 22 carros em São Bernardo (SP). Para substituir as peças, a Presidência gastará R$147,1 mil em 2010. Em Florianópolis, netos, genro e filha têm nove carros.
Ministério da Justiça e Amazonas assinam acordo de segurança
O governador do estado do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB-AM), assinou a adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. A assinatura vai trazer recursos para a modernização do aparato de segurança do estado, qualificação dos policiais e a criação de Territórios da Paz em comunidades escolhidas para combate à violência. Para receber recursos do Pronasci, os estados precisam apresentar projetos que se enquadrem. A adesão do Amazonas é estratégica. Manaus, a capital do estado, era a única cidade sede da Copa de 2014 que ainda não havia aderido ao programa. Com o ingresso do estado no Pronasci, o programa passa a estar presente em 22 estados, 155 municípios e no Distrito Federal. Segundo o Ministério da Justiça, o Pronasci deverá investir R$ 6,7 bilhões em segurança pública até 2011.
Herança de Lula vai "engessar" o comando de agências
Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exercer a prerrogativa de indicar ocupantes para vagas já abertas ou que ficarão disponíveis este ano para agências reguladoras e tribunais superiores, reduzirá expressivamente o espaço de influência de seu sucessor nesses órgãos.
Nas agências reguladoras, Lula poderá fazer nada menos do que 13 indicações de diretores antes de deixar o governo. No Judiciário, ele também terá à sua disposição postos importantes. Apenas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), serão mais cinco vagas de ministros esperando pela indicação presidencial. Esse número representa mais de 15% da composição do tribunal, que tem 33 integrantes.
Clonando Pensamento
domingo, 24 de janeiro de 2010
Artigo do publicitário Fernando Barros:
Ontem, o diretor do São Paulo Fashion Week, o empresário Paulo Borges disse que vai encaminhar um comunicado às maiores semanas de moda do mundo, bem como aos principais editores e fotógrafos internacionais para alertar sobre a magreza atual das modelos.
Devemos aplaudir a iniciativa do empresário, pois é impressionante como se impôs uma estética, um padrão, tão dissociado da vida real em que seres esquálidos são vestidos e apresentados como “modelos”, exibindo peças de vestuário sobre seus sofridos corpos agredidos para não passarem de um cabide onde se encaixarão ou serão jogados tecidos e adornos sugeridos como o “must” da estação.
Meninas—e agora até meninos—maltratam-se ao extremo brigando com a fome para não apresentar nenhuma grama de gordura sob suas peles.
A oportunidade de deslizar sobre uma passarela e o sonho de quem sabe um dia, virar uma Gisele, passa por esse desumano sacrifício. Uma legião de adolescentes se decompõe e se descompõem . Alguns ficam no meio do caminho.
A Bulimia ou outras doenças decorrentes da subnutrição os abate. Fiquei estarrecido outro dia, quando soube que boa parte dessas meninas que mais parecem ter saído de um campo de Concentração sequer menstruam.
Seus organismos não tem nutrientes para sustentar essa básica manifestação fisiológica feminina. Não sei se é verdade, mas é para acreditar: Conta-se que numa fila de famélicos, antes de um desfile de uma marca famosa, os organizadores distribuíram pequenos sanduíches com alface, queijo branco e uma fina fatia de blanquet.
O relato é que as ossudas criaturinhas, com seus estômagos quase colados, divertiam-se uma com as outras, comendo apenas a folhinha de alface.
Como publicitário, ligado ao oficio midiático, lidando com conteúdo, mas muito com a forma, me pergunto que senso de estética é esse que premia a exibição humana de maneira tão degradada?
Ora, me parece obvio, que a alegria, a saúde manifestada por sinais claros de higidez, passam por pele, ossos e a inevitavel camadinha de músculos e gordura que torneiam o corpo humano e o fazem mais harmônico.
Será que os “modelitos” sobre corpos melhor definidos de meninos e meninas com suas barriguinhas mais cheias, saudáveis, sorridentes, não valorizariam essas peças?
Pode ser que se diga que estou sendo saudosista porque gostava muito mais quando o padrão era de Luiza Brunet, Magda Cotrofe,Nani Venâncio,Xuxa e outras que arrasavam nos desfiles dos anos 80/90.
Havia mais frisson , sensualidade nas apresentações da moda naquela época. Outra coisa: Cadê o Ministério Público que não verifica a ocorrência de trabalho infantil nas passarelas?
Há um sem número de “agencias” e empresas que aliciam esses inocentes prometendo-lhes uma vida glamurosa . Em troca, cobram módicas quantias pra “preparar o book e treinar" as coitadinhas e coitadinhos.
Vi um anuncio na semana passada estrelado por um anjinho de Ossos desses, impressionante. Ela não tinha 15 anos aposto. Sua coxinhas e bracinhos magrelos mais sugeriam uma meninazinha enferma do que uma exuberante e sensual modelo de moda.
Dizem que o padrão de beleza muda com o tempo. Há os registros das gorduchinhas que despertavam suspiros na belle epoque. Antes da invenção da fotografia , os artistas só apresentavam e retratavam modelos digamos assim, exuberantes, rechonchudas.
Não quero fazer apologia à adiposidade. Mas o que é apresentado nas passarelas hoje é distante muito distante da vida real. Porque não se busca nas ruas, vamos lá, até nas academias, esses templos de acéfalos, novas referencias de beleza para o mundo da moda?
Porque não se adota então os tipos “sarados”como padrão? É só tomar cuidado pra não se incentivar a anabolização como novo fator seletivo.
Estaríamos com certeza estimulando referencias mais saudáveis, influenciando meninos e meninas a serem mais normais, sem a obrigação de parecer saladas de Ossos que se movimentam com caras amarradas e indícios de mau humor,é claro, normal pra quem está morrendo de fome.
800 delegados são investigados
Cerca de 800 dos 3.313 delegados de São Paulo (24%) são investigados hoje pela Corregedoria da Polícia Civil numa das maiores tentativas de depuração dos 104 anos da corporação.
São procedimentos abertos pelas mais variadas suspeitas (extorsão, enriquecimento, violência, prevaricação, mau uso de dinheiro público etc.) e que atingem nomes dos mais importantes da Polícia Civil, que tem 33 mil integrantes.
As investigações se intensificaram em agosto de 2009, quando o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, suspeitando de corporativismo (muitos dos casos se arrastavam havia anos), decidiu reformular a Corregedoria, vinculando-a diretamente ao seu gabinete, e nomear pela primeira vez uma mulher para a chefia do órgão, a delegada Maria Inês Trefiglio Valente.
"Plano Lula" para soerguer Haiti
O chanceler Celso Amorim sugeriu ontem, durante visita a Porto Príncipe, que o governo brasileiro lidere os esforços internacionais para reconstruir o Haiti, devastado por um terremoto ocorrido há doze dias.
Amorim fez a oferta depois de ser questionado por um jornalista sobre a possibilidade, apresentada pelo FMI, de se adotar para o Haiti um novo plano Marshall, o programa pilotado pelos EUA que norteou e financiou a reconstrução de países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial.
"Por que tem que ser um plano Marshall? Pode ser plano Lula. Não é só quem dá mais dinheiro, é quem está mais empenhado", disse o ministro em entrevista coletiva na base das tropas brasileiras que comandam desde 2004 a Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti).
Horas antes da entrevista coletiva, o chanceler anunciara, ao desembarcar no Haiti, que o Brasil dobrará a ajuda humanitária de emergência para uma primeira etapa da reconstrução do país caribenho. O montante passaria de US$ 15 milhões para US$ 30 milhões.
Tentar fazer Dilma parecer com Lula é ilusão
Amigo de Dilma Rousseff há 42 anos, desde os tempos da luta contra a ditadura, o petista Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH, é personagem central do "estado-maior" da campanha da ministra, que se reúne toda semana.
Ele diz que Dilma deve se mostrar ao eleitor como é e que a tentativa de fazê-la parecida com o presidente Lula é ilusão:
- Não é operária, não passou fome e não nasceu no Nordeste. Nunca vai ser igual (ao Lula).
Para Pimentel, Dilma não deve tentar esconder a fama de durona nem reproduzir a linguagem do presidente e sua forma de cativar o público. (Fonte: O Globo)
sábado, 23 de janeiro de 2010
Concurso para preenchimento de vagas de cartorários
A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a realização de concursos públicos para preenchimento de vagas de notários titulares nos cartórios extrajudiciais de todo o País que ainda não se enquadraram à lei, como exige a Constituição Federal.
O ministro corregedor Gilson Dipp assinou a determinação ontem e o CNJ divulgou a relação dos 7.828 cartórios onde as titularidades foram consideradas vagas e que terão que ser submetidos a concurso público. Na maioria dos estabelecimentos, o cargo foi considerado vago pelo CNJ por apresentar irregularidades no concurso de provimento para a função. Outros não realizaram o concurso e ainda há outro grupo menor em que os tribunais estaduais não enviaram as informações necessárias para comprovação do provimento dos cargos.
No Pará, 217 cartórios foram listados pelo CNJ em situação irregular. Nove deles na capital, onde dois ainda não foram instalados, e três em Ananindeua, com apenas dois deles instalados. Em Belém são os cartórios Chermont 1º Ofício de Notas, Cartório de Registro de Civil de Nascimento e Óbitos 1º Ofício, Cartório de Registro Especial de Títulos, Documentos e Outros Papéis 1º Ofício, Cartório do 3º Ofício de Registro Civil, Cartório de Registro de Notas do Único Ofício (Mosqueiro), Cartório Kós Miranda 6º Ofício de Notas de Belém, Cartório Privativo de Casamentos. Em Ananindeua, os cartórios são os do 1º Ofício Faria Neto e 2º Ofício de Notas e Registros Bezerra Falcão.
De acordo com informações do CNJ, as decisões do corregedor nacional de Justiça cumprem a Resolução 80 do órgão, que prevê a vacância dos serviços notariais e de registro ocupados em desacordo com a Constituição Federal de 1988. O parágrafo 3º, do artigo 236 da Constituição, prevê que 'o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga sem abertura de concurso de provimento ou de remoção por mais de seis meses'.
O vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-PA), Luiziel Guedes, informa que a entidade já tomou conhecimento da medida e que o novo concurso público já está em andamento no Tribunal de Justiça do Estado (TJE) a fim de preencher as vagas dos titulares nos cartórios extrajudiciais, ainda com a função vaga. Segundo Guedes, até o final deste semestre o concurso para provimento das vagas nos cartórios deverá ser realizado. A lista dos cartórios com titulares regulares e irregulares estão no site do conselho (www.cnj.jus.br). - Fonte: Amazônia
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Recompensa por assassino de PM ´VIVO ou MORTO`
“Não é que eu queira matar ninguém, é que eu já tive informações de que as pessoas deixaram de comunicar um assassino de um PM por ele já ter morrido, por isso ofereço R$ 5 mil até pelo atestado de óbito dele”, disse, completando: "Não é meu desejo, mas se ele morresse, eu não vou chorar, mas não tenho interesse em mandar matar ninguém”. Lobão afirmou que desde 2000, foram pagas três recompensas para denunciantes de assassinos de policiais, duas de R$ 1 mil e uma de R$ 2 mil. As informações recebidas, segundo Lobão, são encaminhadas para a Polícia Militar ou Civil. (No G1)
Você sabia?
Leitorado
“Ercio, adorei a foto inserida e identificadora do seu blog que, tenha a certeza, é de ótima qualidade, sem baixaria, sempre tratando com respeito e ética as pessoas e dando ênfase aos fatos de ontem e de hoje da nossa amada e deslumbrante Pérola do Tapajós. A foto a que me refiro mostra o por do sol visto da orla da avenida Tapajós, o porto da Cargil e você – elegante e charmoso como sempre. Estou certa? E uma sugestão: coloque em um livro tudo aquilo que você apresenta em seu blog sobre o passado da nossa cidade.]
Do blog:
Você está certíssima, Karla. A foto foi tirada (pelo Wsnand) em dezembro do ano passado na belíssima orla, quando eu contemplava o espetáculo proporcinado pela natureza e que encanta, nos fins de tarde, quem vive em Santarém ou tem a oportunidade de visitar essa nossa terra tão querida. Agradeço a sugestão e os elogios à este blog.
Clonando Pensamento
Gente que brillha: VICENTE JOSÉ MALHEIROS DA FONSECA FILHO
Na foto, Vicente Filho com seus pais e o professor Edson Franco.
No claudiohumberto.com.br
Lula dá US$ milhões por cadeira na ONU
Só os reinados dos Luíses de França foram tão extravagantes: em busca de uma cadeira permanente do conselho de Segurança da ONU, o presidente Luiz Inácio já perdoou cerca de US$ 611,1 milhões em dívidas de países do chamado Terceiro Mundo – fazendo bonito com o chapéu público ao longo de seus dois mandatos: o arco da bondade vai de Moçambique, na África, aos “companheiros” de Cuba e Bolívia.
Foram também anistiados Cabo Verde, Gabão e a endinheirada Nigéria (África) e a Nicarágua. A dívida nigeriana rolava há mais de 20 anos. O “preço” da cadeira também inclui os US$ 10 bilhões por 36 caças franceses Rafale. A Índia comprará 126 caças pelo mesmo preço.
Assim, é fácil
A Bolívia, do amalucado Evo Morales, denuncia a “ocupação militar dos EUA no Haiti”, mas não mandou nem uma folha de coca para ajudar.
No RS haverá ´legitima defesa` contra invasões
Os produtores rurais gaúchos reagiram ao decreto de Lula que prevê “comissão de mediação” para avaliar invasões de terra antes que os donos possam pedir reintegração de posse à Justiça. Carlos Sperotto, presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), escreveu a Lula para avisar que recomendará aos produtores, quando invadidos, que usem o legítimo direito de defesa de posse, previsto em Lei.
Segundo os agricultores, o legítimo direito de defesa de posse é previsto no art. 1.210, parágrafo 1º, do Código Civil Brasileiro.
Nem aí...
D. Marisa Letícia reapareceu ontem na homenagem aos mortos no Haiti. Menos mal. Mulheres de militares reclamam que a primeira-dama nem sequer telefonou a uma ou outra família. Esperavam dela pelo menos uma visita a familiares enlutados de Brasília. Em vão.
Mais uma
Estudos do IPEA mostram que o desemprego entre jovens triplicou e chega a 20% na faixa até 20 anos de idade. Cai por terra mais uma promessa de campanha do presidente Lula, em 2002.
Prisão-prêmio
Vera Lúcia Almeida, advogada acusada de matar o marido e também advogado, Valter Nunes de Almeida, cumpre prisão em casa, a pedido da OAB, porque Rondônia não tem prisão adequada para ela.
Lula lança Alencar ao Senado
Em 2002, Alencar renunciou ao mandato de senador que havia conquistado em 1998 para assumir a vice-presidência da República, em janeiro de 2003. O vice vai fazer exames médicos no próximo dia 26 e, se estiver livre do câncer abdominal, deverá disputar as eleições.
— Se Deus permitir, e eu estou achando que ele vai permitir, posso disputar o Senado. Agora, o presidente não vai precisar transferir o título para Minas. É só me liberar para ser candidato — afirmou Alencar.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Empresas poderão financiar campanhas eleitorais nos EUA
Clonando Pensamento
No claudiohumberto.com.br
Um estelionatário preso em Brasília, esta semana, atuava também no Congresso. A Polícia Civil apreendeu com Aurino Benjamin de Barros, 47, além “milhões” em cédulas falsas, fotos dele até nos plenários da Câmara e do Senado, insinuando “livre-trânsito”. Servidores disseram à coluna que há anos Aurino oferecia, até a parlamentares, a troca de dinheiro falso por real, à base de “três por um”. E fez muitos negócios.
Parlamentares usariam o dinheiro falso para pagar a cabos eleitorais nos estados, segundo funcionários do Congresso.
Os diretores das polícias do Senado e Câmara, onde o estelionatário fazia negócios, afirmam ignorar completamente o assunto.
Essa coca cola
Deve ter sido excesso de chá de coca: o presidente maluquete da Bolívia, Evo Morales, vai pedir à ONU que rechace a “ocupação militar” dos EUA no Haiti. Se bobear, o papagaio de Chávez declara guerra...
Tudo azul
Em Guajará-Mirim (RO), na fronteira com a Bolívia, Viagra é vendido sem receita a R $ 2,50 e R$ 50 a cartela de cinqüenta comprimidos. O remédio é contrabandeado livremente do Paraguai e da Bolívia.
Acordo entre vereadores assegura reposição salarial de 6,74% aos servidores
Numa sessão que começou pela manhã e se estendeu até 23h30, com várias interrupções, a Câmara Municipal de Belém praticamente concluiu a votação do orçamento para este ano. A maioria dos 86 pareceres foram contrários às 2.377 emendas apresentadas. Ficaram pendentes de apreciação apenas 17 pareceres, que deverão ser votados a partir das 9h de hoje.
O ponto mais polêmico - a destinação de recursos para pagar reposições salariais devidas pelo município ao funcionalismo desde o início da década de 90 - ficou decidido por acordo. Segundo o vereador Augusto Pantoja (PPS), um acordo de lideranças garantiu o pagamento de 6,74% em três parcelas, sendo a primeira em março deste ano e a segunda em dezembro. Os 2,74% restantes deverão ser pagos em 2011, ainda sem mês definido. A proposta foi inserida na peça orçamentária por meio de uma emenda especial e aprovada por volta das 22h de ontem, pelos 28 vereadores presentes à sessão.
A surpresa ficou por conta do posicionamento da bancada do PMDB. Até o início da tarde, o bloco de oposição dava como certo que os peemedebistas fechariam posição contra o orçamento. Mas tudo mudou, e a bancada acabou se juntando aos governistas e ajudou na aprovação da lei orçamentária.
Telefonema de peemedebista força parlamentares a mudar posição Um telefonema do deputado federal Jader Barbalho, presidente regional do PMDB, forçou os vereadores do PMDB a mudarem, em questão de minutos, da condição de oposicionistas para a de aliados do governo Duciomar Costa (PTB). Os cinco vereadores do PMDB - Vanessa Vasconcelos, Wanderlan Quaresma, Henrique Soares, José Scaff Filho e Bispo Antônio Rocha - foram obrigados a votar o Orçamento e chegaram a ser chamados de 'traidores' pelos funcionários, que ocupavam as galerias da Câmara de Belém à espera de uma resposta positiva. José Scaff Filho subiu à tribuna e se justificou. 'Peço a compreensão de todos os partidos. Quero dizer que eu e a vereadora Vanessa estamos ferindo nossos princípios pessoais para seguir 100% uma orientação do nosso partido. Isso (o orçamento) ia ser votado, mais cedo ou mais tarde', justificou o vereador. 'O PMDB é um partido traidor. Fomos traídos por esses vereadores e agora eles tentam se justificar. Se são contrários à posição do partido, porque se candidatam por ele? Deviam procurar um partido que defendesse os interesses da população e não o PMDB, que os trata como marionetes', criticou Cristina Souza, servidora municipal. (Fonte: Amazônia)
PGE tenta suspender distrato de servidor temporário
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu entrada ontem com Pedido de Suspensão dos efeitos de liminar obtida pelo Ministério Público do Estado, que determina o distrato de servidores temporários e a contratação imediata de servidores concursados no prazo de 90 dias.
A liminar foi resultado de uma ação civil pública movida pelo MPE com a finalidade desvincular dos quadros do Estado todos os temporários que estejam exercendo atividades em cargos para os quais existam candidatos aprovados em concursos públicos, sobretudo nas Secretarias de Estado de Educação (Seduc), em que haveria 57 pessoas nessa situação; Meio Ambiente (Sema), cinco pessoas; e Pesca e Aqüicultura (Sepaq), com um temporário ocupando o lugar de concursado.
O procurador-geral do Estado, Ibrahim Rocha, disse ontem que vai marcar ainda hoje uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), desembargador Romulo Nunes, para solicitar a apreciação breve da matéria. O Estado, segundo o procurador-peral, já definiu os termos de um acordo com o Ministério Público do Trabalho para exoneração de pouco mais de 1.500 temporários irregulares no início do mês e não tem como cumprir qualquer acordo com o Ministério Público do Estado, porque diz que a ação do MPE 'não tem objeto'.
Em primeira instância, a antecipação dos efeitos da tutela foi concedida pelo juiz Marco Antonio Castelo Branco, da 2ª Vara de Fazenda Pública. O Estado impetrou Agravo de Instrumento e o desembargador Ricardo Nunes manteve a decisão agravada. O pedido de suspensão, disse Ibrahim Rocha, demorou a ser protocolado porque a Procuradoria Geral do Estado esperava apenas por informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para anexar dados que serão avaliados, agora, no novo recurso. (Fonte: Amazônia)
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
TJE aprova promoção de 10 juizes
Para a 1ª, 2ª e 3ª Varas da Comarca de Itaituba, foram promovidos, respectivamente, o juiz Francisco Jorge Gemaque Coimbra, da Comarca de Capitão Poço; Vanessa Ramos Couto, da Comarca de Santa Luzia do Pará; e Waltencir Alves Gonçalves, da Comarca de Tailândia. Já o juiz Everaldo Pantoja e Silva, da Comarca de Mocajuba, assumirá a 1ª Vara da Comarca de Parauapebas. Para a Vara Única da Comarca de Monte Alegre, foi promovido o juiz Thiago Tapajós Gonçalves, da Comarca de São Caetano de Odivelas.
Prontos para salvar vidas
Clonando Pensamento
Suspeitos de estupro são linchados
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Negada liberdade provisória para acusado de integrar quadrilha de tráfico de drogas
Entre os réus acusados de envolvimento com tráfico de drogas, os desembargadores mantiveram a prisão preventiva de Adriano Costa da Silva, acusado de integrar um quadrilha de tráfico de drogas e de ser membro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Adriano foi preso com mais 12 pessoas, em janeiro do ano passado, após investigação da Polícia Federal.
A defesa do acusado sustentou que não havia justificativa para a manutenção da prisão, visto que Adriano possuiria condições favoráveis para aguardar a conclusão do processo em liberdade. Entretanto, tais argumentações foram refutadas pela relatora do processo, desembargadora Albanira Bemerguy. O voto da magistrada foi acompanhado à unanimidade pelas Câmaras. (Fonte: site do TJE-Pa)
Clonando Pensamento
Aguardem!
No claudiohumberto.com.br
Nelson Jobim tem a delicadeza de um elefante e a graça de um tanque de guerra. Em 2009, ignorando o estado de choque pela queda do voo Air France no Atlântico, o ministro da Defesa trovejou: “O que estamos fazendo aqui é a busca de sobreviventes, ou melhor, de restos...”
...FAZEM O ESTILO JOBIM
Na sexta-feira (15), ao retornar de Porto Príncipe, o ministro Nelson Jobim foi sutil como uma broca de dentista: “Falar em sobreviventes, no Haiti, é eufemismo”, ignorando a superação de quem suporta a dor, os escombros, a fome, o desastre e teima em ficar vivo.
LICENÇA DE BELO MONTE SAI EM FEVEREIRO
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou nesta segunda (18) que a licença ambiental inicial da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), deverá ser concedida em fevereiro pelo Ibama. Segundo ele, o projeto original de Belo Monte poderia extinguir mais de 100 espécies de peixe e, após o processo de licenciamento, o “quadro será aperfeiçoado”. Outra análise já concluída foi da Eletrobras. Segundo Minc, os últimos complementos foram entregues na semana passada, ligados a parte de volume de água da usina, lembrando que o projeto original previa 4 usinas e o atual apenas uma.
Cruzeiro no inferno
A menos de cem quilômetros da área devastada pelo terremoto no Haiti, onde imagens de desespero e destruição se sucedem incessantemente, cruzeiros luxuosos desembarcam levas de turistas em praias particulares, onde passageiros aproveitam variados coquetéis e passeios de jetski, parasail, entre outras atividades. Mesmo com a tragédia, que deixou milhares de mortos, a rotina dos transatlânticos não foi alterada.
O gigante Independence of the Seas, da Royal Caribbean International, desembarcou na sexta-feira no resort Labadee, refúgio que conta com forte esquema de segurança, no norte da costa haitiana. Já o Navigator of the Seas, com 3.100 passageiros, está marcado para chegar à região nos próximos dias, informou ontem o jornal "Guardian". A empresa americana aluga esse paradisíaco pedaço da ilha do governo haitiano para passageiros que querem relaxar com esportes aquáticos e churrascos, e comprar souvenires em pequenas lojas locais durante o dia. A segurança é garantida por homens armados na entrada.
Segundo o jornal britânico, a decisão de manter a programação causou polêmica. Os navios levam ajuda com alimentos e a empresa disse que vai doar todos os lucros da viagem aos haitianos. Mas muitos passageiros permaneceram a bordo quando o navio atracou.
Procuradora vê evidência de propina no exterior ao PT
O Ministério Público Federal em São Paulo afirma ter localizado, entre documentos confidenciais apreendidos pela Polícia Federal com diretores da construtora Camargo Corrêa, comprovantes de pagamentos de propina no exterior ao Partido dos Trabalhadores do Pará.
Segundo a procuradora da República Karen Kahn, para conseguir um contrato de construção de hospitais no Pará, governado por Ana Júlia Carepa (PT), a Camargo Corrêa repassou ao PT, em abril de 2008, R$ 261.285,52 por meio da conta nº 941-11-013368-2, no First Commercial Bank, na China.
O PMDB do Pará, diz Kahn, também teve a sua cota, cerca de R$ 130 mil, paga no Brasil.
Os envolvidos rebateram ontem as afirmações da Procuradoria .